SINOPSE 1073: PORTAL ANEXO 6 – ANO IV – 19.10.21

SINOPSE 1073: Desaceleração chinesa deve retardar Brasil na retomada; Renan quer indiciamento de Bolsonaro e outras 70 pessoas; Petrobras; feminicídio; cresce o pessimismo na área de infraestrutura

*Manchetes do dia*:

“Desaceleração chinesa deve retardar Brasil na retomada. Avanço menor da segunda economia global afeta todos, mas exportadores de produtos básicos perderão mais.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Renan quer indiciamento de Bolsonaro e outras 70 pessoas. Inclusão de Flávio e de crime de genocídio no relatório ainda divide senadores. *Manchete de capa do O Globo*.

“‘Bolsonaro se acha dono da Petrobras e procede como tal’. Ex-presidente da estatal diz que se desgastou por não atender a pedidos relacionados a preços de combustíveis e nomeações” *Manchete de capa do Estadão*.

“É preciso um basta contra o feminicídio. É uma tragédia sem fim. Em apenas três dias, duas mulheres foram assassinadas covardemente por homens. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Cresce o pessimismo na área de infraestrutura. Pesquisa semestral da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base revela ser alto (50,3%) ou médio (38,3%) o impacto da inflação sobre as empresas de 167 gestores entrevistados.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Proteção reduzida. Mudança no Código Florestal esvazia norma que busca preservar entorno de rios em áreas urbanas” 

“Questão de dignidade. Ação coordenada para oferecer absorventes nas escolas deveria ser prioridade do governo federal.”

_*O GLOBO*_. 

“Câmara precisa rever texto que alivia as exigências do Código Florestal. ‘Destruir matos virgens, como até agora se tem praticado no Brasil, é extravagância insofrível, crime horrendo e grande insulto feito à natureza.’ O Congresso faria bem se lembrasse a recomendação de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência.”

“É um abuso acusar Bolsonaro de genocídio. Todos esses crimes devem obviamente ser punidos com o maior rigor possível. Mas nenhum deles foi cometido especificamente contra os indígenas. Nem está comprovado que o governo teve a “intenção de destruir, no todo ou em parte” qualquer grupo étnico específico.”

*ESTADÃO*_

“A crise nacional é ‘made in Brazil’. No desarranjo dos preços e nos entraves ao crescimento econômico, o Brasil não precisa da ajuda da crise externa, pois é autossuficiente na criação de problemas”

“A condenação de militares no Rio. Condenação de militares pelo fuzilamento de músico e catador no Rio faz justiça às vítimas e expõe o risco detratar as Forças Armadas como força policial.” 

“A retomada dos investimentos. Crescimento dos investimentos estrangeiros diretos supera as expectativas otimistas da Unctad.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Estados investem mais, mas gastam menos com educação. Apenas nove unidades da federação aumentaram gastos na área.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 18, em queda de -0,19%, a 114.428 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,21%, a R$ 5,52.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo

Edição da Sinopse 1073 – Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments