Trump quer ação do Brasil contra Venezuela, Nicarágua, Cuba, China e Irã; empréstimos das matrizes multinacionais e reforma da Previdência fecham os temas das manchetes dos principais jornais do país

Bolsonaro desembarca nos EUA. Crédito da foto: Isac Nóbrega-PR

Trump quer ação do Brasil contra inimigos Venezuela, Nicarágua, Cuba, China e Irã, adianta a manchete do O Globo. Bolsonaro se encontra com presidente norte-americano, amanhã, em Washington. Empréstimos das matrizes multinacionais quintuplicaram em 2018, em especial para a indústria e para o setor de serviços, conta o Estadão. Presidente do Bradesco diz que Planalto tem de focar na reforma da Previdência, segundo manchete da Folha. Enquanto isso, o Valor Econômico adverte sobre prejuízos à reforma previdenciária que podem ser causados pela tramitação conjunta da proposta de desvinculação de receitas.

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 128

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 288 dias do fim do ano de 2019, hoje é segunda-feira, 18 de março de 2019, 77º dia do ano.

🌩 Livre pensar: Educação é simplesmente a base de tudo na organização humana. (SB)

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre hoje após o final de semana.

🔫 Armas:

“O elogio do homem armado. É como se estivéssemos desistindo do país que sonhamos ser, em nome de uma arma que possamos carregar para nos livrarmos do outro.” Na coluna de Cacá Diegues, no O Globo.

🔫 Armas:

“Metade das armas de ataques a escolas estava em casa. Ao menos oito escolas brasileiras sofreram atentados desde 2002, deixando 28 mortos e 41 feridos. Em metade dos casos, os jovens atiradores utilizaram armas que estavam armazenadas em suas casas, segundo dados do Instituto Sou da Paz.” Na capa da Folha.

🎨 Arte e cultura:

“Novos rumos para o Museu do Ipiranga. Modelo 100% estatal não funciona, diz secretário da Cultura. Obra do Museu Paulista, fechado em 2013, deve começar em setembro.” Na capa do Estadão.

🏙️ Cidades:

“Chuvas expõem despreparo de cidades. Governos reduzem verbas de prevenção, e tempestades causam destruição e mortes.” Editorial do O Globo.

💲Economia:

“Excelente começo. O sucesso do leilão de 12 aeroportos mostra que o governo Jair Bolsonaro está no caminho certo no seu programa de concessões e privatizações.” Editorial do Estadão.

💲Economia:

“Leilão de aeroportos foi bom sinal, mas ainda falta muito para que o País entre numa rodada firme de investimentos.” Chamada de capa do Estadão para a coluna de Cida Damasco.

💲Economia:

“Multinacionais trazem R$ 120 bilhões em crédito para filiais no Brasil. Empréstimos quintuplicaram, em especial para indústria e setor de serviços.” Manchete de capa do Estadão.

💲Economia:

“Marcas de luxo deixam o País. Além da recessão, que afetou as vendas, boa parte dos grupos internacionais não se adaptou ao País.” Na capa do Estadão.

💲Economia:

“Cadastro positivo deve demorar a ter efeito sobre juros. As novas regras do cadastro positivo, recém-aprovadas pelo Congresso, vão demorar a permitir juros menores para os bons pagadores, dizem analistas.” Na capa da Folha.

💲Economia:

“Manganês muda de mãos no Brasil. A produção de manganês, usado na fabricação de aço inoxidável, está mudando de mãos no Brasil. A Vale, principal produtora e uma dos maiores do mundo, vem reduzindo presença no mercado, enquanto a Buritirama, do jovem empresário João José Oliveira de Araújo, faz o caminho inverso.” Na capa do Valor Econômico.

💲Economia:

“Com Brexit, carne e açúcar do Brasil perdem fatia na União Europeia. Insatisfação é generalizada entre os exportadores agrícolas sobre o plano de repartição de cotas que a UE definiu em caso de saída britânica.” No Valor Econômico.

👨‍🎓Educação:

“Em vídeo, recém-indicada para ser a número 2 do MEC defende educação ‘sob a ótica de Deus’.” No O Globo.

👨‍🎓Educação:

“A escolaridade e a renda. A relação entre escolaridade e renda é mais um dado para reforçar o caráter fundamental da educação para o desenvolvimento do País.” Editorial do Estadão.

🇧🇷 Governo federal:

“Humilhação pública do ministro da Educação respinga em Bolsonaro. Presidente dá poder a Olavo de Carvalho enquanto área sensível do governo fica parada.” Na coluna de Bruno Boghossian, na Folha.

🇧🇷 Governo federal:

“Palpite infeliz da ministra. É um acinte o que disse Damares. A barbaridade contra a mulher no Brasil não tem como causa o desejo de igualdade de gênero. Garanta o essencial, na sua esfera: ótimas creches em todo canto. O resto é palpite infeliz.” Na coluna de Ana Maria Machado, no O Globo.

🇧🇷 Governo federal:

“Ministra contra as mulheres. Damares não quer saber de psicanálise, de antropologia ou outros estudos que possam orientá-la. Chegam às raias do patético as elucubrações da ministra Damares Alves sobre a violência à mulher. Artigo de Betty B. Fuks, psicanalista, no O Globo.

🇧🇷 Governo federal:

“‘Só em Brasília, pode-se consolidar o avanço anti-corrupção’. Sérgio Moro afirma que, como ministro, pode transformar em políticas públicas resultados produzidos pela Lava Jato.” Na capa do Estadão.

🇧🇷 Governo federal:

“É preciso foco em reforma, diz presidente do Bradesco. Para Octavio de Lazari, Bolsonaro deveria buscar aprovação da nova Previdência ainda neste 1o semestre.” Manchete de capa da Folha.

🇧🇷 Governo federal:

“Sete anos após o incêndio, base na Antártida fica pronta no finai deste mês.” Na capa da Folha.

🇧🇷 Governo federal:

“Corte no orçamento pode se aproximar de R$ 20 bi. Frustração de receita no primeiro bimestre e incerteza com leilão da Eletrobras são principais responsáveis pela medida.” No Valor Econômico.

🌐Internacional:

“Após polêmica, Eduardo Bolsonaro reafirma que Brasil não vai permitir migração irregular.” No O Globo.

🌐Internacional:

“Médicos cubanos acusam Maduro de chantagear pacientes em troca de tratamentos.” No O Globo.

🌐Internacional:

“Bolsonaro chega aos EUA para encontro com Donald Trump. “É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, disse Bolsonaro no Twitter.” No Valor Econômico.

🌐Internacional:

“’Defensores do atraso e da tirania’ temem elo Brasil-EUA, tuitou Bolsonaro. Presidente chegou para visita oficial aos EUA em meio a protestos em Washington.” No Estadão.

🌐Internacional:

“EUA pressionam contra vantagens comerciais que beneficiam o Brasil. Se proposta for implantada, Brasil tem muito a perder, diz especialista; Bolsonaro chega a Washington para reunião com Trump.” Na Folha.

🌐Internacional:

“Bolsonaro tuita: ‘Nos hospedamos na Blair House. É uma honraria concedida a pouquíssimos chefes de Estado”. Na Folha.

🌐Internacional:

“Dilma, Lula, FHC e Médici também se hospedaram na Blair House”. Na coluna de Mônica Bergamo, na Folha.

🌐Internacional:

“Bolsonaro em Washington: ‘Antigo comunismo não pode mais imperar’. Em jantar em na casa do embaixador em Washington, presidente lembra atuação de tropas brasileiras na Segunda Guerra Mundial.” No O Globo.

🌐Internacional:

“Aumentam os sinais de colapso do regime bolivariano de Maduro. Apagão, desmontagem da PDVSA e crise humanitária são reflexos dos delírios do chavismo.” Editorial do O Globo.

🌐Internacional:

“Concentração de mercado ameaça economia dos EUA. Sistema está cada vez mais tendencioso em favor das empresas.” Artigo de Joseph E. Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, e professor da Universidade de Columbia, no O Globo.

🌐Internacional:

“Trump quer ação do Brasil contra ‘inimigos’. Venezuela, Nicarágua, Cuba, China e Irã são temas de reunião que antecede encontro na Casa Branca.” Manchete de capa do O Globo.

🌐Internacional:

“‘Brasil é invisível em Washington’, diz ex-embaixador americano”. Na capa do O Globo.

🌐Internacional:

“Maduro pede que ministros deixem cargos para reestrutura governo.” Na capa do O Globo.

🌐Internacional:

“EUA querem fim de vantagens para não desenvolvidos. Em reunião no âmbito da Organização Mundial de Comércio, os Estados Unidos mostraram que querem acabar com facilidades oferecidas a países que se declaram em desenvolvimento, inclusive o Brasil, em acordos comerciais. Negocia-se agora um entendimento para regular o mercado global de comércio eletrônico.” Na capa da Folha.

🌐Internacional:

“Fronteira do chavismo. Ainda que a discrição do Itamaraty já tenha se perdido, Bolsonaro deve preservar pilares pacifistas e multilaterais.” Editorial da Folha.

🌐Internacional:

“Brasil teme pressão de Trump por 5G. Papel da China em redes de 5ª geração de celulares pode surgir na conversa do presidente brasileiro com líder americano.” No Valor Econômico.

🌐Internacional:

“França alerta que é preciso repensar sistema capitalista. O presidente Emmanuel Macron e seu ministro das Finanças, Bruno Le Maire, argumentam que o sistema capitalista atual alimenta a desigualdade, destrói o planeta e é ineficaz em cumprir metas de interesse público.” No Valor Econômico.

🕵Investigações:

“MP encontra indícios de que acusado de assassinar Marielle negociava compra de armas com empresas estrangeiras. Informação foi obtida em e-mails do sargento Ronnie Lessa.” No O Globo.

🕵Investigações:

“Preso com fuzis do acusado de matar Marielle tem crise de ansiedade em Bangu 1. Ronnie Lessa e Élcio Queiroz também receberam atendimento para regularizar medicamentos.” No O Globo.

🕵Investigações:

“Acervo de 750 mil áudios entregue por delator indica pagamentos a operadores de PT, PSDB e MDB. Corretora Hoya, do doleiro Álvaro José Novis, gravou telefonemas entre 2010 e 2018.” No O Globo.

🕵Investigações:

“M de Marielle. Decorrido um ano do crime, surge uma esperança, mas continuamos sem a verdade.” Artigo de Mauro Bandeira de Mello, advogado, no O Globo.

🕵Investigações:

“Caso Marielle: PMs expulsos atuam sem controle. Sem condenação na Justiça e monitoramento, tropa de PMs expulsos se alia a crime organizado.” Na capa do O Globo.

🕵Investigações:

“Caso Marielle e massacre em Suzano são como areia movediça. Pelo menos houve uma vitória sobre a tese do crime perfeito no caso Marielle.” Na coluna de Fernando Gabeira, no O Globo.

🕵Investigações:

“Suspeito de clonar carro do crime foi executado. Assassinato teria ocorrido menos de um mês depois das mortes de Marielle Franco e Anderson Gomes. Segundo a polícia, criminoso sofreu emboscada em Bangu quando entregava um outro veículo adulterado.” No O Globo.

🕵Investigações:

“Para Soares, apreensão de fuzis indica avanço de anarquia na PM. Segundo ex-secretário nacional de Segurança, arsenal em poder de Ronnie Lessa representaria 10% do total de fuzis da Polícia Militar de São Paulo, a maior do País.” No Valor Econômico.

⚖️Justiça:

“Ministro do STJ se declara impedido de julgar Lula. Ministro Joel Paciornik não julga processo em que seu advogado pessoal, René Dotti, participa.” No Valor Econômico.

⚖️Justiça:

“Lava Jato busca meio de manter processos na Justiça comum. Após revezes na semana em que a Lava-Jato fez cinco anos, procuradores que atuam na operação buscam meios de manter na Justiça Federal processos que envolvem corrupção e lavagem de dinheiro. Uma das principais idéias discutidas é defender que sejam encaminhados à Justiça Eleitoral só os casos em que o crime de caixa dois esteja efetivamente comprovado.” Na capa da Folha.

🌪 Meio Ambiente:

“É preciso esforço redobrado dos cientistas para evitar que o aquecimento global seja novamente ‘politizado’”. Artigo de José Goldemberg, professor emérito da USP e ex-ministro do Meio Ambiente.

🌪 Meio Ambiente:

“Iniciativa da ONU torna organizações religiosas parceiras ambientais. A iniciativa “Fé pela Terra”, da ONU Meio Ambiente, tem como objetivo inspirar organizações religiosas a pensar sobre o meio ambiente. Já atinge 500 instituições de 20 crenças diferentes.” No Valor Econômico.

🎙 Mídia:

“A contaminação pelo terrorismo. FB de Zuckerberg e demais gigantes das mídias sociais levaram mais de cinco horas para informar a retirada do vídeo do atentado na Nova Zelândia.” Na coluna de Dorrit Harazim, no O Globo.

Política:

“Regina Duarte defende fim do STF.” No Estadão.

Política:

“Um retrato rápido da desarticulação do governo com o Congresso. Tasso Jereissati é o reltor da comissão especial do Senado que trata da Reforma da Previdência. É também o relator da MP do Saneamento, que vai mexer no marco legal do setor de saneamento básico. Pois até hoje Tasso não foi procurado pelo Palácio do Planalto para uma conversa sequer.” Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.

Política:

“Bebianno pode voltar à cena nas eleições de 2020.” No O Globo.

Política:

“Os Conselhos do Executivo. Para neutralizar riscos, melhor saída é definir critérios para a escolha de conselheiros capazes e com representatividade.” Editorial do Estadão.

Política:

“Contra ‘imagem machista’ de Bolsonaro, Planalto ‘testa’ primeira-dama.” No Estadão.

Política:

“Mourão vira principal alvo de Olavo de Carvalho. De 287 posts no Twitter, Olavo de Carvalho usa quase um terço para atacar vice-presidente; ‘não vou polemizar com ele’, diz Mourão.” Na capa do Estadão.

Política:

“Para aliados, dirigentes têm a chave da reforma. Jair Bolsonaro indicou a Alberto Fraga que pode conversar com o presidente do DEM, ACM Neto, quando voltar dos EUA. O encontro foi solicitado pelo ex-deputado em reunião no Planalto semana passada. Eles integram, com Davi Alcolumbre e Tereza Cristina, time que tenta convencer o presidente de que, enquanto ele não se acertar com os dirigentes partidários, as portas não se abrirão para a reforma da Previdência. Segundo esses aliados, essas tratativas devem ser individuais: se vencer em bloco, o Centrão dará a impressão de ter dobrado Bolsonaro.” Na Coluna do Estadão.

Política:

“Bolsonaro vinha dizendo, desde a campanha, que usaria a interlocução no Congresso com as frentes temáticas. Mas, na semana passada, já reuniu líderes no Alvorada.” Na coluna do Estadão.

📦 Previdência:

“’MDB não está na base governista’, diz Helder Barbalho. Governador do PA diz que PEC da Previdência deve ser discutida em conjunto com finanças estaduais.” No Valor Econômico.

📦 Previdência:

“Reforma dos militares ainda não tem consenso. Bolsonaro diz que ainda não viu texto de militares. Comissão adia votação.” Na capa do O Globo.

📦 Previdência:

“Déficit de apoio. Relutância de deputados em assumir compromisso com a reforma da Previdência reflete articulação política frágil.” Editorial da Folha.

📦 Previdência:

“Proposta para desvincular gasto prejudica reforma. Para o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), nunca houve momento tão propício à aprovação da reforma da Previdência, mas o tempo corre contra o governo e as maiores dificuldades sequer começaram.” Manchete de capa do Valor Econômico.

👮 Segurança Pública:

“O ministro Sergio Moro e a cúpula da Polícia Federal usarão o encontro que terão no Departamento de Justiça Americano, o Doj, nesta semana, para dar o ponta pé inicial à seguinte negociação: um acordo que permita ao Brasil acessar dados de pessoas investigadas que têm cadastros em redes sociais como o Facebook e Whatsapp sem a necessidade de um pedido judicial.” Na coluna de Bela Megale, no O Globo.

👥 Social:

“Estudos ligam ação de atirador a traumas. Violência. Pesquisadores acreditam que certas experiências de vida – como traumas, abusos e outras questões sociais – podem levar pessoas sem sinais de doença mental a desenvolver comportamento agressivo.” Na capa do Estadão.

🏖 Turismo:

“A capacidade de carga e o turismo. Eventos de cunho religioso e cultural em espaços públicos criam engarrafamentos.” Artigo de Bayard Do Coutto Boiteux, vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e presidente do Portal Consultoria em Turismo, no O Globo.

Destaque histórico:

“O fim dos Templários. No dia 18 de março de 1314, o grã-mestre dos Templários, Jacques de Molay, é queimado vivo em Paris. Sua morte encerra a campanha de difamação dirigida durante quase dez anos por Felipe, o Belo, rei de França, contra a poderosa ordem católica. De Molay ficou preso e foi torturado durante sete anos, até ser executado por ordem do papa Clemente.” No portal Terra.

👴Sextilha:

Mais uma segunda-feira

De uma nova semana,

Mais uma oportunidade

De renovar a esperança,

Mais uma chance, quem sabe,

De conter a ignorância.

(SB)

👍Positivo:

“Biblioteca da UnB passa a funcionar 24 horas em dias úteis. Serviço também é aberto para comunidade. Aos fins de semana e feriados, local funcionará das 7h às 19h.” No G1.

👎Negativo:

“Homem que ameaçou um atentado na UnB, onde estudou, criou site que incentiva crimes contra minorias e deu dicas aos autores dos assassinatos em colégio de São Paulo e do Rio de Janeiro. Racista, ele diz odiar mulheres desde quando era criança.” No G1.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu