Viagem presidencial aos EUA e Reforma da Previdência são os destaques da mídia

Plenário da Câmara dos Deputados, sob a presidência de Rodrigo Maia. Crédito da foto: Sérgio Botêlho

O destaque maior do noticiário da Grande Mídia é a viagem do presidente da República aos Estados Unidos. Há uma grande quantidade de avaliações sobre o resultado do encontro entre Trump e Bolsonaro, do ponto de vista do Brasil. Hoje, o governo federal entrega ao Congresso a proposta de reforma previdenciária dos militares. Em artigo publicado pelo Valor Econômico, hoje, o presidente Jair Bolsonaro chama a Reforma da Previdência de carro-chefe do seu governo.

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 130

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 286 dias do fim do ano de 2019, hoje é quarta-feira, 20 de março de 2019, 79º dia do ano.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa, nesta terça-feira, 19, de -0,41%, a 99.588 pontos. O dólar também acabou o dia em baixa de -0,03%, a R$3,79. O euro fechou o dia em baixa de -0,16%, a R$4,29.

🏙️ Cidades:

“Após retomada do Maracanã, estado precisa fazer nova concessão. É imprescindível que estádio não volte a ser gerido pela Suderj, cujo passado de desmandos é notório.” Editorial do O Globo.

👨‍🎓Educação:

““MEC prioriza método fônico em projeto para alfabetização. Texto é preliminar; ministério pode condicionar assistência financeira a adesão.” Na Folha.

🇧🇷 Governo federal:

“Joaquim Levy cobra BB, Caixa e Estados e compara BNDES à Nasa. Presidente diz que banco vai mudar e fará parcerias para não repetir ‘desastres’.” No Estadão.

🇧🇷 Governo federal:

“Evangélicos discutem boicotar reunião com ministro da Educação. Ausência em encontro com Ricardo Vélez Rodríguez foi tratada em conversas no grupo de WhatsApp de deputados da Frente Parlamentar Evangélica as quais o ‘Estado’ teve acesso.” No Estadão.

🇧🇷 Governo federal:

“TCU breca 1º leilão de rodovias de Bolsonaro. Proposta de concessão da BR-364 e BR-365 tem ‘inconsistências’, segundo tribunal.” No Estadão.

🌐Internacional:

“Brasileiros nunca foram tão infelizes, revela estudo mundial.” No O Globo.

🌐Internacional:

“A miséria como capital político. Reportagem do jornal The New York Times mostrou que o regime de Nicolás Maduro usou os médicos cubanos para coagir a população venezuelana com vistas a obter ganhos políticos na campanha pela reeleição.” Editorial do Estadão.

🕵Investigações:

“Coaf: filha de Queiroz repassou 80% de salário na Câmara para o pai. Relatório aponta transações financeiras atípicas enquanto jovem personal trainner trabalhou no gabinete de Jair Bolsonaro.” No O Globo.

⚖️Justiça:

““Procedimento de Toffoli para abrir inquérito sobre fake news divide Supremo.” Na Folha.

⚖️Justiça:

“O Supremo fala, mas não quer ouvir.” Na coluna de Elio Gaspari, na Folha.

⚖️Justiça:

“Kajuru diz que Gilmar vende sentenças e ministro pede providências ao STF.” Na coluna de Mônica Bergamo, na Folha.

⚖️Justiça:

“CPI da Lava Toga vai depender de parecer de técnicos do Senado, diz Davi.” Na Folha.

⚖️Justiça:

“’Vai haver perda de eficiência’, diz ex-procurador eleitoral com decisão do STF sobre caixa 2

⚖️Justiça:

“Presidente da OAB ataca ‘milícia digital’ em defesa do STF.” No O Globo.

⚖️Justiça:

“TST decide nesta quarta-feira pendências da reforma trabalhista.” No O Globo.

⚖️Justiça:

“Supremo tem seus limites institucionais. Parte da Corte considera que Tribunal não pode ele mesmo investigar, acusar e julgar.” Editorial do O Globo.

⚖️Justiça:

“Supremo coloca uma pedra no caminho da Lava-Jato. A disputa de poder dispersa forças que deveriam estar unidas na tarefa de combater a corrupção.” Editorial do Valor Econômico.

⚖️Justiça:

“Procuradoria vai investigar ministro da Educação por improbidade.” No Estadão.

Política:

““Sem acordo com os partidos, Bolsonaro não vai governar, afirma cientista político. Bancadas temáticas, como a da Bíblia, têm poder limitado no Congresso.” Na Folha.

Política:

“Prefeito diz que Rio é ‘uma esculhambação completa’. Em discurso para servidores, Crivella acusa PMs de corrupção e chama o VLT de ‘porcaria’.” No O Globo.

Política:

“Maratona anti-CPI, em São Paulo. Num estratagema já utilizado em anos anteriores, mas nem por isso menos vexatório, o PSDB conseguiu evitar que a Assembleia Legislativa paulista instalasse uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Dersa —empresa do estado encarregada da administração de obras rodoviárias e terminais de transporte público.” Editorial da Folha.

📦 Previdência:

“Maia muda o tom político na defesa da reforma da Previdência. Presidente da Câmara demonstra insatisfação com a articulação do governo.” Na Folha.

📦 Previdência:

“Secretário critica ‘demonização da política’ e defende negociação.” Na Folha.

📦 Previdência:

“Novo aposentado terá bloqueio em empréstimo consignado.” Na Folha.

📦 Previdência:

“Mudança na Previdência prejudicará mais pobres, dizem servidores.” Na Folha.

📦 Previdência:

“Reforma pode gerar crescimento e melhorar distribuição de renda.” Artigo de Antonio Delfim Netto, na Folha.

📦 Previdência:

“Plano de aposentadoria dos militares provoca polêmica. Projeto, deve ser encaminhado hoje ao Legislativo, causou problemas dentro e fora do governo.” No Valor Econômico.

📦 Previdência:

“Reforma da previdência é o carro-chefe. Ao assumir o governo, me deparei com três grandes desafios que garantiriam o crescimento da economia, o bem-estar e a paz social: a reforma tributária, a reforma trabalhista e a reforma da previdência. Essa última considero o carro-chefe, o centro de gravidade do nosso governo.” Artigo de Jair Bolsonaro, no Valor Econômico.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Ernesto Araújo teve chilique por participação de Eduardo em encontro com Trump. Chanceler não participou da reunião.” Na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“No agronegócio, o Brasil dá muito aos EUA e recebe pouco. Brasil retira taxa do trigo e libera carne suína, mas não obtém licença para exportar bovina.” Na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Após Bolsonaro abrir mão de benefício na OMC, Trump apoia entrada do Brasil na OCDE.” Na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Sem recíproca. Alegados ganhos para o turismo com isenção de visto são duvidosos.” Editorial da Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Bolsonaro colhe resultados nos EUA, mas faz concessões generosas.” Na coluna de Bruno Boghossian, na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Crítica de Trump a McCain recebe mais atenção que Bolsonaro.” Na coluna de Nelson de Sá, na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Conheça as origens do filé à Wellington, prato servido em jantar na casa de embaixador. Sérgio Amaral recebeu Bolsonaro nos EUA.” Na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Bolsonaro obtém vitórias para o governo em visita aos EUA, mas risco para o país é alto.” No O Globo.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Ter uma boa química com o presidente dos Estados Unidos sempre é bom para o Brasil. Fernando Henrique teve com Bill Clinton e Lula teve com George W. Bush e Barack Obama. Jair Bolsonaro, sem dúvida, também teve com Donald Trump, como vimos hoje na Casa Branca. Mas exagerou ao se mostrar “trumpista” e afirmar ter certeza na reeleição do republicano no ano que vem.” Na coluna de Guga Chacra, no O Globo.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Bolsonaro aceita fazer pressão militar sobre Maduro na Venezuela. Bolsonaro passa a adotar a estratégia de Trump de dizer que ‘todas as opções estão sobre a mesa’”. No Estadão.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Tropeçando na Casa Branca. O presidente Jair Bolsonaro foi incapaz de responder, no jardim da Casa Branca, se o Brasil apoiará ou não uma ação militar dos EUA contra a Venezuela.” Editorial do Estadão.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Forças Armadas entram em alerta pelo tom belicista de Bolsonaro.” Na Folha.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Amigos e negócios. O apoio incondicional manifestado por Bolsonaro em várias ocasiões, antes e durante a visita aos EUA, a Donald Trump pode, no fim das contas, resultar em conquistas inéditas para o Brasil.” Na coluna de Vera Magalhães, no Estadão.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“Eduardo Bolsonaro, o chanceler de facto do Brasil. Na Casa Branca, terceiro filho de presidente Jair Bolsonaro recebeu elogios públicos do presidente Donald Trump por seu trabalho.” No Estadão.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“A questão da reciprocidade. Jair Bolsonaro precisa deixar claro até onde seu governo pretende ir na aproximação com os Estados Unidos.” Editorial do Estadão.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“O Brasil tem mais a ganhar do que a perder. O Brasil tem mais a ganhar do que a perder trocando o Tratamento Especial e Diferenciado (TED) em futuros acordos comerciais pelo apoio americano para entrar na OCDE. No mínimo, o governo terá de acelerar reformas no país para se enquadrar às exigências da organização.” No Valor Econômico.

🇧🇷 🇺🇸 Viagem do presidente:

“’Qualquer ideia de alinhamento automático é ruim para o Brasil’. Sardenberg alerta que, apesar de relação comercial com EUA ser importante, Brasil não pode ser representante do país na América do Sul”. No O Globo.

Destaque histórico:

“Zeppelin voa nas Américas. Em 20 de março de 1932, o dirigível alemão Graf Zeppelin começa a fazer vôos regulares na América do Sul. O dirigível, inventado pelo general alemão Ferdinand von Zeppelin, possuía uma estrutura interna fixa, com mesas e cadeiras, e capacidade para 20 passageiros e 40 tripulantes.” No portal Terra.

👍Positivo:

“Agressor poderá ressarcir SUS por custos com vítima de violência doméstica.” NO portal do Senado Federal.

👎Negativo:

“Nova Zelândia enterra primeiras vítimas de massacre em mesquitas.” No G1.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu