Vírus: Bolsonaro ignora recomendações; médicos criticam presidente

Vírus: Bolsonaro ignora recomendações; médicos  criticam presidente. Esses são alguns dos destaques da grande mídia, nesta segunda-feira, 16 de março de 2020.

? Edição: Sérgio Botêlho

Birô de Imprensa, Ano III, Nº 492, de 16.03.2020

*Sinopse do noticiário*. Vírus: Bolsonaro ignora recomendações; médicos  criticam presidente. Esses são alguns dos destaques da grande mídia, nesta segunda-feira, 16 de março de 2020, na seção DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA, do Anexo 6.

? Edição: Sérgio Botêlho

? Destaques do dia:

“Bolsonaro ignora vírus e vai a ato contra Congresso e STF. Presidente descumpre as próprias recomendações, toca apoiadores e nega enfrentar poderes.” Manchete de capa da Folha.

“Não faça o que eu faço. Maus exemplos ameaçam combate ao coronavírus. Evolução dos casos no Brasil segue tendência do fracasso europeu.” Manchete de capa do O Globo.

“Infectologistas criticam Bolsonaro por dar mau exemplo à Nação. Presidente ignorou recomendação de médicos para manter isolamento contra o coronavírus, foi a ato e teve contato físico com 272 apoiadores.” Manchete de capa do Estadão.

“Fed corta juro pela 2ª vez em 12 dias devido a coronavírus. No Brasil, a decisão do Fed aumenta a pressão para que o Copom corte os juros de forma mais forte na reunião de quarta-feira. ” Manchete de capa do Valor Econômico.

“Estado do Rio suspende férias de médicos e cirurgias eletivas. Estado anuncia pacote de medidas contra a Covid-19 por considerar que ‘situação é grave’ e temer falta de profissionais.” Destaque de capa do O Globo.

“Após registrar duas mortes, Argentina fecha fronteiras. Presidente ressalta que novo coronavírus já atinge países vizinhos”. Destaque de capa do O Globo.

“Fernando Gabeira: Epidemia chega em um momento muito difícil para o Brasil.” Destaque de capa do O Globo.

“Cacá Diegues: Coronavírus é espécie de resistência da natureza às nossas barbaridades.” Destaque de capa do O Globo.

“Antonio Gois: Efeito da pandemia traz reflexões sobre o ensino a distância”. Destaque de capa do O Globo.

“BC americano corta juro para próximo de zero. Bancos centrais também anunciam ação coordenada.” Destaque de capa do O Globo.

“Tempos do imperador. NOVELA DAS 18H que estreia no fim do mês, ‘Nos tempos do imperador’ vai abordar o clima pré-abolição da escravatura e o romance do monarca com uma mulher de ideias avançadas.” Destaque de capa do O Globo.

“Um memorialista de águas cristalinas. Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1999, intelectual foi deputado nos anos 60 e lançou 13 livros”. Destaque de capa do O Globo.

“Eliane Catanhêde: Brincadeira de vida ou morte. Há tempos o Brasil não assiste, à luz do sol, a uma irresponsabilidade como a do presidente da República, que jogou para o alto as recomendações de saúde e se encontrou com manifestantes em frente ao Planalto.. ” Destaque de capa do Estadão.

“J. R. Guzzo: Ele parece satisfeito com reprovações..” Destaque de capa do Estadão.

“Mesmo com sintomas, teste só deve ser feito se médico pedir.” Destaque de capa do Estadão.

“Alemanha fecha fronteiras e Itália tem mais 369 mortos. Alemães vão interromper fluxo com França, Suíça e Áustria; desde primeiro caso, território italiano já soma 1.809 óbitos. ” Destaque de capa do Estadão.

“Tensão com surto é ‘tática de satanás’, diz Edir Macedo. ” Destaque de capa do Estadão.

“Doria fecha museus, teatros e bibliotecas por 30 dias. Funcionários fazem home office, estudantes ficam em casa sem aula, comerciantes se preocupam com prejuízo e cinema fica mais vazio.” Destaque de capa do Estadão.

“Moisés Naím: Os populistas convivem mal com os especialistas e com os dados que contradizem os seus interesses.” Destaque de capa do Estadão.

“Fed corta os juros e pressiona Brasil.  Reação. Para o presidente do BC americano, Jerome Powell, impacto do coronavírus é ‘desafio econômico significativo’

“Caos nos EUA. Terminais superlotados e filas de espera de até sete horas expuseram pessoas, especialmente idosos, a riscos ” Destaque de capa do Estadão.

“Igor Gielow: Irresponsabilidade abre a guerra entre poderes. ” Destaque de capa da Folha.

“Vinícius Mota: Falta de liderança vai matar e empobrecer.” Destaque de capa da Folha.

“Leandro Colon: Brasil acima de tudo, até da pandemia.” Destaque de capa da Folha.

“Ruy Castro: Populismo de coronel dá péssimo exemplo.” Destaque de capa da Folha.

“Thiago Amparo: Individualismo não é o remédio para o vírus. ” Destaque de capa da Folha.

“BC vê contágio mais rápido no Brasil do que na China, diz Guedes.” Destaque de capa da Folha.

“EUA baixam juros a quase zero e repetem fórmula de 2008.” Destaque de capa da Folha.

“Internações em UTIs podem custar quase R$1 bi ao SUS.” Destaque de capa da Folha.

“Itália tem 368 mortes o dia, e Argentina fecha fronteiras. ” Destaque de capa da Folha.

“Edir Macedo diz que vírus é inofensivo, e medo, coisa de Satanás.” Destaque de capa da Folha.

“Casos confirmados de infecção no Brasil sobem para 200.” Destaque de capa da Folha.

“À espera de limitações, paulistanos lotam bares e restaurantes.” Destaque de capa da Folha.

“CBF suspende torneios nacionais depois de protesto de atletas. ” Destaque de capa da Folha.

“Doria sugere fechar cinemas, teatros e casas de show por um mês.” Destaque de capa da Folha.

“Bolsonaro vai à manifestação e Maia o chama de ‘irresponsável’. Presidente da Câmara sinalizou que uma alteração da meta fiscal não terá dificuldades no Congresso. ” Destaque de capa do Valor Econômico.

“Crise retarda mudança para energia limpa. Analistas alertaram para a possibilidade de que a queda livre do preço do petróleo afete a demanda por veículos elétricos.” Destaque de capa do Valor Econômico.

“De olho no câmbio. Alta do dólar e incentivos fiscais poderão beneficiar a indústria de autopeças no Brasil.” Destaque de capa do Valor Econômico.

“‘Bondades’ de Itaipu custam R$ 800 milhões. Usina tem sido fonte de recursos para órgãos federais tocarem obras de responsabilidade da União no Paraná e recebe críticas de especialistas no setor elétrico. ” Destaque de capa do Valor Econômico.

“Amazônia ainda desafia frigoríficos. Sistemas de monitoramento não são capazes de certificar a regularidade dos criadores que vendem o bezerro ou o boi magro para engorda. ” Destaque de capa do Valor Econômico.

“Fundos ‘quants’ se destacam em meio à crise. Em meio à queda de 28,5% do Ibovespa no ano, fundos de investimento quantitativos registram desempenho oposto.” Destaque de capa do Valor Econômico.

“Estados apostam em agências locais para estimular economia. Rio, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais são algumas das unidades da federação que têm apostado no modelo.” Destaque de capa do Valor Econômico.

“Número de casos confirmados no Brasil chega a 200. Havia ainda 1.913 casos suspeitos e 1.486 casos descartados. ” Destaque de capa do Valor Econômico.

? Editoriais do dia:

“Zelar as reservas. BC deve intervir com parcimônia no mercado, mantendo elevado estoque de divisas.” Editorial da Folha.

“Furou o pneu do trem. Paralisia de linha do Metrô em SP expõe falha de origem em projeto de monotrilho.” Editorial da Folha.

“Bolsonaro dá exemplo duplo de irresponsabilidade. Presidente descumpre protocolo médico em apoio a manifestações que afrontam a Constituição.” Editorial do O Globo.

“Milícias no Rio já não são apenas um problema de segurança. Grupos paramilitares degradam a ordem urbana com a construção e exploração de moradias irregulares.” Editorial do O Globo.

“Escassez de estadistas. No Brasil, o cargo de estadista está vago, pois temos um presidente que não está à altura nem do cargo nem dos desafios que se lhe apresentam.” Editorial do Estadão.

“Limites aos partidos. A Lei 13.107/2015 é positiva, ao aumentar as restrições para a criação de novas legendas.” Editorial do Estadão.

“A saúde na década de 20. OMS alerta sobre os desafios na saúde nesta década, incluindo surgimento de novo vírus.”. Editorial do Estadão.

É preciso aprovar as reformas e evitar as ‘pautas-bomba’. Não há previsão no Orçamento deste ano para pagar o aumento do benefício concedido de forma irresponsável pelo Congresso”. Editorial do Valor Econômico.

? Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 16, após o fim de semana.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments