Sinopse do noticiário (03.06.2019)

📰 *Birô de Imprensa* – Ano 2 – Número 205

🖋*Edição*: Sérgio Botêlho

📅 A 211 dias do fim do ano de 2019, *hoje é segunda-feira, 03 de junho de 2019*, 154º dia do ano.

📊 _*Mercado*_: Bolsa de Valores reabre nesta segunda-feira, após o feriado de final de semana.

🔫 _*Armas*_:

“Ibope: 73% dos brasileiros são contrários ao porte de armas. As mulheres (80%) e os moradores da Região Sudeste (76%) são os grupos que mais rejeitam a autorização.” Na capa do O Globo.

🔬 _*Ciência*_:

“Reitora da UFRJ quer liberação de verbas para o Museu Nacional. Denise Pires de Carvalho se reunirá esta semana com representantes do MEC e quer iniciar obras de fachada e telhado da instituição.” Na capa do O Globo.

💲*_Economia*_:

“Nem os juros baixos estimulam a tomada de crédito por empresas. Atividade econômica fraca e incerteza política adiam investimentos, e volume de crédito para empresas recua ao nível de outubro.” Na capa do O Globo.

💲*_Economia*_:

“Contra crise, governadores fazem consórcio. Nos três primeiros meses do governo Bolsonaro, 24 Estados se organizaram em três novos consórcios para aumentar o poder de negociação com a União, reduzir preços de fornecedores e melhorar gestão de rodovias e bacias hidrográficas. Crise fiscal e falta de ajuda federal impulsionam a união.” Na capa do Estadão.

💲*_Economia*_:

“A esperança deu lugar ao desânimo geral e o desempenho da economia é visto como causa e consequência disso.” Na coluna de Cida Damasco, no Estadão.

💲*_Economia*_:

“Fundo de Abu Dhabi renova aposta no país. O Mubadala, fundo soberano de Abu Dhabi, está aumentando suas apostas no país – com novas estratégias e disposto a alocar mais alguns bilhões de dólares, apurou o Valor”. Na capa do Valor Econômico.

💲*_Economia*_:

“Empresas criam programas para recrutar negros. Na tentativa de ampliar a diversidade do quadro de funcionários, empresas estão promovendo programas de recrutamento específicos para contratar profissionais negros”. Na capa do Valor Econômico.

💲*_Economia*_:

“Imobiliárias têm alívio de IR em distrato. A Receita Federal publicou uma orientação que favorece as construtoras e incorporadoras que sofreram com a judicialização em massa de pedidos para desfazer contratos de compromissos de compra e venda de unidades imobiliárias, conhecidos como distratos”. Na capa do Valor Econômico.

🏛 _*Governo*_:

“O planeta versus Bolsonaro. Pela primeira vez, em todo o período democrático, temos um governo que é cético a respeito do aquecimento global e acha que o Brasil tem muito ainda a desmatar. Os fatos se sucedem em várias frentes. Na mais ampla delas, a do aquecimento, o governo o considera uma invenção do marxismo globalizante.” Na coluna de Fernando Gabeira, no O Globo.

🏛 _*Governo*_:

“Ministro quer trocar Inpe por empresa privada. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, culpa o monitoramento, feito pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), pela ineficácia no combate ao desmatamento e e quer trocá-lo por empresa privada.” Na capa da Folha.

🏛 _*Governo*_:

“MEC defende um Fundeb permanente. O Ministério da Educação (MEC) dá os últimos retoques em sua proposta para a reformulação do Fundeb, principal mecanismo de financiamento da educação básica”. Na capa do Valor Econômico.

🌐*_Internacional*_:

“Confio que o Brasil enviará mensagem a Erdogan de que estender sua caça às bruxas ao mundo não é aceitável. Perseguição a centenas de milhares de cidadãos sem qualquer evidência de crime agora está sendo levada para países em todo o mundo”. Artigo de Fethullah Gülen, clérigo muçulmano moderado e líder do movimento Hizmet, no Estadão.

🌐*_internacional*_:

“Europa faz testes finais para o ‘open banking’. Os 6.250 bancos da União Europeia (UE) aceleram os testes para colocar em operação o “open banking” europeu, que altera radicalmente as regras do jogo bancário no continente”. Na capa do Valor Econômico.

🌐*_Internacional*_:

“sadfsdfsdf.

🌐*_Internacional*_:

“sadfsdfsdf.

🌐*_Internacional*_:

“sadfsdfsdf.

🌐*_Internacional*_:

“sadfsdfsdf.

🕵*_Investigações_*:

“Gestão Doria aponto índicio de fraude em obra do Rodoanel. Trecho Norte ainda não concluído apresenta problemas e passa por auditoria do governo, que aponta falta de atestados e descontrole em pagamentos.” Na capa da Folha.

🎙 _*Mídia*_:

“Pela regulação. Às voltas com as ciladas legais que a inteligência artificial cria, o Google defende a ‘regulação inteligente”, fruto de consenso com os interessados, diz Kent Walker, diretor jurídico.” Na capa do Valor Econômico.

💼*_Política_*:

“Ameaçados, sete deputados têm escolta. Recorde, número de parlamentares que têm proteção policial na atual Legislatura chega a 7; destes, 5 são alvo de intimidação física”. Na capa do Estadão.

💼*_Política_*:

“‘Eu vou dar um pit-stop na política’, diz tucano. Entrevista da 2ª – Geraldo Alckmin. Após um silêncio de oito meses, o ex-governador anuncia que vai se afastar por um tempo da política. “Gosto muito de estudar. O futuro a Deus pertence.” De volta à medicina e ao magistério, Alckmin critica Jair Bolsonaro por não ter um plano e fazer o país perder tempo e manda recados para João Doria, novo expoente do PSDB.” Na capa da Folha.

💼*_Política_*:

““Governo não tem agenda ampla para o país, diz Maia. Presidente da Câmara afirma que Previdência não é plano, e sim ‘necessidade’, e que há ‘zero de verdade’ na informação de que o pacto republicano está selado”. Manchete de capa do O Globo.

💼*_Política_*:

““‘Sem aprovar reformas, vamos para o colapso social’, afirma Maia. Para presidente da Câmara, só mudar Previdência não tira País da crise. Rodrigo Maia acusou o ministro da Educação de gerar crise ao defender cortes. Educação não pode ser o que esse ministro (Weintraub) está fazendo”. Entrevista com Rodrigo Maia, presidente da Câmara, manchete de capa do Estadão.

💼 👴 _*Política e Previdência*_:

“Estados poderão ter opção de aderir às regras da reforma. Comissão Especial estuda dar prazo para que os governos regionais ratifiquem ou desistam das regras federais para aposentadoria.” Na capa do O Globo.

💼 👴 _*Política e Previdência*_:

““Previdência pública é alvo principal das emendas. A proposta de reforma da previdência entra agora em sua fase decisiva, com 277 emendas apresentadas por deputados que, em graus variados, diminuem sua eficácia e a economia de recursos prevista – não há nenhuma que vá em direção oposta”. Manchete de capa do Valor Econômico.

👴 _*Previdência*_:

“Sem reforma, déficit de Estados deve crescer 300% até 2060. O déficit dos Estados, hoje perto de R$ 100 bilhões, deve quadruplicar até 2060, segundo a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado. O passivo previdenciário atual e futuro dos governos estaduais é maior que a dívida deles com bancos e a União. A inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência virou impasse diante da resistência da Câmara em assumir o ônus político.” Na capa do Estadão.

🚑 _*Saúde*_:

“Casos de dengue crescem 432% no País. Saúde. Brasil registrou 767 mil suspeitas de infecção e 222 mortes até 11 de maio. Proteção imunológica da população é menor para tipo 2 do vírus, que voltou a se espalhar; tempo chuvoso e outono com temperaturas mais altas deixam várias regiões em alerta”. Na capa do Estadão.

🚑 _*Saúde*_:

““De 8 vacinas infantis, país atinge meta apenas em 1. Brasil enfrenta queda na imunização e cumpre objetivo só contra tuberculose”. Manchete de capa da Folha.

👥 _*Social*_:

“O ódio contra negros nas redes sociais: denúncias de racismo crescem 36% no Brasil”. Na coluna de Ancelmo Gois, no O Globo.

⏳*_Destaque histórico_*:

“Em 03 de junho de 1961, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o primeiro dirigente soviético, Nikita Kruschev, se encontram em Viena pela primeira vez.” No portal Terra.

👍*_Positivo_*:

“CDH pode votar garantia de vagas para pessoa com deficiência em transportes coletivos”. Na Agência Senado.

👎*_Negativo_*:

“Verba para a Defesa Civil cai à metade em 5 anos e municípios reclamam de falta de assistência”. No O Globo.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu