Sinopse 08.07.2019: Previdência, Copa América, Datafolha, delações e economia são os temas em destaque

🖋*Edição*: Sérgio Botêlho

📃 _*Manchetes do dia*_:

“Maioria dos estados gasta mais com PM aposentado que na ativa. Benefício chega a consumir 71% das despesas com policiais e bombeiros”. Manchete de capa do O Globo impresso.

“Invicto, Brasil vence Peru e ergue 9ª Copa América. Presidente havia programado teste de popularidade sobre a atuação do governo na final da Copa América, dizendo que o ‘povo’ diria se ele e Moro estão ‘certos ou não’. Torcedores se dividiram, e protesto abafou apoio”. Segunda manchete de capa do O Globo impresso.

‘Bolsonaro tem apoio de 1/3 da população, diz Datafolha. Com país rachado em três, presidente continua com pior avaliação desde Collor”. Manchete de capa da Folha impressa.

“Brasil derrota Peru por 3 a 1 e ganha sua 9ª Copa América”. Segunda manchete de capa da Folha impressa.

“Delação da Odebrecht ‘ignora’ favorecidos por R$ 14 milhões. ‘Estado’ constatou a falta ao confrontar arquivos da empreiteira com os de transportadora de valores”. Manchete de capa do Estadão.

“Governo prepara pacote do ‘day after’ da reforma. Iniciativas passam por medidas estruturais, como a reforma tributária, a aceleração do programa de privatizações e a execução do já anunciado plano de barateamento do gás. O pacote de medidas terá também ações de estímulo à demanda, como a liberação do PIS/Pasep e de parte do FGTS”. Manchete de capa do Valor Econômico impresso.

“Inflação trienal é a menor desde os anos 30. A média inflacionária dos últimos três anos está no menor nível em quase nove décadas. No período de 2017 a 2019 – considerando a projeção do consenso de mercado para este ano -, a média do IPCA, indicador oficial do regime de metas, deve ficar em 3,5%, nível mais baixo desde os 2,4% de 1932 a 1934”. Segunda manchete de capa do Valor Econômico.

“Ao volante. Claudia Woods, presidente do Uber Brasil, filha de pai americano e mãe brasileira, tem a missão de criar uma plataforma de serviços com múltiplos meios de transporte no país. Essa tarefa é vital para a empresa, que faturou no Brasil US$ 959 milhões no ano passado e tem no país seu segundo maior mercado no mundo, atrás apenas dos EUA”. Na capa do Valor Econômico.

“Deus ajuda a quem cedo madruga. Canal de finanças atrai milhares em ‘live’ da madrugada. Personalidades como Guilherme Benchimol, Luciano Huck, Luiza Helena Trajano, Abilio Diniz e Alexandre Costa já apareceram para falar de empreendedorismo, liderança e investimentos pessoais”. Na capa do Valor Econômico.

“Benefício a juízes na mira do MPF e AGU. Enquanto uma ala do Tribunal de Contas da União (TCU) tenta ampliar a benesse aos procuradores federais, Ministério Público e Advocacia-Geral da União estudam recorrer contra a decisão”. Na capa do Valor Econômico.

“Argentina terá maior cota de carne na UE. A Argentina será a principal beneficiada pelo acordo comercial entre União Europeia e Mercosul no setor de carnes. O país terá acesso a cotas de 50 mil toneladas de carne bovina”. Na capa do Valor Econômico.

“Prejuízo fica para trás. Com operação própria no Brasil desde 2012, a fabricante italiana de motos Ducati, controlada pela Volkswagen, comemora seu primeiro lucro semestral no país, diz Diego Borghi”. Na capa do Valor Econômico.

“Justiça do Trabalho abre sigilo de e-mail. A Justiça do Trabalho passou a autorizar, em casos excepcionais, a quebra de sigilo do e-mail pessoal de ex-funcionários de empresas e até mesmo a busca e apreensão de computadores e celulares”. Na capa do Valor Econômico.

📃 _*Editoriais do dia*_:

“Europa avança com o Mercosul no vácuo dos EUA. Acordo reafirma aposta em valores da democracia liberal e na cooperação multilateral”. Editorial do O Globo.

“Abstenção nas primárias impõe desafio a candidatos no Uruguai. A Frente Ampla, coalizão de centro-esquerda no poder, dá sinais de perda de prestígio eleitoral”. Editorial do O Globo.

“Imensa dor. João Gilberto exemplificou em sua saga musical um projeto cosmopolita de Brasil”. Editorial da Folha.

“Não é o povo. Planalto e Moro tentam limitar à esfera política debate sobre conversas vazadas”. Editorial da Folha.

“O consolo da inflação menor. Recuo recente favorece condições de vida um pouco menos duras para famílias empobrecidas pela crise econômica e pelo desemprego”. Editorial do Estadão.

“Distorções nas políticas agrícolas. Para a OCDE, políticas que priorizem o subsídio ao preço de mercado e outras formas distorcivas de suporte precisam ser reduzidas e ao fim eliminadas”. Editorial do Estadão.

“Fim de um privilégio esdrúxulo. Qual o sentido em se obrigar os contribuintes a continuarem sustentando juízes corruptos e criminosos?”. Editorial do Estadão.

“Quando o próprio governo cria insegurança. Se os benefícios forem concedidos a policiais federais, o que impedirá que juízes, procuradores, servidores da Receita Federal, por exemplo, reivindiquem o mesmo tratamento?”. Editorial do Valor Econômico.

📃 _*Outros destaques de capa*_:

“EUA levam o Mundial feminino. Em Lyon, as americanas derrotaram a Holanda por 2 a 0 e garantiram o tetra mundial no feminino.” Na capa do O Globo.

“Adeus a João será em seu último palco no Rio. Advogada critica ‘superexposição’ de vida particular do gênio da bossa nova; corpo será enterrado hoje em Niterói”. Na capa do O Globo.

“Só 5 estados têm controle eficaz de munições das polícias. Só cinco estados têm gestão eletrônica”. Na capa do O Globo.

“Vigilância com reconhecimento facial é reforçada em Copacabana. Ruas do bairro ganham mais câmeras”. Na capa do O Globo.

“Aplicativos ajudam a colocar as finanças em ordem e investir. Além de acompanhar aplicações, ferramentas mostram como reduzir dívidas e até onde abastecer pagando menos”. Na capa do O Globo.

“Inverno chega com força total. Mobiliários de dois quiosques foram arrastados na orla do Leblon; Parque Nacional de Itatiaia registrou – 5,6 graus”. Na capa do O Globo.

“Americanas são tetra”. Na capa da Folha.

“Entrevista da 2ª. Eike Batista. Governo tirou minha empresa do leilão do pré-sal”. Na capa da Folha.

“Amil desconsidera conselho e lança teleatendimento”. Na capa da Folha.

“Brasileiro teme mais inflação que desemprego”. Na capa da Folha.

“Brasil conquista a Copa América pela nona vez”. Na capa do Estadão.

“Jair Bolsonaro levou comitiva de ministros ao Maracanã, fez foto no gramado e ouviu vaias e aplausos. Presidente leva comitiva de ministros na final da Copa América no Rio, faz foto com taça no gramado e ouve vaias e aplausos da torcida”. Na capa do Estadão.

“Eike dá dica para passar por crise. Entre gritos de ‘ladrão’ e pedidos de selfie, empresário anuncia volta aos negócios”. Na capa do Estadão.

“Dinheiro na mão. Os agentes da Transnacional, transportadora contratada para fazer pagamentos ilícitos da Odebrecht, buscavam dinheiro em lojas da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, pequenas confecções e numa garagem de ônibus.” Na capa do Estadão.

“Governo tenta barrar lobby de policiais. Após fim de semana de reuniões e telefonemas a deputados, ministros afirmam ter ‘muito mais gente a favor do que contra a reforma’”. Na capa do Estadão.

“Plano começa a oferecer consulta virtual. Em meio ao processo de regulamentação da telemedicina no País, Amil cria serviço para 180 mil beneficiários com apoio do Einstein”. Na capa do Estadão.

“Conservadores vencem esquerda em eleição grega. Visto como traidor por manter políticas de austeridade da UE, premiê perde cargo”. Na capa do Estadão.

“Irã desafia EUA e eleva teor de urânio. Tensão. República islâmica ultrapassa limite do nível de enriquecimento do combustível atômico, imposto por acordo firmado em 2015; medida é tentativa de forçar países europeus a encontrar uma maneira de amenizar sanções estabelecidas pelos americanos”. Na capa do Estadão.

“Poeta Paulo Bomfim morre aos 92 em SP. Poeta da Academia Paulista de Letras era amigo de ícones de 1922 e um defensor dos ideais da Revolução de 1932”. Na capa do Estadão.

“É reformar ou reformar a previdência. Depois da Previdência, outras reformas precisarão ser feitas, para destravar o crédito, reduzir os juros, diminuir a burocracia”. Artigo de Paulo Skaf, no Valor Econômico.

“O falso dilema da energia. O custo da energia solar já é menor do que qualquer outra, mesmo ao considerar seu baixo fator de capacidade e os subsídios implícitos”. Artigo de Edvaldo Santana, professor titular da UFSC, ex-diretor da Aneel e atual vice-presidente da Electra Energy, no Valor Econômico.

“O democrata que os EUA precisam. Além de retomar a Presidência, democratas precisam reconquistar o Senado; só assim poderão começar a reparar os danos causados por Trump”. Artigo de Alexander Friedman e Jerry Grinstein, executivos norte-americanos, no Valor Econômico.

📃 _*Colunas e artigos*_:

“O dia em que o gênio, falante, ligou para o colunista. João Gilberto deu com seus sambas sem excessos a ideia de um país melhor. Era um projeto sofisticado, de civilização e elegância”. Na coluna de Joaquim Ferreira dos Santos, no O Globo.

“Ele não gostava do rótulo de bossa nova, dizia que fazia samba. Ele não gostava do rótulo de bossa nova, dizia que o que fazia era samba. Um samba muito moderno, dissonante”. Na coluna de Nelson Motta, no O Globo.

“Luz e contraluz. Os métodos do Inpe são transparentes. O governo disse que neles há ideologia, manipulação. Aqui sim é preciso falar de ciência. Por enquanto, o governo contesta os fatos apenas com sua fé. Luz e contraluz.” Na coluna de Fernando Gabeira, no O Globo.

“Esse nivelzinho. Festival ou show de besteiras? Classifique como quisera irresponsabilidade que assola o país. Mas o Oscar da vergonha é nosso.” Na coluna de Ana Maria Machado, no O Globo.

“Título sem Neymar abre porta para o futuro da seleção”. Na coluna de PVC, na Folha.

“Brasil é, cada vez mais, o ex-país do futebol. Título não muda o fato de que país precisar parar de esperar por milagres”. Na coluna de José Henrique Mariante, na Folha.

“É sério isso. Frases fora de hora ditas por Bolsonaro não devem ser tratadas com normalidade”. Na coluna de Leandro Colon, na Folha.

“Dependência digital. Todos nós sabemos de alguém que ‘passou mal’ por ficar sem o celular”. Na coluna de Ruy Castro, na Folha.

“Felicidade política. Votar no candidato perdedor diminui a felicidade e a satisfação com a democracia”. Na coluna de Marcus André Melo, na Folha.

“A ameaça da prisão por dívida tributária. Decisão do STJ põe em risco milhares de empresários”. Artigo de Ives Gandra da Silva Martins e Igor Mauler Santiago.

“Inteligência emocional. Temperamento é um aspecto da personalidade”. Na coluna de Arnaldo Niskier, na Folha.

“Parcelas mais ricas da população se dividem na avaliação do governo Bolsonaro, mostra Datafolha. Em comparação com a pesquisa anterior, os que ganham de cinco a dez salários mínimos expressaram uma visão mais crítica, enquanto os que têm renda acima desta marca ampliaram a aprovação”. Na coluna Painel, da Folha.

“Seis meses disso. As instituições que Bolsonaro ataca vêm se defendendo”. Na coluna de Celso Rocha de Barros, na Folha.

“Com evidência de recessão, ‘ninguém acredita’ em Paulo Guedes. Segundo Reuters, ‘sua partida pode não ser o cenário de pesadelo dos investidores que já foi um dia’”. Na coluna de Nelson de Sá, na Folha.

“Aprovar acerto entre UE e Mercosul seria suicídio político de Macron. Agricultura representa menos de 5% da economia francesa, mas ocupa quase metade da superfície nacional”. Na coluna de Mathias Alencastro, na Folha.

“Com a reforma da Previdência já “precificada” pelo mercado, as atenções dirigem-se para o que virá depois.” Na coluna de Cida Damasco, no Estadão.

“Republicanos dominam quase todas as áreas da política americana e o Estado é grande como nunca se viu.” Na coluna de Fareed Zakaria, no Estadão.

“Líderes levam reforma ‘na ponta dos dedos’. O clima entre os líderes favoráveis à reforma da Previdência no Congresso é de otimismo, porém com moderação.” Na Coluna do Estadão, no Estadão.

📊 _*Mercado*_: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 08, após o fim de semana.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu