SINOPSE 1032- PORTAL ANEXO 6 – ANO IV – 09.09.21

SINOPSE 1032: Bolsa cai e dólar sobe; Fux alerta Bolsonaro sobre desobediência; manchetes destacam as reações institucionais às ameaças bolsonaristas

*Manchetes do dia*:

“Desobediência de Bolsonaro ao STF será crime, afirma Fux. Ameça, se concretizada, sria crime de responsabilidade; Lira pede ‘basta’ sem citar impeachment”.*Manchete de capa da Folha*.

“Fux: desprezar ordem judicial  é crime de responsabilidade. Presidente do STF responde a ameaças de Bolsonaro à democracia. *Manchete de capa do O Globo*.

“Fux responde a ataque e alerta para crime de responsabilidade. Presidente do STF diz que desrespeito à Justiça é atentado à democracia; ‘Ninguém fechará esta Corte’, afirmou” *Manchete de capa do Estadão*.

“Fux, Lira e Pacheco reagem a Bolsonaro. Um dia depois de o chefe do Executivo dizer que não cumprirá mais decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o presidente da Corte, Luiz Fux (foto), fez duro pronunciamento em defesa do Supremo. Um dia depois de o chefe do Executivo dizer que não cumprirá mais decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o presidente da Corte, Luiz Fux (foto), fez duro pronunciamento em defesa do Supremo. “Ninguém fechará esta Corte”, disse. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Escalada da crise assusta setor privado e mercados afundam. Para analistas e empresários, a tensão política compromete o avanço da agenda econômica, agrava o já difícil quadro fiscal e dificulta a recuperação da economia.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“’É crime’. Fux diz o óbvio necessário sobre pregação de Bolsonaro; Lira e Aras dissimulam” 

“Casuísmo digital. MP para restringir remoção de conteúdos nas redes busca insuflar bolsonaristas.”

_*O GLOBO*_. 

“Vacinação dos adolescentes deveria estar entre as prioridades. Nessa nova frente que se abre, o governo federal deve ter duas prioridades, ambas importantes. Uma é garantir que os imunizados com a primeira dose tenham a garantia de oferta da segunda quando o prazo chegar. A segunda prioridade devem ser as campanhas de esclarecimento para crianças, adolescentes e responsáveis.”

*ESTADÃO*_

“O País não vai se intimidar. O palavrório golpista e as ameaças de Jair Bolsonaro não passam de esperneio, diante da constatação de que encontram firme resistência institucional”

“A liderança da USP na AL. A universidade tem conseguido se destacar na comunidade acadêmica e científica mundial.” 

“A desvirtuação das emendas parlamentares. O ‘limbo’ em que estão as emendas de vereadores não reeleitos deixa a comunidade desassistida.”

“Inflação mais alta nas principais economias. Alta dos preços internacionais da energia, em particular a derivada do petróleo, é responsável pela aceleração da inflação em muitos países.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Escalada de Bolsonaro muda pouco reação das instituições. STF ganha adesão do Senado contra as investidas antidemocráticas do presidente.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quarta-feira, 08, em forte queda de -3,78%, a 113.413 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 2,96% a R$ 5,33.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo

Edição da Sinopse 1032 – Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments