Recuo do STF na censura a revista e sites é destaque da grande mídia. Entrevista de Lula é liberada

Recuo do STF na censura a revista e sites é destaque da grande mídia. “STF derruba censura a sites e libera entrevista com Lula, diz a manchete de capa da Folha. “Após críticas de ministros, Moraes revoga censura a site, conta a do O Globo. “Moraes volta atrás e derruba censura imposta a revista, informa a do Estadão. Trump tentou vetar apuração sobre Rússia e será investigado por obstrução à Justiça. Cannes seleciona filmes de Kleber Mendonça, Aïnouz e outros dois brasileiros. Presidente da Ancine interrompe liberação de verbas para filmes e séries. O fim do reajuste real do salário mínimo vai ser um dos motes do ato conjunto do 1º de maio. Pelo 7º ano Brasil perde espaço no PIB do mundo. Bolsonaro tem ‘simpatia’ por vender Petrobras. Brasil cai três posições em ranking mundial de liberdade de imprensa. Morre segunda vítima no caso dos 80 tiros do Exército no Rio.

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 160

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 256 dias do fim do ano de 2019, hoje é sexta-feira, 19 de abril de 2019, 109º dia do ano.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 18, em alta de 1,39%, a 94.578 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,18%, a R$3,93, e o euro também em baixa de -1.39%, a R$4,39.

🎨 Arte:

“Cannes seleciona filmes de Kleber Mendonça, Aïnouz e outros dois brasileiros.” Na Folha.

🏙️ Cidades:

“Calma no trânsito. Proposta de restrição a motocicletas na marginal Pinheiros está na direção certa.” Editorial da Folha.

💲Economia:

“Encolhendo de novo. Indicadores de atividade econômica apontam volta da retração no início do ano.” Editorial da Folha.

💲Economia:

“Pelo 7º ano Brasil perde espaço no PIB do mundo.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Aceno de paz. Ao reconhecer a importância do trabalho da imprensa para a democracia, o presidente Jair Bolsonaro está igualmente reconhecendo a importância de um jornalismo livre e independente.” Editorial do Estadão.

🏛 Governo:

“Ancine paralisada. Presidente da Agência interrompe liberação de verbas para filmes e séries.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Plano de Guedes para gás enfrenta resistência. Infraestrutura. Em troca de mensagens flagrada pelo ‘Estado’, ministro é informado de plano da ‘turma do gás’ da Petrobrás para a criação de um ‘gestor de gasoduto’, o que seria considerado intervencionismo; projeto de Guedes é de abertura do mercado.” Na capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Militares comandam postos no Meio Ambiente.” Na capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Apadrinhado de Mourão perde cargo no governo. Ministro nomeou para cargos 12 policiais militares e integrantes das Forças Armadas.” Na capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Presidente e STF se autossabotam, com uma diferença: Bolsonaro tem generais e economistas para apagar os incêndios. Ministro diz que publicação de e-mails tinha o objetivo de emparedar o STF antes de decisão sobre prisão após condenação em 2ª instância.” Na coluna de Eliane Catanhêde, no Estadão.

🏛 Governo:

“Governo não tem proposta para formar base política sólida. Maiorias eventuais são incertas e podem sair mais caro para o governo na negociação das reformas.” Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

🏛 Governo:

“Guedes tem planos ousados, mas as ideias são embrionárias.” Na coluna de Miriam Leitão, no O Globo.

🏛 Governo:

“Bolsonaro tem ‘simpatia’ por vender Petrobras. Bolsonaro começa a rever sua avaliação a respeito da venda da Petrobras.” Na capa do O Globo.

🏛 Governo:

“Coronel que assumirá ICMBio cogita fusão do órgão com Ibama.” Na capa do O Globo.

🌐Internacional:

“Sob pressão da sociedade, inquéritos da Lava-Jato avançam no Peru. Como no Brasil, população já não aceita manobras para preservação do estado de corrupção sistêmica.” Editorial do O Globo.

🌐Internacional:

“A guinada populista de Macri. O presidente da Argentina está disposto a disputar a reeleição e para permanecer no cargo não hesita em trair os votos que lhe foram confiados.” Editorial do Estadão.

🌐Internacional:

“Trump tentou vetar apuração sobre Rússia, diz relatório. Conspiração deve ficar para trás; obstrução é o foco contra Trump”. Na capa da Folha.

🌐Internacional:

“Relatório detalha elo russo e ações de Trump. Batalha legal. Departamento de Justiça dos EUA entrega ao Congresso conclusões do procurador Robert Mueller, que descrevem um cenário mais comprometedor do que aquele relatado em março pelo governo, embora ainda sem imputar crimes ao presidente.” Na capa do Estadão.

⚖️Justiça:

“Falta agora engavetar-se o inquérito. Ministro Alexandre de Moraes faz certo ao suspender censura, mas resta encerrar as investigações.” Editorial do O Globo.

⚖️Justiça:

“STF derruba censura a sites e libera entrevista com Lula. Após críticas até de colegas da corte, Moraes contraria Toffoli e recua de decisão.” Manchete de capa da Folha.

⚖️Justiça:

“Moraes volta atrás e derruba censura imposta a revista. Ministro recuou após ser informado de que documento que dá base a reportagem que cita Toffoli existe.” Manchete de capa do Estadão.

⚖️Justiça:

“Se ficar em uma cruzada Toffoli encolherá o STF.” Na coluna de Bruno Boghossian, na Folha.

⚖️Justiça:

“Tribunal tem, sim, poder para fazer investigação, diz desembargador”. Na capa da Folha.

⚖️Justiça:

“Supremo tira do ar os Dez Mandamentos.” Na coluna de Renato Terra.

⚖️Justiça:

“Para políticos, questionamentos ao STF após crise por censura ampliam temor de acefalia no país.” No Painel da Folha.

⚖️Justiça:

“’Lá na frente vão reconhecer que estamos certos’, diz Toffoli sobre inquérito e censura a sites.” Na Folha.

⚖️Justiça:

“Após críticas de ministros, Moraes revoga censura a site. Recuo três dias após decisão foi derrota para o presidente da Corte, Dias Toffoli.” Manchete de capa do O Globo.

⚖️Justiça:

“Dias Toffoli foi enquadrado pelos seus pares no STF”. Na coluna de Bernardo Mello Franco, no O Globo.

🎙 Mídia:

“Brasil cai três posições em ranking mundial de liberdade de imprensa.” Na Folha.

🎙 Mídia:

“Existe um consenso em torno da liberdade de expressão que não se pode mais ultrapassar.” Na coluna de Fernando Gabeira, no Estadão.

💼 👴 Política e Previdência:

“Até o acordo com a equipe econômica na noite de quarta (17), a disposição do centrão era a de mexer profundamente na proposta já no nascedouro de sua tramitação. “Foi uma lipoaspiração, não uma lipoescultura. A bichinha [a reforma] segue muito feia”, provoca Orlando Silva (PC do B-SP).” No Painel da Folha.

👴 Previdência:

“Vida mais longa e melhor. A vida média aumentou 4,8 anos em São Paulo. Mas melhoria das condições tem consequências em programas vinculados à Previdência.” Editorial do Estadão.

👷 👨‍🎓 🚛 Protestos:

“O fim do reajuste real do salário mínimo vai ser um dos motes do ato conjunto do 1º de maio, Dia do Trabalho, da Força Sindical com a CUT. A reforma da Previdência também será atacada pelas centrais. Elas esperam reunir mais de 100 mil pessoas no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.” No Painel da Folha.

👷 👨‍🎓 🚛 Protestos:

Além de Onyx Lorenzoni (Casa Civil), os ministros Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) e Tereza Cristina (Agricultura) estão em contato permanente com líderes de caminhoneiros. A tarefa é analisar o risco de uma paralisação. Até o momento, avaliam, a situação está sob controle.” No Painel da Folha.

👮 Segurança Pública:

“Morre segunda vítima no caso dos 80 tiros do Exército no Rio.” Na capa da Folha.

👮 Segurança Pública:

“Rio: morre catador que ajudou família fuzilada. Homem morreu ontem após 11 dias de internação. Nove militares estão presos.” Na capa do Estadão.

👮 Segurança Pública:

“Morre catador que tentou salvar uma família em meio a 80 tiros. Após 11 dias internado, Luciano Macedo não resistiu aos ferimentos. Segundo relatos da mulher dele, que está grávida, o marido teve papel fundamental para salvar o filho do músico fuzilado na ação de militares em Guadalupe.” Na capa do O Globo.

Destaque histórico:

“O edifício do Reichstag, em Berlim, construído em 1894 por Paul Wallot em estilo renascentista, foi incediando em 1933 pelos nazistas e davastado na II Guerra Mundial. No dia 19 de abril de 1999, o prédio tinha finalizado sua reforma, e o Parlamento Alemão assumia a propriedade do local.” No portal Terra.

👍Positivo:

“PF destrói embarcações de pesca clandestina em Foz.” Na Agência Estado.

👎Negativo:

“Uma semana após desabamentos, Muzema tem moradores ilhados.” No G1.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu