SINOPSE 987 – PORTAL ANEXO 6 – Ano IV – 26.07.21

SINOPSE 987: Nas manchetes têm aparelhamento do governo, escolas públicas, recuperação da indústria, construção civil e Bolsa.

*Manchetes do dia*:

“Indicações expõem desgaste a aparelhamento do governo. Bolsonaro articula por escolhidos em órgãos de controle e agências e no exterior.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Reabertura de escolas públicas avança com queda de casos de Covid. Pela primeira vez na pandemia, alunos de 26 redes estaduais estarão nas salas em agosto. *Manchete de capa do O Globo*.

“10 de 13 setores da indústria retomam nível pré-pandemia. Expectativa é de aceleração neste semestre, mas economistas alertam para desafios, como a alta dos juros” *Manchete de capa do Estadão*.

“Construção civil puxa criação de emprego no país. O setor foi o que mais abriu postos de trabalho formais, em meio à crise provocada pelo coronavírus. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Empresas que desistiram de IPOs buscam investidores. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), 40 empresas deixaram de ir à bolsa em 2021, apesar do mercado de capitais aquecido.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Alerta energético. Projeção mostra risco de escassez de eletricidade, o que exige senso de urgência” 

“Triste Hungria. Com embate entre premiê Orbán e comunidade LGBT+, país avança no obscurantismo.”

_*O GLOBO*_. 

“Chile e Uruguai comprovam os erros dos ‘sommeliers de vacina’. Qualquer chileno ou uruguaio vacinado com CoronaVac hoje está mais protegido que um brasileiro que tenha tomado a vacina da Pfizer ou ido a Miami só para tomar a da Moderna. Simplesmente porque o governo foi capaz de entregar com rapidez as vacinas, e a população entendeu o benefício da vacinação.”

“Profissionais liberais deveriam pagar mais impostos. A queixa dos profissionais liberais parece refletir apenas o interesse em preservar as distorções que lhes favorecem. O país precisa de impostos justos, não de regras e exceções que funcionam como “elisão fiscal legalizada.”

*ESTADÃO*_

“A redução da população jovem. Chegou-se à fase chamada de país maduro. A população mais idosa tende a crescer mais rapidamente. Cresce também, obviamente, a idade média da população”

“Na falta de consciência cívica, a lei. Decisão do TRT-2 lembra que a vacinação é uma estratégia de proteção coletiva.” 

“Obsessão por eleições. Bolsonaro faz a mais sórdida campanha contra o direito de voto a que o País assiste desde 1988.”

“Estatais são gigantes com baixo retorno. De acordo com relatório, empresas receberam R$ 19,4 bi do Tesouro em 2020, mas pagaram apenas R$ 5,4 bi em dividendos.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Prévia da inflação mostra sinais da crise hídrica. Itens de energia tiveram alta expressiva de preços e pesaram na inflação de julho, medida pelo IPCA-15.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não funciona aos finais de semana, reabrindo nesta segunda-feira, 26.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

Edição da Sinopse 987: Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments