Reforma da Previdência: comissão vota destaques

A Reforma da Previdência tem sequência nesta terça-feira, 09, na Câmara dos Deputados. A comissão especial que debate a matéria vai se reunir para a votação de 12 destaques que faltam para sua aprovação, antes da discussão e votação em plenário.

Quinta-feira da semana passada o texto base, na forma do relatório apresentado pelo relator Arthur Maia, deputado federal do PPS da Bahia, foi aprovado pela comissão, presidida pelo sul-mato-grossense Carlos Marun, deputado do PDMB, por 23 votos a 14.

O destaque é um instrumento regimental, apresentado por meio de requerimento, com definição a cargo da Mesa ou de deliberação em plenário, que visa promover alterações no texto de uma proposição no momento em que está sendo votada.

Caso seja aprovada, hoje, na Comissão, a proposta de reforma da Previdência estará pronta para ir ao plenário da Câmara dos Deputados, onde vai necessitar, para aprovação, de 308 votos, dos 513 deputados, o que equivale a 3/5 dos membros da Casa, em cada uma de duas votações.

A preço de hoje, a reforma da Previdência não conta com o número suficiente de votos no plenário da Câmara, e, por isso, a matéria não tem data ainda definida para votação final na Casa. O governo nem aceita modificar muito a proposta, nem se arrisca a vê-la derrotada.

O problema é a rejeição popular, fator que influencia fortemente o voto dos parlamentares, principalmente às vésperas das eleições de 2018, quando terão que contar com o voto popular para se reelegerem.

Neste momento, o Palácio do Planalto está promovendo uma massiva campanha publicitária, envolvendo centenas de rádios, sites, jornais e TVs, para tentar uma mudança de entendimento no seio da população.

E, assim, a reforma da Previdência fica a aguardar a melhora do humor popular para, em função disso, chegar ao plenário, primeiro da Câmara, e, depois, do Senado, onde percorrerá um novo caminho até sua aprovação final, pelo Congresso.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments