SINOPSE 1012 – PORTAL ANEXO 6 – Ano IV – 20.08.21

SINOPSE 1012: Dólar e juros sobem; recondução de Aras; ganho de canais radicais; ação de Bolsonaro no STF; piora das condições financeiras

*Manchetes do dia*:

“Crise e gastos preocupam consumidor e afetam mercados. Dólar e juros sobem, e analistas dizem que ‘rei agora está nu’ para quem apostou em agenda liberal.’”.*Manchete de capa da Folha*.

“Senado destrava recondução de Aras; aprovação de nome para o STF ainda é incerta. *Manchete de capa do O Globo*.

“Ganho de canais radicais pode chegar a R$ 15 milhões por ano. Suspensão da remuneração de conteúdos considerados ofensivos à democracia foi feita por ministro do TSE” *Manchete de capa do Estadão*.

“Bolsonaro pede ao STF para limitar atuação do próprio STF. Por meio da Advocacia-Geral da União, o presidente quer que o Supremo só possa abrir inquérito com autorização do Ministério Público, como estabelece a Constituição. Para isso, pede a suspensão de artigo do regimento interno da Corte, baseado no qual foi instaurado o processo das fake news, no qual o chefe do Executivo foi enquadrado. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Condições financeiras pioram e afetam ritmo da economia. ‘Risco Brasil está sendo reprecificado’.” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

*Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

“Caem as máscaras. Subprocuradora e ministro alinham-se a Bolsonaro ao desdenhar prevenção à Covid” 

“Acolher afegãos. Brasil deveria emitir vistos humanitários para os que tentam fugir do Talibã.”

_*O GLOBO*_. 

“Cabe a Queiroga a responsabilidade por deter a Delta. Queiroga pode até tentar empurrar a conta da falta de doses à indiscutível incompetência do antecessor, Eduardo Pazuello. Mas, se o Brasil perder a batalha para a Delta, a responsabilidade será toda dele.”

“TCU acerta ao destravar leilão de 5G nas telecomunicações móveis. Banir a Huawei, empresa mais avançada em 5G, cujos equipamentos são mais competitivos, custaria mais caro, poderia impedir a expansão da rede na velocidade desejada e atrasaria sem necessidade a chegada ao Brasil dos benefícios da quinta geração nas telecomunicações móveis.”

*ESTADÃO*_

“Mais liberdade, mais prudência. A guerra não terminou. Se a ordem é cada vez menos “Fique em casa”, isso significa que deve ser cada vez mais “Fique alerta!””

“A minirreforma trabalhista. Antes mesmo da votação pelo Senado, MPT já anunciou que a questionará no STF.” 

“Augusto Aras e a lei. PGR manifesta cuidadoso alinhamento com os interesses de Jair Bolsonaro.”

“O desemprego longo, as vítimas e seus efeitos. Quanto mais tempo sem trabalho, maior será a perda de capital humano e menores as chances de o desempregado se recolocar no mercado.”

_*VALOR ECONÔMICO*_

Cenário externo pode se tornar menos benigno para o Brasil. A mudança do signo da política monetária dos Estados Unidos coincidirá com o acirramento de uma disputa eleitoral polarizada no Brasil, um arranjo que promete fortes instabilidades.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 19, em alta de 0,45%, a 117.165 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 0,86%, a R$ 5,42.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.
Notícias sobre Turismo

Edição da Sinopse 1012: Sérgio Botêlho – Portal Anexo 6

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments