Sinopse da grande mídia impressa em 02.06.2019

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 204

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 212 dias do fim do ano de 2019, hoje é domingo, 02 de junho de 2019, 153º dia do ano.

📃 Manchetes do dia:

“Governadores querem que relator mantenha estados na reforma da Previdência. Sem a medida, crise fiscal dos governos regionais se agravaria, e a União teria de socorrê-los, alertam”. Manchete de capa do O Globo.

“Desempregado sem formação não consegue nem trabalhos básicos. País tem 635 mil pessoas consideradas de difícil recolocação; número deve crescer”. Manchete de capa do Estadão.

“Proposta quer limitar MPs editadas pelo presidente. Projeto de senadores reduz número de medidas provisórias a apenas 5 por ano”. Manchete de capa da Folha.

📃 Editoriais do dia:

“Congresso precisa acabar com o atraso no setor. Um grande obstáculo a melhorias é a ineficiência de empresas estatais, geralmente sob proteção política”. Editorial do O Globo.

“Uma vergonha nacional. Estudos mostram que há muito a fazer na educação, em várias frentes. Planejamento, competência e coordenação são requisitos para o País avançar”. Editorial do Estadão.

“Cidades saudáveis. Possibilidade de se manter fisicamente ativo deveria ser priorizada no planejamento urbano”. Editorial do Estadão.

“O STF não pode criar leis. Não é papel do Supremo legislar e, menos ainda, legislar em matéria penal”. Editorial do Estadão.

“Cuidado com o vão. Mercado de trabalho mostra aumento da subutilização e da desigualdade”. Editorial da Folha.

“Luzes de Merkel. Chanceler arrostou teses que buscam na intolerância a resposta para problemas”. Editorial da Folha.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo não funciona nos finais de semana.

🏙️ Cidades:

“Obra gera discórdia no Clube Pinheiros. Obra do arquiteto Warchavchik, salão de festas de clube paulistano será reformado; sócios defendem preservar patrimônio”. Na capa do Estadão.

🏙️ Cidades:

“SP deve trocar por concreto calçadas de pedra portuguesa”. Na capa da Folha.

🔬 Ciência:

“Museu Nacional com caixa zerado. Enquanto o ministro brinca de Gene Kelly, o diretor do Museu Nacional corre atrás de doações. Sem socorro financeiro, a busca pelo que restou do incêndio vai parar”. Na coluna de Bernardo Mello Franco, no O Globo.

💲Economia:

“A fábula do investidor de fora no Brasil. O governo, o “mercado” e os bumbos da orquestra garantem que, uma vez aprovadas as reformas do “Posto Ipiranga”, a economia brasileira entrará num ciclo virtuoso. Tomara. Em tese, há bilhões de dólares esperando o sol nascer para jogar dinheiro no Brasil.” Na coluna de Elio Gaspari, no O Globo.

💲Economia:

“Petrobras terá de vender 50% das refinarias. Depois de um ano de negociação, finalmente um dos mais resistentes monopólios do Brasil caminha para o seu fim. Ainda em junho, Cade e Petrobras assinam o acordo que obrigará a estatal vender 50% de suas refinarias”. Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.

💲Economia:

“Millennials treinam executivos experientes. Cresce número de empresas que colocam millennials para ensinar profissionais seniores. Os “coaches” têm entre 23 e 30 anos e estão ensinando profissionais experientes a lidar com a nova geração no trabalho. Empresas incentivam troca.”. Na capa do Estadão.

💲Economia:

“Pibinho e conflito distributivo. Com déficits seguidos e dívida pública em trajetória explosiva, o Congresso se recusa a arrumar a política fiscal. A reforma da previdência não anda. Novos impostos não são criados. Assim, o investimento não voltará.” Na coluna de Samuel Pessôa, na Folha.

👨‍🎓Educação:

“Filosofia é pilar em academia onde Bolsonaro estudou. Vistas como secundárias pelo presidente, as disciplinas de filosofia e sociologia são consideradas essenciais na grade curricular dos oficiais na Academia Militar das Agulhas Negras, onde ele teve sua primeira formação na carreira militar.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Eleitor de 2º turno se afasta mais de Bolsonaro. Perfil. Presidente perde mais apoio entre mulheres de 25 a 40 anos, das classes B e C e que votaram no então candidato do PSL apenas contra Fernando Haddad, diz pesquisa”. Na capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Reflexões em marcha: o que pensam os generais no governo. O que se passa por cabeças de militares do Alto Comando do Exército e que trabalham bem perto do presidente. Marcados pelo fim da ditadura, por missões internacionais e interlocução com civis, os generais que atuam na gestão Bolsonaro temem que tropeços do governo arranhem a imagem que as Forças Armadas construíram desde a redemocratização”. Na capa do O Globo.

🏛 Governo:

“Bolsonaro pode estar com estresse pós-traumático. É bom ressaltar que o transtorno se reflete no campo psíquico, podendo ter efeitos físicos, mas não tem interferência no pensamento cognitivo e ideológico do paciente”. Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

🏛 Governo:

“Bolsonaro vive em solo intergaláctico. Em sua 29ª semana no poder, Bolsonaro ainda soa como se estivesse pisando em solo intergaláctico”. Na coluna de Dorrit Harrazim, no O Globo.

🏛 Governo:

“Aparentemente, Bolsonaro gosta de todo o foco nele, não no governo e nas soluções para o País. Por óbvio, o Parlamento parla e o Executivo executa. O presidente Jair Bolsonaro subverte essa lógica, ao executar pouco e estar se candidatando a ser o presidente mais falante da história da República, mas a principal questão nem é essa, é se Bolsonaro realmente tem um plano de governo para executar no País.” Na coluna de Eliane Catanhêde, no Estadão.

🏛 Governo:

“‘Articulação é desanimadora’. Para Pastore, equipe econômica é a ‘certa’ e pode recolocar País nos trilhos, mas condução política atrapalha. Economista diz que Bolsonaro tem a equipe econômica certa, mas falta articulação política. Para ele, além da Previdência, é preciso abrir a economia, reformar o sistema tributário e elevar a competitividade.” Entrevista com Affonso Celso Pastore, no Estadão.

🏛 Governo:

“De ‘golden shower’ a piada com japoneses, obsessão fálica marca Bolsonaro. Especialistas comentam fixação do presidente com genitais e sexualidade”. Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Bolsonaro acena a evangélicos, e ministros do STF rechaçam Bretas e apontam para AGU e Humberto Martins”. Na Folha.

🏛 Governo:

“Depois de defender indicação de evangélico ao STF, Bolsonaro não garante Moro como ministro”. No O Globo.

🏛 Governo:

“Bolsonaro fala em ‘Brasil de todas as religiões’ 1 dia após aceno a evangélico no STF”. Na Folha.

🏛 Governo:

“Uma grande mentira. Os bolsonaristas do poder econômico começam a se assustar”. Na coluna de Jânio de Freitas, na Folha.

🕵Investigações:

“Ex-assessores têm dificuldade de explicar trabalho para Flávio. Quatro ex-assessores do hoje senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), todos parentes de sua ex-madrasta Ana Cristina Siqueira Valle, têm dificuldades para comprovar que trabalharam para o então deputado estadual, às vezes por mais de uma década.” Na capa do O Globo.

🕵Investigações:

“Áudios apontam repasse de R$ 1,8 mi a Paulinho. Valor teria sido pago pela Odebrecht e entregue na sede da Força Sindical ao chefe de gabinete do deputado”. Na capa do Estadão.

💼Política:

“No Brasil, não há responsáveis pelas mazelas. Todos querem fazer crer que a culpa é dos outros. Ou que ninguém tem culpa. Na verdade, o que falta nesta turma é memória. Todos são culpados”. Na coluna de Ascânio Seleme, no O Globo.

💼Política:

““Surto de obscurantismo quase dá prejuízo ao governo. Deputados confundem conservadorismo com preconceito até em questões burocráticas. A Câmara gastou 30 minutos na última semana batendo boca sobre trocar ou não o termo “gênero” por “sexo” em cadastros do INSS, como se isso fizesse diferença. “É uma casa de loucos”, resumiu um deputado.”. Na coluna de Bruno Boghossian, na Folha.

💼Política:

“À beira da recessão, país perde tempo com irrelevâncias”. Na coluna de Miriam Leitão, no O Globo.

💼Política:

“Tarefa dos que não acreditam em carisma e demagogos é reforçar a crença na democracia”. Na coluna semana de Fernando Henrique Cardoso, no Estadão.

💼Política:

“Doria indica novo presidente do PSDB, mas não isola velha guarda do partido”. No O Globo.

💼Política:

“Sem renovação, PSDB é mais um gato pardo. A principal missão de Bruno Araújo à frente do PSDB, a de preparar a candidatura de João Doria à Presidência, será árdua. Experientes observadores acham quase impossível reconstruir a imagem do partido com a manutenção de velhas figuras regionais, muitas delas enroscadas em investigações cabeludas. Se em SP Doria venceu a eleição apesar do PSDB e colado em Jair Bolsonaro, a fórmula não se repetirá. O partido precisa ter convicções claras e se diferenciar dos demais gatos pardos que, com retoques cosméticos, ocupam hoje o centro.” Na Coluna do Estadão.

💼Política:

“Na mesa de apostas do Congresso, muitos líderes de partidos apostam que a polarização Bolsonaro versus PT se esgotará no próximo ciclo eleitoral. Por isso, até o conservador PRB, ligado aos evangélicos, quer ser de “centro”.” Na Coluna do Estadão.

💼 👴 Política e Previdência:

“Relator negocia com governo e avalia tirar estados e municípios de reforma da Previdência”. Na capa da Folha.

👥 Social:

“Dormindo com o inimigo digital: apps espionam parceiros. Aplicativos que monitoram, sem serem detectados, parceiros amorosos via smartphones levantam debate ético”. Na capa do O Globo.

👥 Social:

“Serviço público no Rio tem vagas que ninguém quer. Em áreas de risco ou de difícil acesso, escolas, delegacias e UPAs ficam sem pessoal”. Na capa do O Globo.

Destaque histórico:

“Em 02 de junho de 1882 morre Giuseppe Garibaldi, que foi decisivo na unificação da Itália. De 1836 a 1848, ele se exilou na América do Sul, aderindo à Revolução Farroupilha, no sul do Brasil. Em 1860, comandou a Expedição dos Mil, quando conquistou a Sicília e Nápoles. Garibaldi viveu seus últimos anos em uma ilha italiana.

👍Positivo:

“Câncer de mama. Novo medicamento aumenta taxas de sobrevivência”. Na Veja online.

👎Negativo:

“Guerra comercial poderia desencadear crise financeira global, avisa financista © AFP 2019 / Bryan R. Smith”. No SputinikNews.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu