SINOPSE 1062 – PORTAL ANEXO 6 – ANO IV – 08.10.21

 SINOPSE 1062: Leilão do petróleo fracassa, e Brasil vende 5 dos 92 blocos; Brasil chega a 600 mil mortes, apesar de Covid em queda

*Manchetes do dia*:

“Governo vende 5 de 92 blocos no pior leilão de petróleo. Resultado aquém de 16 rodadas de licitação em 21 anos reflete riscos do setor.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Santuários ecológicos. Leilão de petróleo fracassa por risco ambiental a Noronha. Só 5% dos lotes tiveram lances na disputa com pior resultado desde a abertura do mercado. *Manchete de capa do O Globo*.

“Apesar da covid em queda, Brasil chega a 600 mil mortos. Para muitos que perderam parentes ou amigos na pandemia, a luta agora é fazer com que a tragédia não seja esquecida” *Manchete de capa do Estadão*.

“Risco ambiental esvazia leilão de petróleo e gás. Realizado em hotel, no Rio de Janeiro, o evento foi marcado por protestos de ambientalistas, devido à inclusão de áreas próximas a Fernando de Noronha, o que afugentou investidores,. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Resultado de leilão mostra novo ciclo das petroleiras. Apenas 5 ativos foram arrematados, de um total de 92 ofertados; certame interrompeu a sequência das grandes licitações que atraíram as principais petroleiras do mundo desde 2017.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Labirinto tributário. Sem reforma, multiplicação insana de regras para impostos sufoca contribuintes” 

“Maratona da malária. Após um século de busca, vacina poderá salvar milhares de crianças africanas.”

_*O GLOBO*_. 

“Casos de racismo exigem punição exemplar a criminosos. Em depoimento na Delegacia de Combate à Intolerância da Polícia Civil gaúcha na terça-feira 6, Hauschild confirmou a autoria das mensagens divulgadas. A editora que publicou um livro seu de ficção já o tirou do catálogo. A universidade considera sua expulsão. Se não houver novidades nesse caso, a punição deveria ser outra: a cadeia.”

“Retrocesso no combate à corrupção. O conteúdo e a tramitação acelerada dessa PEC são inadmissíveis num país que depende do combate à corrupção para resgatar sua credibilidade e competitividade no mundo. Felizmente ontem ela foi retirada da pauta. Mas não cessamos de passar vergonha.”

*ESTADÃO*_

“Picadinho tributário. Que o Brasil precisa modernizar seu sistema tributário está fora de dúvida. Difícil é enxergar uma verdadeira reforma nos projetos no Congresso”

“‘O fundo do poço’. Sucessão de equívocos põe em risco produção científica e sistema de pós-graduação do País.” 

“Varejo em tempos de aperto. Dinheiro curto limita o aumento do consumo, principal motor da atividade econômica.”

“A recuperação dos investimentos, segundo o Ipea. A melhora do quadro sanitário, em razão da eficácia das medidas preventivas e do avanço da vacinação, estimulou os investimentos em máquinas e equipamentos.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Câmbio fora de lugar acelera inflação dos emergentes. A disputa eleitoral que se avizinha pode tumultuar o mercado de câmbio e trazer muita volatilidade às cotações.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 07, praticamente empatada com os índices do dia anterior, apresentando levíssima alta de 0,02%, sem decolar dos 110.000 pontos. A 110.585 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,47%, a R$ 5,51.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Turismo Edição da Sinopse 1062 – Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments