Última semana de novembro

Sérgio Botêlho Esta é a última semana de trabalho parlamentar no mês de novembro. Contando com esta semana, temos mais 4 de trabalho até o dia 22 de dezembro,

Sérgio Botêlho

Esta é a última semana de trabalho parlamentar no mês de novembro. Contando com esta semana, temos mais 4 de trabalho até o dia 22 de dezembro, data oficial para o início do recesso parlamentar. Importante dizer que não há feriado até lá.

Porém, é difícil apostar em aprovação de matérias polêmicas. O futuro governo até que desejaria que fosse votada alguma coisa da reforma previdenciária ou projetos controversos, como o que afrouxa Estatuto do Desarmamento. Mas, não será fácil.

Orçamento

Na próxima quarta-feira, 28, depois de amanhã, encerra o prazo dado pela Comissão Mista do Orçamento para que a equipe do governo Bolsonaro apresente sugestões à Lei Orçamentária Anual para 2019, em tramitação no Congresso.

Semana passada, o futuro ministro da Fazenda, Paulo Guedes, manteve entendimentos com o relator geral da proposta orçamentária, senador Moka, do MDB sul-mato-grossense, e comprometeu-se a entregar as sugestões dentro do prazo.

É regimental a votação da Lei Orçamentária até a data de início do recesso parlamentar, o que deve movimentar os parlamentares que não querem deixar a solução do problema para o próximo ano.

Afinal de contas, a ampla maioria dos deputados e senadores, desta Legislatura, não voltará na próxima, em virtude do elevado grau de renovação das bancadas ocorrido no pleito deste ano. E, assim, querem deixar suas digitais, agora.

Novos ministros

Para esta semana aguarda-se o anúncio de mais ministros do próximo governo, já que Bolsonaro prometeu, neste domingo, que é isso mesmo o que pretende, ou seja, encerrar novembro com os ministros devidamente apontados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.