Sinopse 04.08.2019: denúncia contra “clã Bolsonaro”, devolução de terras e leilão 5G são os destaques das manchetes

? Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 267- A 149 dias do fim do ano de 2019, hoje é domingo, 04 de agosto de 2019, 216º dia do ano.

*Sinopse da grande mídia impressa*:

? Edição: _Sérgio Botêlho_

? *Manchetes do dia*:

“Clã Bolsonaro contratou 102 pessoas com laços familiares. Babá e dona de casa estão entre nomeadas; defesa nega irregularidade”. Manchete de capa do O Globo impresso.

“Terra desapropriada pode ser devolvida aos antigos donos. Mutirão do governo irá priorizar fazendas em que não existam acampamentos”. Manchete de capa do Estadão impresso.

“Leilão de 5G põe em xeque serviço de TV por assinatura. Tecnologia de quinta geração permite transmissões pela internet via celular”. Manchete de capa da Folha impressa.

? *Editoriais do dia*:

“Murro em ponta de faca. O recado do STF é claro: ou o governo Bolsonaro põe freios ao seu voluntarismo, ou eles terão de ser impostos”. Editorial do Estadão.

“O amigo americano. No alinhamento entre Trump e Bolsonaro, convém examinar as intenções americanas”. Editorial da Folha.

“Falta de civilidade. A deterioração do respeito pelo outro que, em maior ou menor grau, corrói as relações sociais parece que se instalou no Palácio do Planalto e produz profunda desesperança no País.” Editorial do Estadão.

“Distribuição de cargos. Há uma ‘fatura’ a ser paga pelo apoio de deputados à reforma da Previdência”. Editorial do Estadão.

“A crise do Rio de Janeiro. Má administração e corrupção têm de ser superadas. Início de um novo ciclo do petróleo, com reforço do gás, dá outra chance para estado, cidade e eleitores”. Editorial do O Globo.

“Os donos da rua. Oligopólio do ônibus na cidade de SP põe em risco benefícios para passageiros”. Editorial da Folha.

? *Outros destaques*:

“Moro omitiu palestra paga quando era juiz da Lava Jato. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, omitiu uma palestra remunerada que deu em 2016 ao prestar contas de suas atividades quando era o juiz responsável pela Lava Jato em Curitiba. O evento é citado em mensagens trocadas com Deltan Dallagnol, obtidas pelo The Intercept e analisadas com a Folha. Em nota, Moro fala em possível lapso, “nada havendo a esconder”.” Na capa da Folha impressa.

“Garimpo ilegal de ouro avança em terra indígena. Miséria dourada. O GLOBO percorreu por quatro dias a maior reserva indígena do país, a Ianomâmi, entre Roraima e Amazonas, onde 23 mil índios dividem a terra com 15 mil garimpeiros ilegais de ouro, numa rotina de violência, conflitos e destruição ambiental. Os dois rios mais importantes para os nativos estão contaminados por mercúrio.” Na capa do O Globo impresso.

“Anatel teme que boatos sobre 5G atrapalhem leilão. Os boatos sobre a quinta geração de redes móveis de telefonia, como os de que causaria câncer e mutações de DNA que acelerariam o envelhecimento ou contribuiria para a extinção das abelhas, preocupam a Anatel. A agência planeja fazer o primeiro leilão de 5G no ano que vem.” Na capa do O Globo impresso. Na capa do O Globo impresso.

“Produção de petróleo em terra firme cai 50%. A capacidade da Petrobrás na exploração no mar, somada à crise da empresa, colocou em segundo plano a produção de petróleo em terra firme, que caiu 50% no período entre 2000 e 2019.” Na capa do Estadão impresso.

“A sociedade livre do Estado. Utopias ultraliberais que sonham com o fim do Estado e que consideram os impostos uma forma de roubo têm conquistado adeptos pelo Brasil, inclusive profissionais da equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro (PSL).” Na capa da Folha impressa.

“Bolsonaro emula Trump e sobe tom em agrado a base. Assim como Donald Trump, Jair Bolsonaro tem aumentado a quantidade de declarações ofensivas. Ambos dizem ser espontâneos, mas especialistas veem cálculo político como afago a suas bases. Para um analista, Trump mostra a Bolsonaro ser possível manter, na Presidência, o tom de ataques da época de candidato.” Na capa da Folha impressa.

“STF parece ‘tribunal de exceção’, afirma Dodge em recurso”. Na capa da Folha impressa.

“Cracolândias se alastram pela cidade. Em expansão pelo Rio, cracolândias levam pânico a lugares como o bairro de Maria da Graça, o Parque Garota de Ipanema e as adjacências da Uerj. Para bancar o consumo da droga, usuários assaltam e cometem pequenos furtos no entorno desses agrupamentos. Prefeitura não informa número atualizado de cracolândias.”. Na capa do O Globo impresso.

“Rumo a Portugal. Braga, o novo eldorado dos brasileiros”. Na capa do O Globo impresso.

“Reprodução assistida. Congelamento de embriões dá um salto no país”. Na capa do O Globo impresso.

“Rota de tráfico no Norte atrai cobiça de 17 facções. Pelo menos 17 grupos criminosos, incluindo PCC e Comando Vermelho (CV), além de facções locais, disputam rota da cocaína vinda de Colômbia,Peru e Bolívia até o Norte do País. Embates trazem violência e instabilidade à região.” Na capa do Estadão impresso.

“Dentes de deputado custam à Câmara R$ 157 mil. Pastor Marco Feliciano (Podemos-SP) entregou a conta, referente a tratamento odontológico, e foi reembolsado. “Sou político e pregador. Minha boca é minha ferramenta”, justificou.” Na capa do Estadão impresso.

“Jovem, cego e determinado. Perfil – Felipe Rigoni, deputado. Saído dos movimentos de renovação da política, parlamentar do PSB do Espírito Santo quer ser presidente da República e procura sua primeira-dama.” Na capa do Estadão impresso.

“Caribe aqui, não. Angra dos Reis rejeita ideia de criar ‘Cancún brasileira’ para ampliar turismo”. Na capa da Folha impressa.

? *Colunas e artigos*:

“Os interesses nos ataques à Lava-Jato”. Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

“A bem-sucedida estratégia da provocação”. Na coluna de Elio Gaspari, no O Globo.

“O mundo ficou chato depois de Woodstock”. Na coluna de Dorrit Harazim, no O Globo.

“Despenca verba de renúncia para o cinema”. Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.

“Desemprego passa longe do setor de saúde”. Na coluna de Ancelmo Gois, no O Globo.

“PP pressiona por novo projeto para regular lobby”. Na coluna de Ascânio Seleme, no O Globo.

“Há muito a pensar e fazer. Diante do liberal-autoritarismo é preciso insistir no liberal-progressismo.” Na coluna semanal de Fernando Henrique Cardoso, no Estadão.

“Reações ainda tímidas a arroubos autoritários de Jair Bolsonaro mostram falta de alternativas.” Na coluna de Vera Magalhães, no Estadão.

? *Mercado*: Bolsa de Valores de São Paulo não funciona nos finais de semana.

⏳ *Destaque histórico*:

“Em 04 de agosto de 1961, o Parlamento britânico aprova a adesão do país à Comunidade Econômica Européia, proposta pelo Governo.” No portal Terra.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments