SINOPSE 980 – PORTAL ANEXO 6 – Ano IV – 19.07.21

SINOPSE 980: Nas manchetes tem enxugamento da máquina federal, reforma eleitoral, queda de multas ambientais, FGTS, lucro, inflação e energia

*Manchetes do dia*:

“Máquina federal tem enxugamento de pessoal e gastos. Restrição a contratações e aumento das aposentadorias levam à diminuição inédita de servidores e de despesas’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Reforma eleitoral reduz fiscalização sobre partidos. Relatório em discussão na Câmara esvazia papel da Justiça Eleitoral na análise de gastos. *Manchete de capa do O Globo*.

“Pagamento de multa ambiental cai 93% no governo Bolsonaro. Número se refere às autuações feitas nos Estados da Amazônia Legal e faz parte de levantamento da UFMG” *Manchete de capa do Estadão*.

“FGTS distribuirá quase R$6 bilhões a trabalhadores. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Lucro vem forte no 2º tri, mas inflação e energia preocupam. Além de resultados robustos, mercado espera informações de como as empresas estão lidando com questões como alta de custos e risco energético.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Mais mortes e armas. País experimenta aumento de homicídios e retrocesso na política de desarmamento” 

“Conta perigosa. Governo arrisca ao associar aumento do Bolsa Família à tributação dos dividendos.”

_*O GLOBO*_. 

“Recusa ideológica em apoiar festival de jazz é prova do atraso da Funarte. Não se podem usar os órgãos públicos, instituições de Estado, para impor filtros ao pensamento de quem quer que seja, atirando numa fogueira a Constituição. Como disse a ministra Cármen Lúcia num julgamento de 2015 que entrou para a história, “cala a boca já morreu”. É sempre bom lembrar.”

“É necessária e urgente a volta às aulas presenciais. O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu em audiência no Senado o retorno às aulas presenciais. Ribeiro deve aliar ações concretas às suas falas. O governo federal tem o dever de apoiar estados e municípios. O Brasil não pode esperar mais para recuperar o tempo de ensino perdido. Está em jogo o futuro das nossas crianças — e do país.”

*ESTADÃO*_

“Semipresidencialismo, uma mudança possível. Tema merece ser seriamente debatido no Brasil. Pode ser o caminho viável para fortalecer a governabilidade e aumentar a responsabilidade política”

“O G-20 ante as crises globais. Sem compromissos mais sólidos, ‘divergência’ entre ricos e pobres se intensificará.” 

“A volta da violência. Dados de 2020 destroem o mito de que o governo Bolsonaro priorizaria a segurança.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

CPI ganha tempo, mas deve mostrar serviço no recesso. É o dever de casa que precisa ser feito para que a CPI retorne num ritmo acelerado.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 19, após o final de semana.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Economia do Turismo

Edição: Sérgio Botêlho

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments