Polícia desconfia de informante na Câmara do Rio a vigiar Marielle. Este e outros assuntos no noticiário deste domingo, 17

Plenário da Câmara do Rio. Crédito da foto: Renan Olaz/CMRJ

Enquanto O Globo diz, em manchete de capa, que polícia investiga a existência de um informante na Câmara do Rio que dava conta dos passos da vereadora Marielle Franco aos assassinos, a Folha conta que multas altas garante penas mais brandas na Lava Jato, e o Estadão informa que a Classe C chegou a 51% da população mas consumo ainda é lento. São os três grandes temas em destaque nos jornais da grande mídia. Bolsonaro vai, hoje, aos Estados Unidos e assunto é explorado pela mídia. Previdência e economia também são temas relevantes no noticiário.

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 127

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 289 dias do fim do ano de 2019, hoje é domingo, 17 de março de 2019, 76º dia do ano.

🌩 Livre pensar: Quem não entende as raízes de uma civilização jamais vai entender o seu presente e nem colaborar positivamente com o seu futuro.  (SB)

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não abre aos finais de semana.

🔫 Armas:

“Na web, armas e acessórios ilegais estão ao alcance de todos. Crimes que chocaram o país, como o que deixou dez mortos em uma escola em Suzano, revelam que armas e acessórios ilegais estão disponíveis para compra na web. Fóruns na internet que protegem a identidade de seus participantes, conhecidos como “chan”, têm sido usados para fomentar o ódio e planejar crimes.” Na capa do O Globo.

💲Economia:

“Na economia, o governo é de muito barulho e pouco fato. Ele mal começou, é verdade, mas já produziu um volume de anúncios impressionante. De concreto, tem uma reforma da Previdência que ainda não deu um passo no Congresso e na sexta-feira houve um bem-sucedido leilão que vendeu 12 aeroportos. O detalhe é que os modelos do leilão e da concessão foram preparados pelo governo Temer. O mérito do atual foi realizar o planejado.” Na coluna de Miriam Leitão, no O Globo.

💲Economia:

“São Paulo de Doria deflagra guerra fiscal. Governo cria novos incentivos para beneficiar montadoras e atrair mais voos, e o Rio ameaça reagir.“ Editorial do O Globo.

💲Economia:

“Impressiona a capacidade de a Infraero sobreviver a privatizações. Intenção é leiloar todos os aeroportos até 2020, mas a resistente estatal permaneceria.” Editorial do O Globo.

💲Economia:

“Classe C cresce, chega a 51%, mas retoma o consumo lentamente. Faixa de renda média da população está otimista com perspectivas econômicas.” Manchete de capa do Estadão.

💲Economia:

“Com estudo e na informalidade. Apesar de mais escolarizada, a participação da “classe C” na informalidade aumentou em uma década: de 35%, em 2008, para 38% no ano passado.” Na capa do Estadão.

💲Economia:

“Capital de giro foi a exceção. Ainda fraco e operando em marcha lenta, setor industrial perdeu lucratividade.” Editorial do Estadão.

🏆 Esporte:

“Jogo marcado. Impropriedades e suspeitas sobre a CBF alimentam histórico de desvios.” Editorial da Folha.

🇧🇷 Governo federal:

“Não há ‘licença para matar’ em projetos de lei. Sergio Moro – Ministro da Justiça e Segurança Pública. Ao contrário do que afirmaram alguns críticos, não há nos projetos anticrime qualquer “licença para matar” para policiais, mas só a descrição de situações de legítima defesa já admitidas pela prática, como a atuação para prevenir agressão a pessoa mantida refém, diz Moro.” Na capa da Folha.

🇧🇷 Governo federal:

“Pedágio pode subir para compensar preço do asfalto. Ministro da Infraestrutura avalia, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres e o Tribunal de Contas, permissão para que concessionárias possam reajustar o pedágio e compensar perdas que sofreram com preço do asfalto. O material subiu acima da inflação.” Na capa da Folha.

🌐Internacional:

“Visita ressalta afinação entre Brasil e EUA. O presidente Jair Bolsonaro desembarca hoje em Washington. Com a chegada ao país de Donald Trump, dá curso ao maior alinhamento ideológico do Brasil com os Estados Unidos em mais de 50 anos.” Na capa do O Globo.

🕵Investigações:

“Polícia investiga se informante na Câmara ajudou assassinos. Agenda e informação de atrasos da vereadora podem ter sido passados a matadores. Investigadores suspeitam que um informante, dentro da Câmara dos Vereadores do Rio, passou aos assassinos detalhes sobre a movimentação da vereadora Marielle Franco antes da execução. Manchete de capa do O Globo.

🕵Investigações:

“Mulher de Cabral negocia com MP delação premiada. Perto, muito perto de seus últimos recursos à segunda instância serem julgados e, portanto, com a possibilidade real de ser presa, Adriana Ancelmo piscou.” Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.

⚖️Justiça:

“Ofensiva contra a Lava-Jato é o lance. mais ousado da dupla Toffoli-Gilmar. Um abriu inquérito; o outro chamou procuradores de ‘gentalha’.” Na coluna de Bernardo Mello Franco, no O Globo.

⚖️Justiça:

“STF acertou o time da Lava-Jato e satisfez políticos.” Na coluna de Elio Gaspari, no O Globo.

⚖️Justiça:

“A Lava Jato e a Lei. A decisão do STF que manteve na Justiça Eleitoral os casos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados a delitos eleitorais, como caixa dois, apenas reafirma a jurisprudência da Corte.” Editorial do Estadão.

⚖️Justiça:

“Multa alta garante penas mais brandas na Lava Jato. Cinco anos após ser deflagrada, operação mantém suas negociações sob sigilo.” Manchete de capa da Folha.

Política:

“Em churrasco com Toffoli, Maia e ministros, Bolsonaro prega união entre poderes. No encontro informal, presidente da Câmara criticou ataques ao STF.” Na capa do O Globo.

Política:

“Mais uma vez, busca-se o “mal menor”. Até quando ? Após a volta de democracia, apenas dois presidentes foram eleitos por projetos políticos: Fernando Henrique e Lula.” Na coluna de Merval Pereira, com chamada de capa, no O Globo.

Política:

“Olavo de Carvalho chama Mourão de ‘idiota’ e diz que se governo seguir assim dura seis meses.” No Estadão.

Política:

“Eduardo Bolsonaro chama brasileiros ilegais no exterior de ‘vergonha’”. No Estadão.

Política:

“Bolsonaro quer lançar militares a prefeituras no Rio.” Na coluna de Ascânio Seleme, no O Globo.

Política:

“Bolsonaristas operam rede de difamação na internet. Grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro ligados ao escritor Olavo de Carvalho, que formam a ala mais radical da “nova direita”, participam de uma rede de difamação na internet. Até aliados viram alvo de ataques virtuais. Participantes e ex-participantes ouvidos pelo Estado contam como ela funciona, quem são os principais integrantes e quais as ligações com parlamentares e autoridades.” Na capa do Estadão.

Política:

“‘Ditadura de esquerda’. Jawad Rhalib, cineasta que deturpou fala de repórter do Estado, chamou de “ditadura de esquerda” reações ao texto de seu blog em entrevista a Marcelo Godoy, enviado a Bruxelas.” Na capa do Estadão.

Política:

“‘Assistimos ao renascimento da família imperial’. Entrevista: Fernando Henrique Cardoso. Lançando um livro sobre juventude, FHC comenta o comportamento dos Bolsonaros nas redes sociais: “Eu acho perigoso. Assistimos ao renascimento de uma família imperial”. Na capa do Estadão.

Política:

“0 Bolsonaro de Washington terá que ser muito melhor do que o Bolsonaro de Davos.”. Na coluna de Eliane Catanhêde, no Estadão.

📦 Previdência:

“Rodrigo Maia quer votar reforma da Previdência no plenário da Câmara até o final de maio.” Na capa do O Globo.

📦 Previdência:

“Reajuste anual para militares deve ser retirado de texto da reforma enviado ao Congresso”. Na capa do O Globo.

📦 Previdência:

“Câmara tem recuos na defesa da Previdência. O ambiente para aprovação da reforma se deteriorou após o Carnaval. Resultados preliminares de enquete feita pela Folha mostram partidos que antes defendiam aprovação rápida, como o PRB, agora mais cautelosos. Alteração no benefício para idosos e deficientes miseráveis é dúvida até no governista PSL.” Na capa da Folha.

📦 Previdência:

“Hora de evitar ruído. Apresentar já projeto para desvincular gastos do Orçamento atrapalharia reforma.” Editorial da Folha.

😱 Tragédia:

“Rotina alterada pela dor. Depois do assassinato de 12 alunos há oito anos, escola de Realengo, no Rio, que ganhou estátuas em homenagens às vítimas, espalhou câmeras, tem ronda da Guarda Municipal e mudou a secretaria de lugar, para evitar a entrada de estranhos. Pais acham que segurança ainda pode melhorar.” Na capa do O Globo.

😱 Tragédia:

“Áudios mostram pânico durante a tragédia de Suzano. Os serviços de emergência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros receberam 69 ligações, na quarta-feira (13), nos primeiros cinco minutos do ataque à escola Raul Brasil, em Suzano (SP). Os áudios revelam adolescentes aos prantos, gritos e respirações ofegantes.” Na capa da Folha.

Destaque histórico:

“Em 17 de março de 1905, Albert Einstein conclui uma série de artigos que seriam a base da física moderna.” No portal Terra.

👴Sextilha:

Quem fala sobre o que sabe

Fala bem, fala perfeito.

Quem ignora o que diz

Fala mal, fala sem jeito.

Na emissão de uma ideia

Se há de checa-la direito.

(SB)

👍Positivo:

“Agricultores familiares passam a abastecer 100% das escolas públicas do DF.” No G1.

👎Negativo:

“Aposentadoria da Assembleia de SP é 4 vezes maior que a de professor.” No Jornal da Record.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu