Recessão deve ser de 6,5% em 2020, mas pode chegar a 10%

A revisão dos cenários macroeconômicos indica que a recessão deverá ser de 6,5%, em 2020. No entanto, pode superar 10% no cenário pessimista. Dessa maneira, com aumento do desemprego e do déficit público.

Por outro lado, os dados relativos à produção e ao mercado de trabalho são muito negativos. Portanto, os números apontam para uma queda do Produto Interno Bruto (PIB), no segundo trimestre, de 10,6%. Lembrando que nos três primeiros meses do ano a queda foi de 1,5%.

Os dados fazem parte do último relatório de acompanhamento fiscal da Instituição Fiscal Independente (IFI), do Senado Federal. De acordo com o estudo, o grau de incerteza acima do usual das previsões macroeconômicas decorre, em grande medida, da dinâmica da pandemia do coronavírus. Principalmente, de seus efeitos sobre a atividade produtiva. Mas também, da capacidade das ações de política econômica no sentido de minimizar o impacto sobre as empresas e sobre a parcela mais vulnerável da população.

Contas públicas

O desempenho esperado para a atividade econômica tem afetado fortemente as contas públicas em 2020, aponta o estudo. Neste ano, o déficit primário do setor público deverá atingir R$ 912,4 bilhões ou 13,2% do PIB. Ademais, a dívida bruta poderá chegar a 96,1% do PIB. Assim, o nível de 100% do PIB seria ultrapassado já em 2022. No cenário pessimista, esse patamar crítico seria rompido ainda em 2020.

“É esperado e desejável que o Estado brasileiro atue fortemente para debelar a crise sanitária que se instalou no Brasil. Mitigar os seus efeitos sobre aqueles que mais dependem do poder público é igualmente essencial, daí a importância de programas como o auxílio emergencial de R$ 600. Essa atuação deve ser eficiente e pautada pela celeridade na liberação dos recursos. Contudo, as projeções econômicas e fiscais indicam que será muito importante retomar a agenda da sustentabilidade fiscal e do ajuste das contas públicas a partir de 2021”, avalia o documento.

Matéria completa no link abaixo

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/06/15/ifi-aponta-cenario-pessimista-em-relatorio-fiscal-de-junho

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments