Receita, renda e Bolsa de Valores são temas em destaque nas manchetes

Receita, renda e Bolsa de Valores são temas em destaque nas manchetes. Demissão de subsecretário da Receita, concentração de renda no Brasil e fuga de estrangeiros da Bolsa conduzem noticiário.

? *Manchetes do dia*:

“Em meio à crise, Receita demite subsecretário. Técnicos ameaçam interromper emissão de CPF e processos de restituição do IR”. Manchete de capa do O Globo.

“Cintra troca o número 2 da Receita e tenta conter crise. Com a manobra, secretário especial busca mostrar controle sobre o órgão e evitar pedidos de demissão em massa”. Manchete de capa do Estadão.

“Entre as democracias, Brasil lidera concentração de renda. Miséria no país despencou de 32% em 1994 para 8% em 2014, quando a recessão fez aumentar para 11%”. Manchete de capa da Folha.

“Saída dos estrangeiros da bolsa é a maior em 23 anos. A saída de investimento de estrangeiros na B3, a bolsa de valores de São Paulo, se aproxima do recorde da série histórica, iniciada em 1996, para os primeiros oito meses do ano”. Manchete de capa do Valor Econômico.

? *Outros destaques*:

“Temor de que EUA parem de cortar juros eleva dólar. A resistência do Fed, o banco central dos EUA, em promover mais corte de juros frustrou a expectativa de novos estímulos à economia mundial, que está em desaceleração. Com isso, a cotação do dólar subiu 1,58%, para R$ 4,065, e a Bolsa caiu 0,34%, mesmo com altas nos pregões no exterior.” Na capa do O Globo.

“Dodge diz que punição a autoridades pode ser ‘abuso’. Raquel Dodge criticou o projeto que coíbe abuso de autoridades e defendeu liberdade de atuação para o Ministério Público.” Na capa do O Globo.

“UFRJ deve perder verba com novo critério do MEC. O mérito, e não mais o número de alunos, passaria a ser fator primordial na distribuição de verbas às universidades federais. Reitores criticam falta de diálogo.” Na capa do O Globo.

“Ação de estado e prefeitura encontra até casa em árvore. Operação reuniu 17 secretarias e órgãos públicos na Zona Sul, com foco na população de rua. Na Lagoa, um homem vivia em cabana numa árvore.” Na capa do O Globo.

“Coaf vai para o BC e nome muda. Jair Bolsonaro assinou MP que transfere o Coaf para o BC para “tirá-lo do jogo político”. Órgão passa a se chamar Unidade de Inteligência Financeira. Indicado por Sérgio Moro, Roberto Leonel, presidente do Coaf, deixará o cargo.” Na capa do Estadão.

“Metade dos líderes na Câmara rejeita ‘nova CPMF’. Levantamento do Estado mostra que pelo menos 15 dos 30 líderes de partidos na Câmara rejeitam a criação de uma nova CPMF. Ideia do secretário especial da Receita, Marcos Cintra, o novo tributo compensaria a perda na arrecadação com a redução da cobrança previdenciária sobre a folha salarial. PSL e PC do B apoiam a proposta. Dois líderes disseram estar indecisos e 11 não responderam.” Na capa do Estadão.

“Future-se atrairá 1/4 das federais, prevê Weintraub. Uma das grandes apostas do governo Jair Bolsonaro na área da educação, o programa Future-se deve atrair inicialmente um quarto das 68 universidades federais. A projeção é do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Metrópole.” Na capa do Estadão.

“Seqüestrador de Olivetto deve ser extraditado Metrópole”. Na capa do Estadão.

“Fundo quer comprar aeroporto de Cumbica”. Na capa do Estadão.

“Curitiba ignorou repasse de Guedes a firma de fachada. Lava Jato descobriu que uma empresa de Paulo Guedes fez pagamento a um escritório de fachada, suspeito de lavar dinheiro para esquema de propina no Paraná, mas não incluiu o ministro e seus sócios no rol de acusados.” Na capa da Folha.

“Novo favorito à PGR critica Lava Jato e nega elo com Flávio. O subprocurador-geral Antônio Carlos Simões Martins Soares, apontado como favorito à PGR, diz contar com apoio de militares e ministros do STF. Em texto de 2014, escreveu que a democracia era ‘verdadeiro embuste’.” Na capa da Folha.

“Acordo comercial Brasil-EUA não deve prever fim de tarifas. Autoridades que integram as negociações avaliam que a sinergia entre os governos não é suficiente para romper barreiras históricas. Para avançar uma agenda bilateral, seria preciso ir além da liberalização comercial.” Na capa da Folha.

“Número 2 da Receita cai em meio a pressão do Planalto. O subsecretário-geral da Receita, João Paulo Ramos Fachada, será substituído pelo governo Jair Bolsonaro (PSL) por se opor às pressões do Planalto para trocar quadros de chefia do órgão. A saída teve aval do secretário Marcos Cintra. O clima entre auditores é de indignação com as ingerências.” Na capa da Folha.

“Bolsonaro vai extraditar seqüestrador de Olivetto para o Chile.” Na capa da Folha.

“Mercado perdido. Desvantagens competitivas levam o Brasil a perder um mercado de 1,2 milhão de veículos por ano. Para o presidente da GM na América do Sul, Carlos Zarlenga, não faz sentido perder essas vendas, que têm sido feitas por concorrentes da Coreia do Sul, China e México, entre outros”. Na capa do Valor Econômico.

“Governo vai fiscalizar barragens em fazendas. A rápida expansão da irrigação na produção agrícola disparou um alerta na Agência Nacional de Águas (ANA), que está mapeando pequenas barragens em fazendas”. Na capa do Valor Econômico.

“Empresas vão à Justiça anular acordos sobre terceirização. Empresas têm conseguido anular condenações judiciais e acordos firmados com o Ministério Público do Trabalho (MPT) sobre terceirização. Antes da nova legislação, as companhias eram frequentemente condenadas na Justiça do Trabalho, em valores milionários, por uso indiscriminado da terceirização.” Na capa do Valor Econômico.

? *Colunas e artigos*:

“Presidente Jair Bolsonaro tenta escolher PGR com os filhos e as redes sociais bolsonaristas. É temerário.” Na coluna de Eliane Catanhêde, no Estadão.

“Juíza decidiu que lei aprovada na reforma trabalhista não vale não porque fosse inconstitucional, mas por ser “ilegítima”.” Na coluna de Pedro Fernando Nery, no Estadão.

“Bolsonaro está em uma sinuca de bico”. Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

“Facções do Brasil se unem ao terrorismo”. Na coluna de José Casado, no O Globo.

 

 

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments