SINOPSE 997 – PORTAL ANEXO 6 – Ano IV – 05.08.21

SINOPSE 997: Nas manchetes: Bolsonaro acena com armas fora da Constituição; presidente é incluído no inquérito das fake news; Selic é elevada

*Manchetes do dia*:

“Bolsonaro diz que pode usar armas fora da Constituição. Alexandre de Moraes incluiu presidente como investigado no inquérito do STF sobre fake news.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Moraes inclui Bolsonaro no inquérito das fake news. Para ministro do STF, presidente pode ter cometido 11 crimes. *Manchete de capa do O Globo*.

“STF passa a investigar Bolsonaro por fake news antidemocráticas. Decisão é de Alexandre de Moraes; relator do voto impresso propõe tirar poder do TSE” *Manchete de capa do Estadão*.

“Bolsonaro acusa o STF de ação ilegal e faz ameaça. Depois de ser incluído no inquérito das fake news, no Supremo, presidente da República reage afirmando que a corte não agiu “dentro das quatro linhas da Constituição” ao abrir o processo sem consulta ao Ministério Público. “Então, o antídoto para isso também não está dentro das quatro linhas”, declarou, voltando a elevar a tensão entre os poderes Executivo e Judiciário. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Copom acelera ritmo de alta e aumenta a Selic para 5,25%. Colegiado do Banco Central (BC) indicou que haverá uma alta da mesma magnitude na próxima reunião, em setembro.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Instabilidade é regra. Volúpia de mudanças eleitorais na Câmara deveria dar lugar a abordagem cautelosa” 

“De filho para mãe. Caso de Ciro Nogueira mostra que suplência de senadores precisa ser revista.”

_*O GLOBO*_. 

“Senado precisa derrubar o PL da Grilagem. Quem acreditava que a saída de Salles do governo traria um alívio no desmatamento da Amazônia estava enganado. A Câmara presidida por Lira tem prestado um desserviço sem paralelo ao país e ao planeta em que todos os deputados, assim como seus filhos e netos, terão de continuar a viver. Cabe agora ao Senado restaurar o bom senso e derrubar as “boiadas” que vierem de lá.”

“Nova sede nababesca da Alerj é um acinte diante da penúria do estado. É possível que nossos parlamentares, confortavelmente instalados em gabinetes de cem metros quadrados no espigão reformado com R$ 170 milhões em dinheiro público, percam a noção do que se passa no Rio. Basta chegarem à janela e olharem em volta para terem um choque de realidade.”

*ESTADÃO*_

“Um País prisioneiro das eleições. Quando o País deveria estar discutindo o desafio de se recuperar após a pandemia, perde tempo com os delírios de Bolsonaro”

“A oscilação da indústria. Produção industrial fechou um semestre de vários tombos e de lenta recuperação.” 

“Os precatórios da campanha de reeleição. O governo Bolsonaro quer usar recursos de terceiros para fortalecer a campanha de reeleição.”

“Retomada das viagens aéreas ainda decepciona. Neste ano, as companhias transportaram apenas 20% dos passageiros que haviam transportado dois anos antes.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Agenda econômica entra no embalo eleitoral. Para quem estuda há muito uma forma de bancar a ampliação do Bolsa Família, a saída é frustrante e suspeita.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 04, em baixa de -1,44%, a 121.801 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,13%, a R$ 5,18.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

Edição da Sinopse 997: Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments