No DF, postos itinerantes testam população de áreas vulneráveis

População de áreas vulneráveis do Distrito Federal estão sendo testadas para a Covid-19 em postos itinerantes. De acordo com a Agência Brasília, foram testados 3.747 habitantes destas regiões e, em 96 testes foram positivos para o novo coronavírus. No total do DF, somente nesta quinta-feira, 21, foi possível a testagem de 5.461 pessoas. Outrossim, 195 delas apresentaram diagnóstico positivo para a doença.A ação tem como objetivo expandir a aplicação dos testes rápidos para os locais que não foram atendidos pelos postos de drive-thru. Desse modo, a testagem iniciou nas comunidades do Engenho das Lajes, Fercal e vilas Cauhy, Telebrasília e São José. Mas também o Itapoã, São Sebastião, Sol Nascente, Pôr do Sol e Morro do Macaco (Samambaia). A meta é atender 27 locais até o dia 6 de junho.Iniciada em 21 de abril passado, o programa de testes para o coronavírus já atendeu 95.361 pessoas. Conforme o relatório da Secretaria de Saúde, desse total, 1.519 cidadãos testaram positivo para o vírus.

Cadastro

O cadastro para fazer o teste deve ser feito no site testa.df.gov.br. O cidadão deve preencher o formulário e, em seguida, escolher o ponto em que fará a testagem. A visualização das vagas é disponibilizada até dois dias seguintes à data de marcação.O drive-thru é exclusivo para pessoas sintomáticas ou que tenham histórico de contato com algum caso confirmado e residam com idosos, e que moram nas regiões administrativas abrangidas pelo local onde o posto está montado.A realização do exame, que detecta a presença de anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o vírus, não descarta a necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde na ocorrência de sintomas. Eles costumam ser detectáveis com maior segurança a partir do sétimo dia da exposição.

Paciente zero

Após mais de 40 dias na UTI, e 80 dias de internamento no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), a paciente zero do DF teve alta. Apesar de ter comorbidades, enfermidades que agravam os sintomas da covid-19, ela superou a doença.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


0 0 vote
Article Rating
Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments