Renúncia de Evo Morales e exílio no México é tema que se destaca na mídia

Renúncia de Evo Morales e exílio no México é tema que se destaca, nesta terça-feira, 12 de novembro, quando chegamos ao 318º dia de 2019 e, portanto, bem próximos de ver encerrado mais um ano. Isso, porque estamos a apenas 49 dias para o réveillon 2019-2020.

? Edição: Sérgio Botêlho

? Manchetes do dia:

Bolívia

“Bolívia busca uma saída constitucional para crise. Evo Morales viaja para asilo no México; confrontos nas ruas persistem”. Manchete de capa do O Globo.

“Sem governo, Bolívia vive caos; Evo se asila no México. Polícia pede ajuda a militares para conter violência; em La Paz, apoiadores do ex-presidente promovem saques”. Manchete de capa do Estadão.

“Evo informa que está partindo para o México em meio à crise política na Bolívia. Em postagem no Twitter, ex-presidente lamentou situação do país e prometeu voltar”. Manchete da hora do Estadão.

“Após queda de Evo, Exército anuncia tropas nas ruas”. Destaque de capa da Folha.

“Evo Morales deixa a Bolívia rumo ao México. Ex-presidente diz que dói ‘abandonar o país por razões políticas’”. Manchete da hora da Folha online.

“Evo Morales deixa Bolívia rumo ao México, afirma chanceler. Presidente que renunciou sob pressão militar e recebeu asilo diz que voltará “com mais força e energia””. Manchete da hora do O Globo online.

“FMI não crê que crises na Bolívia e Chile contaminem região”. Destaque da hora do Valor Econômico.

Segunda instância

“CCJ inicia debate sobre 2ª instância sob resistência. Projetos para retomar prisão em 2ª instância sofrem resistências”. Destaque de capa do O Globo.

“Baixo quórum trava debate sobre segunda instância. CCJ reúne-se hoje e PEC deve ser a única pauta do dia”. Destaque do Valor Econômico.

Liberdade de imprensa

“Decano do STF faz defesa da imprensa livre. Celso de Mello recebe Prêmio da Associação Nacional de Jornais, que homenageia defensores da liberdade de expressão e de imprensa; para decano do STF, esses são valores nos quais ‘não podemos nem devemos retroceder’”. Destaque de capa do O Globo.

Globo

“Reformulada, Globo avança na direção de se tornar ‘media tech’. TV Globo, Globosat, Som Livre, Globo.com e Globoplay são reunidas em uma só companhia”. Destaque da hora do Valor Econômico online.

“Globo perde participação em verba oficial de TV”. Destaque de capa da Folha.

Emprego

“Por emprego, governo vai taxar seguro desemprego. Verde e Amarelo. Trabalhador com direito a benefício pagará 7,5% de tributo como compensação ao desconto que será dado a empresas que contratarem pessoas entre 18 e 29 anos para o primeiro emprego; Economia alega custos para excluir maiores de 55 anos do”. Destaque de capa do Estadão.

“Governo anuncia pacote de empregos apenas para jovens”. Destaque de capa da Folha.

“Governo lança plano de emprego aos jovens; maiores de 55 anos ficam de fora”. Manchete da hora do Valor Econômico online.

Bolsonaro X PSL

“Bolsonaro anuncia hoje saída do PSL. Partido. Parte da bancada de 53 deputados promete acompanhar presidente em legenda a ser formada; ideia é que se chame Aliança pelo Brasil e colete assinaturas por aplicativo”. Destaque de capa do Estadão.

“Bolsonaro decide sair do PSL e criar partido próprio. Em meio à polarização com Lula, presidente quer acelerar montagem de legenda”. Manchete de capa da Folha.

DPVAT

“Seguro DPVAT será extinto em 2020. Segundo o Planalto, ideia é evitar fraudes e amenizar custos de supervisão e regulação”. Destaque de capa do Estadão.

Bolsonaro X Lula

“Presidente fala em Lei de Segurança Nacional para Lula”. Destaque de capa da Folha.

STF

“STF remarca julgamento de caso sobre Flávio que paralisou o Coaf. Toffoli suspendeu compartilhamento de dados de órgãos de controle com o Ministério Público”. Destaque do Valor Econômico.

“Fux nega que decisão do STF resulte em ‘soltura em massa’. Ministro Luiz Fux, do STF, nega que decisão da corte sobre prisão após condenção em segunda instância vá resultar em ‘soltura em massa’ de prisioneiros”. Destaque do Valor Econômico.

Juros

“Tarifa mensal pode reduzir os juros do cheque especial. O Banco Central (BC) prepara mudanças no cheque especial para induzir a redução dos juros na linha de crédito mais cara do país”. Manchete de capa do Valor Econômico.

? Editoriais do dia:

Bolívia

“O triste fim de Evo. Sob pressão militar, boliviano cai após eleição suspeita; novo pleito se impõe”. Editorial da Folha.

“Democracia tem de ser a referência na crise boliviana. Saída de Evo Morales não pode servir de pretexto para que seja adotado algum modelo autoritário”. Editorial do O Globo.

“Bolívia desgovernada. Ambição desmedida de Evo Morales lançou a Bolívia em uma crise política sem precedentes na história recente do país”. Editorial do Estadão.

Política

“Política aviltada. A julgar pelo linguajar e pelo comportamento dos protagonistas do lulopetismo e do bolsonarismo, duas forças populistas, pode-se antecipar que a política será ainda mais aviltada.” Editorial do Estadão.

Juros

“Novos hábitos. Juro baixo transforma a economia, mas setor financeiro precisa de competição”. Editorial da Folha.

Enem

“A surpresa do Enem deste ano. Criado em 1998 para avaliar competências dos concluintes do ensino médio, o exame teve em 2019 uma das edições mais tranquilas da história.” Editorial do Estadão.

Segunda instância

Só Congresso poderá mudar o entendimento do STF. Chances de emenda à Constituição reinstituir prisão após condenação à segunda instância são pequenas”. Editorial do Valor Econômico.

Rio de Janeiro

“Projeto que flexibiliza construções em encostas é um equívoco. Prefeitura enviou à Câmara proposta que permite edificações até o limite da cota 100”. Editorial do O Globo.

? Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a segunda-feira, 11, em alta de 0,69%, a 108.367 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,58%, a R$4,14..

⏳ Destaque histórico:

“Em 12 de novembro de 1914, morria Augusto dos Anjos poeta paraibano.” Mais informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments