Renúncia na Bolívia e polarização política no Brasil são os grandes temas da mídia

*Sinopse do noticiário*. Renúncia na Bolívia e polarização política no Brasil são os grandes temas da mídia, nesta segunda-feira, 11 de novembro. Chegamos ao 315º dia de 2019 e, portanto, bem próximos de ver encerrado mais um ano. Isso, porque estamos a apenas 50 dias para o réveillon 2019-2020.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Destaques do dia:

Bolívia

“Evo Morales renuncia sob protestos e pressão militar. Presidente deixa poder em meio a denúncia de fraude eleitoral”. Manchete de capa do O Globo.

“Evo e mais três na linha de poder renunciam na Bolívia. Presidente, vice e dirigentes da Câmara e do Senado deixam cargos; Congresso deve decidir quem governará o país”. Manchete de capa do Estadão.

“Após soltura de Lula. Toffoli critica radicalismo e diz que ‘judiciário saberá agir a tempo e a hora’. Presidente do STF deu o voto de minerva que derrubou prisão em 2ª instância”. Manchete da hora do Estadão online.

“Evo Morales renuncia na Bolívia. Anúncio veio após OEA sugerir anulação de pleito suspeito de fraude e sob pressão militar pela saída do presidente”. Manchete de capa da Folha.

“Governo brasileiro considera que não houve ‘golpe’ na Bolívia. Chanceler diz que tentativa de fraude ‘maciça’ no processo eleitoral ‘deslegitimou Morales, que teve a atitude correta de renunciar’. Bolsonaro afirmou ontem, em entrevista ao GLOBO, que a ‘palavra golpe é usada só quando a esquerda perde’”. Manchete da hora do O Globo online.

“Análise: com renúncia de Evo Morales, Bolívia volta a ciclo de instabilidade”. Destaque da hora do O Globo.

“México oferece asilo para Evo Morales e acolhe mais de 20 integrantes do governo boliviano”. Destaque da hora do O Globo.

“Lula: ‘Houve um golpe de estado na Bolívia’. Ex-presidente critica movimentos que levaram à renúncia de Evo Morales”. Destaque da hora do Estadão.

“Fernando Azevedo e Silva: ‘Democracia sai fortalecida na Bolívia’. Ministro da Defesa brasileiro defendeu papel das Forças Armadas bolivianas”. Destaque da hora do Estadão.

“Após renunciar, Evo Morales denuncia ordem de prisão contra ele”. Destaque da hora do Estadão.

“Bolsonaro liga renúncia de Evo à fraude e pede voto impresso no Brasil”. Destaque da hora do Estadão.

Lava Jato

“Criminosos temidos, ex-PM e guarda davam as ordens em ala com presos da Lava Jato. Relato integra livro que narra o cotidiano de presídio no Paraná no qual políticos e empreiteiros ficaram detidos”. Destaque da hora da Folha.

Polarização

“Com aval de Bolsonaro, Moro reage a Lula, se contrapõe ao STF e pede ação no Congresso. Ministro vira peça fundamental na estratégia do Planalto de enfrentar o petista”. Manchete da hora da Folha online.

Saneamento

“Só 6% das cidades cumprem metas do saneamento básico. Apenas 6% dos municípios brasileiros cumprem os requisitos do novo marco legal do saneamento para a prorrogação de seus contratos com as atuais prestadoras de serviço”. Manchete de capa do Valor Econômico.

“Só 6% das cidades atingem meta de saneamento. Apenas 343 municípios do país cumprem requisitos de cobertura para prorrogar atuais contratos”. Manchete da hora do Valor Econômico online.

Economia

“Recuperação econômica pode reduzir dívidas em atraso. Expectativa de crescimento do PIB torna o mercado de recuperação de crédito mais atrativo até para empresas estrangeiras; inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada para levantar parte dessas dívidas consideradas já perdidas”. Destaque de capa do Estadão.

Lobby

“Ex-políticos viram lobistas e abrem portas a empresários. Derrotados nas últimas eleições, ex-parlamentares usam influência para defender interesses privados nos gabinetes do Congresso e abrir portas para empresários”. Destaque de capa do Estadão.

Chile

“Chile anuncia processo para nova Constituição com ‘ampla participação cidadã’”. Destaque da hora do Estadão.

Espanha

“Esquerda vence eleições; ultradireita se consolida como 3ª força”. Destaque da hora do Estadão.

Óleo no Nordeste

“700 homens da Marinha chegam ao Nordeste para ajudar na limpeza das áreas atingidas por óleo”. Destaque da hora do Estadão.

📃 Editoriais do dia:

Polarização

“Eles contra eles. Lula deve acentuar polarização que também beneficia Bolsonaro; perde o debate”. Editorial da Folha.

Desigualdade

“O alerta que vem com o aumento da desigualdade. Conflitos em várias partes do mundo mostram que abismo social virou uma condicionante política”. Editorial do O Globo.

Diplomacia

“Diplomacia pueril. Ao defender embargo a Cuba, Itamaraty muda para agradar aos EUA, sem ganho”. Editorial da Folha.

“Dismorfia diplomática. O que o presidente Bolsonaro vê como ‘autodeterminação’, ‘altivez’ e ‘ato de soberania’ de um gigante diplomático adormecido até sua posse, não passa da pequenez da submissão aos interesses dos Estados Unidos.” Editorial do Estadão.

Previdência

“Os desafios da Previdência. Em dez anos, as desonerações tributárias cresceram 268%, enquanto a receita previdenciária no mesmo período cresceu apenas 24,6%.” Editorial do Estadão.

Reforma fiscal

Animadora disposição política pela reforma fiscal. O trabalho a se fazer na economia é grande. E os riscos não são poucos, dada a falta de uma base governista sólida”. Editorial do Valor Econômico.

Supremo

“Supremo penalista. Na prática, o Supremo Tribunal Federal passou a ser a quarta instância de julgamento em matéria penal”. Editorial do Estadão.

Rio de Janeiro

“Símbolo da corrupção, Arco Metropolitano precisa ser resgatado. Rodovia que custou R$ 1,9 bilhão se tornou escura e perigosa e hoje é evitada pelos motoristas”. Editorial do O Globo.

📊 Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 11, após o final de semana.

⏳ Destaque histórico:

Em 11 de novembro de 1910 nascia Antônio Nássara, chargista e compositor. Mais informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

 

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

 

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu