SINOPSE 1040 – PORTAL ANEXO 6 – ANO IV – 17.09.21

SINOPSE 1040: Piora popularidade de Bolsonaro; Queiroga suspende vacinação de adolescentes, e DF mantém; governo aumenta IOF para bancar Auxílio Brasil 

*Manchetes do dia*:

“Piora na popularidade de Bolsonaro persiste após 7/9. Em novo recorde, reprovação chega a 53%, aponta Datafolha; aprovação cai para 22%.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Contra Anvisa, Queiroga suspende vacinação de adolescentes. Ministro diz que reviu orientação após questionamento de Bolsonaro. *Manchete de capa do O Globo*.

“Governo aumenta IOF para bancar novo Bolsa Família. Arrecadação prevista para o período é de R$ 2,14 bi; elevação no imposto vai tornar empréstimos mais caros” *Manchete de capa do Estadão*.

“DF mantém vacina para jovens de 14 e 15 anos e avalia se avança até 12. Numa guinada que pegou todo mundo de surpresa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recomendou que a imunização contra a covid-19 de pessoas de 12 a 17 anos sem comorbidades fosse suspensa no país.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Governo eleva IOF para pagar Auxílio Brasil. Avaliação da equipe econômica é de que a elevação do imposto é apenas de uma “tecnicalidade” para resolver o financiamento do programa este ano.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Sólida reprovação. Fragilidade de Bolsonaro, medida pelo Datafolha, afigura-se de difícil reversão” 

“A fatia da educação. PEC para flexibilizar gasto expõe norma que garante verba sem cobrar resultado.”

_*O GLOBO*_. 

“Quarentena para juízes e policiais entrarem na política é decisão correta. Em meio ao retrocesso que representa quase todo o Novo Código Eleitoral de 898 artigos — aprovado pela Câmara numa velocidade espantosa sem a discussão detida que cada tema mereceria —, uma das medidas que despertaram mais controvérsia acabou tendo uma solução satisfatória.”

“Texto da reforma administrativa ficou inaceitável. A pressão das corporações do funcionalismo deteriorou significativamente a proposta de reforma administrativa. O texto que deverá ser votado na Comissão Especial na semana que vem constitui um arremedo de reforma.”

*ESTADÃO*_

“Sem política social, apenas interesse eleitoral. O governo Bolsonaro não tem política pública social. Alega não dispor de recursos. No entanto, tem dinheiro para agradar sua base”

“A democracia e a privacidade de dados. Internet, redes sociais e tecnologias de vigilância podem ameaçar valores democráticos.” 

“Um respiro em julho. Há sinais positivos, mas desgoverno e incertezas derrubam projeções econômicas.”

“Menos burocracia nos Estados e nos municípios. A desburocratização, ansiada pelos empreendedores, melhora o ambiente de negócios e tende a impulsionar a retomada da economia.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Sob pressão, governo chinês amplia intervenção doméstica. Ofensiva atinge os setores mais inovadores da economia.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 16, em baixa de -1,10%, a 113.794 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,57%, a R$ 5,27.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo

Edição da Sinopse 1040 – Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments