Aviação, reforma previdenciária e entrevista de Lula são os destaques das manchetes dos grandes jornais.

Crédito da foto: Agência CâmaraAviação, reforma previdenciária e entrevista de Lula são os destaques das manchetes dos grandes jornais. “Anac prepara divisão de horários de voos da Avianca”, diz a do O Globo. “Maioria da comissão apoia reforma, mas com alterações”, conta a do Estadão. “Brasil é governado por um ‘bando de maluco’, afirma Lula na prisão”, relata a da Folha

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 168

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 248 dias do fim do ano de 2019, hoje é sábado, 27 de abril de 2019, 117º dia do ano.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 26, em baixa de -0,33%, a 96.236 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,61%, a R$3,93, e o euro também em baixa de -0,39%, a R$4,39.

🎨 Arte e cultura:

“A história nos ensina que a cultura é mais forte e resiliente do que qualquer governo. Quem sobreviver verá.” Na coluna de Sérgio Augusto, no Estadão.

💲Economia:

“Petrobras quer vender oito refinarias, 50% de sua capacidade. Estatal anunciou que pretende negociar conjunto de refinarias em sete estados, que podem processar 1,1 milhão de barris, o equivalente à metade da capacidade da empresa. Medida visa dar maior competitividade e transparência ao segmento de refino.” Na capa do O Globo.

💲Economia:

“Petrobrás poderá dar até 13 salários extras”. Na capa do Estadão.

💲Economia:

“Tempo de aperto e de cuidado. Com dinheiro curto e endividado, o consumidor pode diminuir mais as compras. Com isso, a economia continuará travada.” Editorial do Estadão.

🏛 Governo:

“Governo recua e não vai analisar propagandas. Após o Planalto ordenar que estatais submetam todas as propagandas à Secretaria de Comunicação, o governo recuou. O ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Santos Cruz, disse ao GLOBO que a orientação “não tem validade” por desobedecer à Lei das Estatais.” Na capa do O Globo.

🏛 Governo:

“Risco de cortes para Sociologia e Filosofia. Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, sugerem redução de investimento em cursos de ciências humanas.” Na capa do O Globo.

🏛 Governo:

“Bolsonaro sugere menos investimentos em Humanas. O presidente Jair Bolsonaro disse que o governo deve diminuir repasses de verbas para Ciências Humanas, apesar de o País já investir mais recursos em pesquisas de Exatas e Biológicas. O objetivo é “focar em áreas que gerem retorno imediato ao contribuinte, como Veterinária, Engenharia e Medicina”. O plano foi mal recebido na comunidade acadêmica.” Na capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Japão vai voltar atrás em política educacional citada como referência por governo Bolsonaro. Desde 1995, governo reduziu o orçamento público dedicado à formação em ciências humanas, mas impacto das mudanças tecnológica e climática na sociedade levou a revisão.” No O Globo.

🏛 Governo:

“Cursos criticados por Bolsonaro são 1% de universidades. Jair Bolsonaro disse em rede social que estuda “descentralizar investimento em faculdades de filosofia e sociologia”. O número de alunos de graduação desses cursos representa 1% do total nas universidades federais.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Os métodos de alfabetização. A excessiva ênfase dada pelo governo Bolsonaro ao método fônico e a insistência em equiparar a família à escola como “agente do processo de alfabetização” não foram bem recebidas.” Editorial do Estadão.

🏛 Governo:

“Bolsonaro é um simulacro de Jânio Quadros”. Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

🏛 Governo:

“De Jânio a Bolsonaro. Atual presidente por vezes parece inspirar-se em seu excêntrico antecessor.” Editorial da Folha.

🏛 Governo:

“Os perigos da polêmica sobre o Censo de 2020”. Na coluna de Miriam Leitão, no O Globo.

🏛 Governo:

“Vice tem mais agenda fora que presidente. Homenageado ontem pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o vice, Hamilton Mourão, teve até agora 25% mais compromissos fora do Planalto do que Bolsonaro. Ele deixou o gabinete para eventos 97 vezes, ante 78 do presidente.” Na capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Moro defende que Coaf permaneça na pasta da Justiça. O ministro comentou fala de Jair Bolsonaro, que disse não se opor a devolver o órgão, que investiga operações financeiras suspeitas, ao ministério da Economia. Para Moro, a mudança fortaleceu o combate a organizações criminosas.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Secretário questiona defesa de Maia de retirada de demarcações de terras do Ministério da Agricultura.” No O Globo.

🏛 Governo:

“Desmatamento eleva o risco Bolsonaro. Constatação preocupa ainda mais porque governo tem posição contrária à conservação.” Editorial do O Globo.

🌉 Infraestrutura:

“Anac prepara divisão de horários de voos da Avianca. Mercado pressiona por aumento da concorrência no aeroporto de Congonhas.” Manchete de capa do O Globo.

🌐Internacional:

“Turcos temem que 300 sejam presos no Brasil. Considerada grupo terrorista pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, a organização turca Hizmet teme que cerca de 300 turcos ligados ao movimento e que vivem no Brasil sejam presos e sofram processos de extradição similares ao de Ali Sipahi. O empresário está preso há três semanas.” Na capa do Estadão.

🌐Internacional:

“A incerteza passou a ser dominante na política e na economia da Argentina. Segundo pesquisas, cerca de 60% dos entrevistados declaram não saber em quem votar na eleição de outubro.” Editorial do O Globo.

⚖️Justiça:

“Sérgio Silveira Banhos é indicado ao TSE.” Na capa do O Globo.

⚖️Justiça:

“Empregado não precisa bater ponto, decide TST. Trabalhadores só são obrigados a registrar saídas antecipadas, horas extras, atrasos, faltas ou licenças. Para especialistas, Tribunal Superior do Trabalho começa a se ajustar à reforma trabalhista e à jurisprudência do STF.” Na capa da Folha.

🎙 Mídia:

“Senado destaca papel da TV Globo pró-democracia. Em sessão pelos 54 anos da TV Globo, os presidentes do Senado e do STF ressaltam importância da emissora para a democracia.” Na capa do O Globo.

💼Política:

“Rodrigo Maia optou por seguir caminho paralelo ao de Bolsonaro, embora na economia tenha pontos em comum.” Na capa do Estadão.

💼Política:

“Brasil é governado por um ‘bando de maluco’, afirma Lula na prisão. À Folha e ao jornal el país ex-presidente diz ter ‘obsessão de desmascarar’ Sergio Moro, que o condenou por corrupção. Em sua primeira entrevista na prisão, na sede da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a elite brasileira deveria fazer uma autocrítica após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL). “O que não pode é esse país estar governado por esse bando de maluco”, declarou.” Manchete de capa da Folha.

💼 👴 Política e Previdência:

“Maioria da comissão apoia reforma, mas com alterações. Dos 49 deputados que vão analisar Previdência, 32 defendem mudanças no sistema.” Manchete de capa do Estadão.

💼 👴 Política e Previdência:

“Desconto camarada. Se Jair Bolsonaro realmente deseja vender sua reforma pelo melhor preço possível no Congresso, o primeiro passo é parar de tratá-la como mercadoria encalhada.” Editorial do Estadão.

👮 Segurança Pública:

“Gasolina vaza, e menina tem 80% do corpo queimado. Vazamento de gasolina em alta temperatura de duto da Petrobras em Caxias feriu quatro pessoas. Com 80% do corpo queimado, a menina Ana Cristina Pacheco, de 9 anos, foi internada em estado grave. Polícia investiga se milicianos estão envolvidos no furto do produto.” Na capa do O Globo.

👮 Segurança Pública:

“Recuo na violência. Levantamento mostra queda do número de crimes letais no primeiro trimestre.” Editorial da Folha.

👥 Social:

“Mulher trabalha 10h mais que homem em casa. Mulheres dedicam, em média, 21,3 horas semanais a afazeres domésticos, enquanto os homens gastam 10,9 horas nesse tipo de tarefa, segundo dados do IBGE. Elas também trabalham mais quando somadas as jornadas de trabalho e as tarefas domésticas: 53,3 horas semanais, ante 50,2 horas dos homens.” Na capa do Estadão.

Destaque histórico:

“Em 27 de abril de 1945, Benito Mussolini é capturado pela resistência italiana em Dongo, quando tentava fugir disfarçado de soldado alemão.” Na Wikipédia.

👍Positivo:

“Projeto que proíbe sacolas e utensílios de plástico segue para o Plenário.” Na Agência Senado.

👎Negativo:

“Decisão impede que réus na tragédia de Mariana respondam por homicídio.” Na Agência Brasil.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu