Pesquisas da corrida presidencial: afunilamento tende a ficar mais claro a partir desta segunda-feira, 17

Sérgio Botêlho No calendário eleitoral, esta segunda-feira, 17, é uma data importante, pois é a data limite de encerramento do prazo para pedidos de substituição de candidatos, pelos partidos

Sérgio Botêlho

No calendário eleitoral, esta segunda-feira, 17, é uma data importante, pois é a data limite de encerramento do prazo para pedidos de substituição de candidatos, pelos partidos e coligações.

Também é nesta segunda-feira, 17, a data fatal para que todos os pedidos de registro de candidaturas, majoritárias e proporcionais – inclusive os impugnados e os respectivos recursos -, estejam julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, e publicadas as decisões a eles relativas.

Enfim, é hoje, o último dia para o TSE compilar, assinar digitalmente, gerar os resumos digitais e lacrar todos os programas-fonte, programas-executáveis, arquivos fixos, arquivos de assinatura digital e chaves públicas em cerimônia marcada para essa finalidade.

Dessa forma, se por acaso um candidato falecer e for substituído, a foto que vai para a urna eletrônica é a do falecido, já que este é o único caso possível de troca de candidatos, de hoje em diante, e não há possibilidade de mudar a foto nas urnas.

A rigor, portanto, é a partir de hoje que, salvo o caso fortuito de morte, sabe-se ais mais verdadeiramente do quadro de candidatos ao pleito de 2018, em seu primeiro turno, a ocorrer no próximo dia 07 de outubro.

É, assim, que chegamos ao oitavo dia da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, a metade, exatamente do que está programado, faltando, ainda, a partir dos programas de hoje, a veiculação de nove desses programas, até o dia 04 de outubro. Isso, para o primeiro turno.

Entre hoje e amanhã novas rodadas de pesquisa virão a público, especialmente as que se referem a candidatos à Presidência da República. Essas pesquisas serão muito importantes para que se possa vislumbrar, com um pouco de mais clareza, quais aqueles candidatos que estão com maiores chances de chegar ao segundo turno.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.