Previdência, Lava Jato, armamentismo e economia são os temas das manchetes dos grandes jornais. Tem mais…

Manchetes dos jornais da grande imprensa transitam entre os temas da Previdência, da Lava Jato, do armamentismo e da economia. “Lobby de servidor se arma para desidratar a reforma, diz a manchete de capa do Valor Econômico. ““Doleiros foragidos engessam há 1 ano ação da Lava Jato”, conta, por sua vez, a da Folha. “Arsenal de tiro esportivo já supera o da segurança privada”, destaca a do O Globo. “Só 3 de 15 setores da indústria dão sinais de recuperação”, aponta a do Estadão. Leia a sinopse:

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 163

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 253 dias do fim do ano de 2019, hoje é segunda-feira, 22 de abril de 2019, 112º dia do ano.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre, hoje, após o feriadão.

🔫 Armas:

“Arsenal de tiro esportivo já supera o da segurança privada. Concessão anual de registros para atiradores, caçadores e colecionadores saltou 879% em 5 anos.” Manchete de capa do O Globo.

🎨 Arte e cultura:

“Chico em novo livro. Obra resgata a trajetória do músico em fotos icônicas e inéditas.” Na capa do Estadão.

🎨 Arte e cultura:

“Banda lança disco e se prepara para o Rock in Rio. Quarto álbum do trio paulistano, destaque na cena do rock alternativo, reflete amadurecimento de seu compositor, Tim Bernardes: ‘Fiquei com vontade de entender o que é o nosso tempo’. Na capa do O Globo.

📜 Denúncias:

“Bolsonaro cometeu infração em passeio de moto, dizem especialistas. Em vídeo, presidente aparece com capacete levantado e apoiado na testa.” Na Folha.

💲Economia:

Fundos de pensão de estatais precisam ser repensados. Nenhuma lei terá plena eficácia se responsáveis pelo aparato de fiscalização não forem responsabilizados.” Editorial do O Globo.

💲Economia:

“A proteção da liberdade econômica. É urgente uma profunda reforma da burocracia brasileira. O Estado deve ser estímulo, e não entrave, à atividade econômica.” Editorial do Estadão.

💲Economia:

“A renda dos ricos. Equipe econômica de Bolsonaro acerta ao propor a taxação de dividendos.” Editorial da Folha.

💲Economia:

“Unidade de moeda e meios monetários. O sistema monetário só pode existir dentro de um sistema legal. A moeda é uma concepção jurídica.” Editorial do Valor Econômico.

💲Economia:

“Só 3 de 15 setores da indústria dão sinais de recuperação. FGV aponta ociosidade acima da média em 12 segmentos no primeiro trimestre.” Manchete de capa do Estadão.

💲Economia:

“O PIB deste ano empaca com demanda sem tração e cenário político. A esperança, nesse caso, foi protelada para 2020.” Na coluna de Cida Damasco, no Estadão.

💲Economia:

“Receita sobre onde há orçamento participativo.” Na coluna de Ronaldo Lemos, na Folha.

💲Economia:

“Após um ano, só 4 fintechs obtêm aval do BC para virar instituição financeira.” Na capa da Folha.

💲Economia:

“Polo cearense produtor de calçados encolhe no Cariri. Maior produtor calçadista em volume de pares do país, o polo do Cariri, no sertão do Ceará, encolheu. A crise econômica provocou uma onda de fechamento de empresas e empregos na região, que nas últimas décadas se especializou nos “calçados injetados”.” Na capa do Valor Econômico.

👨‍🎓Educação:

“Deputados de SP criam CPI para intervir em universidades. Base do governo. Parlamentares vão instaurar comissão alegando querer ‘desaparelhar’ a esquerda de faculdades; juristas e reitores apontam ataque à autonomia universitária.” Na capa do Estadão.

👨‍🎓Educação:

“‘Mutirão’ das universidades. Desde janeiro, o MEC enviou 120 processos de credenciamento de novas universidades para análise do Conselho Nacional de Educação, 70% mais do que em 2017 e 2018.” Na capa do Estadão.

🏆 Esporte:

“Corinthrians. Com gols de Avelar e Vagner Love, Corinthians bate São Paulo em Itaquera.” Na capa do Estadão.

🏆 Esporte:

“Flamengo confirma favoritismo e é campeão.” Na capa do O Globo.

🏛 Governo:

“Congraçamento pouco usual. Custa crer que o presidente Jair Bolsonaro tenha recebido em audiência o sr. Neymar da Silva Santos.” Editorial do Estadão.

🏛 Governo:

“Vídeo com críticas a militares reacende tensão no Planalto e é apagado. Carlos Bolsonaro diz iniciar nova fase.” Na Folha.

🏛 Governo:

“Guerra de Bolsonaro contra Mourão e de Olavo contra militares divide governo.” Na Folha.

🏛 Governo:

“‘O melhor para o governo seria abrir todos os cálculos’, diz Serra sobre sigilo de dados da reforma da Previdência.” Na Folha.

🏛 Governo:

“Bolsonaro, o STF e a Hungria. Presidente se inspira nos ‘novos autoritários’ como Orbán para neutralizar a corte.” Na coluna de Celso Rocha de Barros, na Folha.

🏛 Governo:

Práticas de governança. Alvo de Receita e Supremo, ministro do TCU dá aulas a Bolsonaro, ministros e PF.” Na Folha.

🏛 Governo:

“Frustração precoce com gestão Bolsonaro retarda retomada da economia. Incertezas e riscos para a política econômica minam a confiança e represam os investimentos.” Na Folha.

🌐Internacional:

“Bloqueio de ativos bancários é duro golpe contra ditadura da Nicarágua. Instituições são acusadas pelos EUA de integrar rede de corrupção e lavagem de dinheiro.” Editorial do O Globo.

🌐Internacional:

“O vale-tudo de Macri. Presidente rende-se a práticas quase folclóricas de antecessores populistas.” Editorial da Folha.

🌐Internacional:

“Ataques em igrejas e hotéis matam 207 no Sri Lanka. Páscoa. Explosões coordenadas em três igrejas e quatro hotéis levam terror a polo turístico asiático, que decreta estado de emergência e toque de recolher por tempo indeterminado.” Na capa do Estadão. “The Economist. Desde 2016, país recebeu quase 3 milhões de visitantes graças as suas belas paisagens e ao clima de segurança, agora desfeito.” Na capa do Estadão.

🌐Internacional:

“Comediante é eleito presidente da Ucrânia. Volodmir Zelenski, um novato na política, obteve mais de 70% dos votos no segundo turno, segundo apuração parcial; presidente admite derrota.” Na capa do Estadão.

🕵Investigações:

“Doleiros foragidos engessam há 1 ano ação da Lava Jato. Maior etapa da operação está estagnada por falta de acesso a alvos, além de decisões contrárias da Justiça.” Manchete de capa da Folha.

⚖️Justiça:

“Ação pede R$40 mil da Vale por morte de família.” Na capa do Estadão.

⚖️Justiça:

“O Supremo pulou a cerca. É uma semana que começa com o foco na reforma da Previdência, mas dificilmente esquecerá a crise aberta com a ação dos ministros Toffoli e Alexandre de Moraes.” Na capa do O Globo.

🌪 Meio Ambiente:

“Baía de Guanabara registra ‘caldeirão’ de bactérias. Aquecimento agrava poluição na baía.” Na capa do O Globo.

💲 Negócios:

“Bancos usam capital contra ‘maquininhas’. O mercado de credenciamento de cartões de crédito entrou em nova fase de competição. Depois de perder mercado para startups que vêm estendendo e barateando o uso das “maquininhas”, os bancos estão respondendo com melhores condições para a antecipação de recebíveis gerados pelas transações.” Na capa do Valor Econômico.

💼Política:

“Imagens não revelam autor de fraude no Senado.” Na Coluna do Estadão.

💼 👴 Política e Previdência:

“Lobby de servidor se arma para desidratar a reforma. Entidades que representam a elite do funcionalismo, como auditores fiscais, policiais federais e funcionários do Banco Central (BC) e da Advocacia-Geral da União, preparam ofensiva contra a reforma da Previdência.” Manchete de capa do Valor Econômico.

👴 Previdência:

“O peso dos inativos nos Estados. O excesso de despesas é particularmente preocupante no caso dos aposentados.” Editorial do Estadão.

🚛 Protestos:

“Semana será decisiva para movimento de caminhoneiros. A semana será decisiva para solucionar o impasse que elevou o risco de uma greve nacional dos caminhoneiros, marcada para o dia 29.” Na capa do Valor Econômico.

🚛 Protestos:

Entre ‘cruz e espada’, governo tenta saída para caminhoneiros.” Na capa do O Globo.

👮 Segurança Pública:

“Carioca dorme no Galeão para evitar violência. Violência na Linha Vermelha leva passageiros a pernoitarem em hotéis do aeroporto.” Na capa do O Globo.

Destaque histórico:

“Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato.” No portal Terra.

👍Positivo:

“A cada 10 brasileiros, nove usam o YouTube para estudar, diz levantamento.” No UOL.

👎Negativo:

“No DF, metade das vítimas de feminicídio era casada com o agressor.” No UOL.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu