SINOPSE 1065 – PORTAL ANEXO 6 – ANO IV – 11.10.21

SINOPSE 1065: Receita cresce, mas gasto estadual em educação ca; Investidores estrangeiros evitam leilões de infraestrutura; violações de direitos humanos triplicam; Estados ampliam investimento

*Manchetes do dia*:

“Receita cresce, mas gasto estadual em educação cai. Na pandemia, estados economizaram em vez de preparar escolas, sugere estudos.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Investidores estrangeiros evitam leilões de infraestrutura. Com incertezas na política e na economia, país não atraiu novos concorrentes de fora este ano. *Manchete de capa do O Globo*.

“Ações relacionadas a violações de direitos humanos triplicam. Alta em 2020, primeiro ano da pandemia, foi puxada principalmente por demandas de assistência social” *Manchete de capa do Estadão*.

“Chuvas causam transtornos e celebração. O temporal de domingo à tarde provocou alagamentos  e causou prejuízos em várias regiões do Distrito Federal.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Com arrecadação em alta forte, Estados ampliam investimento. De janeiro a agosto, o total investido pelos 26 Estados e pelo Distrito Federal (DF) somou R$ 18,6 bilhões, com aumento nominal de 28,8% em relação a iguais meses do ano passado.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Afrouxando limites. Congresso corrige defeitos da Lei de Improbidade, mas reduz risco para políticos” 

“Petróleo sob dúvida. Apesar de fiasco em leilão, é prematuro dizer que caiu interesse na exploração.”

_*O GLOBO*_. 

“À beira da falência, sistema de ônibus do Rio precisa ser saneado. Os consórcios de ônibus do Rio estão seguindo uma rota perigosa. Há uma semana, o Transcarioca, que transporta 22% dos passageiros da capital e opera linhas na região de Jacarepaguá, Barra e Recreio, entrou com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça. A decisão talvez não chamasse a atenção, não fosse o terceiro dos quatro consórcios a tomar o mesmo caminho — o Intersul e o Santa Cruz já tinham dado entrada ao pedido no mês passado. Só o Internorte se mantém a salvo até agora.”

“TSE acerta ao abrir códigos das urnas eletrônicas. A abertura do código-fonte se destina a esclarecer quem genuinamente tem dúvidas, a aperfeiçoar ainda mais o sistema e a fortalecer a democracia entre nós.”

*ESTADÃO*_

“Misantropia bolsonarista. Quando um projeto favorece mulheres pobres, os vetos de Jair Bolsonaro chegam a ser até naturais, para horror da sociedade civilizada”

“O controle do Ministério Público. Regras de composição não ajudam o CNMP a cumprir a contento suas atribuições.” 

“Critérios para a improbidade. Para reduzir insegurança jurídica, estabeleceu-se o dolo como requisito para a improbidade.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Conselho do Ministério Público deve ser preservado. PEC dá ao Legislativo mais influência sobre CNMP.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 11, após o final de semana.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo

Edição da Sinopse 1065 – Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments