Aperto orçamentário para 2020 é o destaque das manchetes

? Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 294- A 122 dias do fim do ano de 2019, hoje é sábado, 31 de agosto de 2019, 243º dia do ano.

*Sinopse da grande mídia impressa*:

? Edição: _Sérgio Botêlho_

? *Manchetes do dia*:

“Orçamento de 2020 pode paralisar máquina pública. União dependerá do aval do Congresso por verba de salários e aposentadorias”. Manchete de capa da Folha.

“Investimento em 2020 será o menor em uma década.”. Manchete de capa do O Globo.

“Orçamento apertado eleva risco de apagão no governo. Previsão para soma de gastos com máquina pública e investimentos em 2020 é a menor da história”. Manchete de capa do Estadão.

? *Editoriais do dia*:

“Infraestrutura no buraco fiscal. O Brasil continuará empacado, por muitos anos, se depender de investimento federal para crescer, o que reforça a necessidade da participação da iniciativa privada”. Editorial do Estadão.

“Influência nociva. Causa estranheza a nota que a OCDE expediu a respeito do projeto de lei sobre abuso de autoridade aprovado pelo Senado brasileiro”. Editorial do Estadão.

“Desafio jornalístico. Como ser objetivo diante de reiteradas declarações presidenciais mentirosas, cínicas ou que se prestam a confundir?” Editorial do Estadão.

“O narcoterrorismo colombiano se renova, com patrocínio da Venezuela. Maduro abriu o país a traficantes, terroristas e paramilitares em fuga da repressão na Colômbia”. Editorial do O Globo.

“Brasil precisa de política ambiental consistente. Bolsonaro quer construir proposta conjunta com Trump, mas EUA não são boa referência no setor”. Editorial do O Globo.

“Pá de cal. Fim trágico do governo Macri dificulta renegociação ordenada da dívida argentina”. Editorial da Folha.

“Sarampo mata. Doença só voltou a se espalhar no Brasil por deficiências na cobertura vacinal”. Editorial da Folha.

? *Outros destaques*:

“Onda de incêndios florestais se aproxima de Manaus.” Na capa da Folha.

“Bispos do Sínodo dizem sentir-se “criminalizados” pelo governo”. Na capa do Estadão.

“Não há madeireiro 100% legal na Amazônia. Acusado de 11 crimes relacionados ao comércio de madeira ilegal afirma que não é possível ser 100% legal na Amazônia, por causa dos esquemas de propina”. Na capa do Estadão.

“Em agosto, dólar tem maior alta mensal em quatro anos”. Na capa da Folha.

“Recorde de informais. O desemprego no país caiu para 11,8% no trimestre encerrado em julho, graças ao número recorde de trabalhadores informais – mais de 40% da população ocupada”. Na capa do Estadão.

“Cresce pressão no PSDB para Covas desistir de reeleição. O comando da maior cidade do país está no cento da estratégia dos partidos de centro para a disputa da sucessão de Jair Bolsonaro em 2022”. Na capa da Folha.

“Covas proíbe fumar em parques de São Paulo”. Na capa do Estadão.

“PSB expulsa um deputado e suspende nove por voto favorável à Previdência”. Na capa da Folha.

“Nunca precisei mamar na tenta de ninguém”, diz Dória. Um dia após ser atacado por Jair Bolsonaro, João Dória (PSDB-SP) rebateu a afirmação de que “havia mamado nas tetas do BNDES”. Na capa da Folha.

“’A decisão que tomei me honra’, diz Manuela sobre contato com hacker da Lava Jato”. Na capa da Folha.

“Dodge pede ao STF suspensão de decisões que possam anular sentenças da Lava Jato”. Na capa da Folha.

“EUA ameaçam rever parceria de inteligência se Brasil permitir 5G chinês, diz diplomata”. Na Folha.

“Canções kirchneristas impulsionam militância jovem em oposição a Macri”. Na capa Folha.

“Ativistas e deputados são presos em Hong Kong na véspera de protesto proibido”. Na Folha.

“Eduardo deixa a Casa Branca sem fazer anúncios e fala em reunião simbólica”. Na Folha.

“Queiroz vive na região do Morumbi e teve piora na saúde, diz revista”. Na Folha.

“Bolsonaro afasta presidente da Ancine após decisão judicial”. Na capa da Folha.

“Dois bebês morrem após complicações de sarampo em SP”. Na capa da Folha.

“BC argentino trava remessa ao exterior de lucros de bancos”. Na capa da Folha.

“Comissão americana investiga gráfica que imprimiu o Enem”. Na capa da Folha.

? *Colunas e artigos*:

“Parto difícil. Num mundo de recursos finitos como é o do SUS, toda decisão precisa ser justificada pela análise de custos e benefícios”. Na coluna de Helio Schwartsman, na Folha.

“Quando a poeira baixar. Tentativa de Bolsonaro e Moro de mostrar que ainda é possível colar os caquinhos é trégua de araque”. Na coluna de Julianna Sofia, na Folha.

“Corrupção. A Operação Lava Jato, nem de longe, detém o monopólio da virtude”. Artigo semanal de Fernando Haddad, na Folha.

“Transferir o Coaf do Ministério da Economia para o Banco Central é uma decisão acertada? SIM. BC é responsável por assegurar estabilidade do sistema financeiro”. Artigo de Jorge W. Queiroz, na Folha.

“Transferir o Coaf do Ministério da Economia para o Banco Central é uma decisão acertada? NÃO. Pode ser uma ameaça à independência da autoridade monetária”. Artigo de Gustavo Loyola, na Folha.

“MDB tenta trocar figurino de adesista pelo de crítico da ‘nova direita alternativa’”. Na coluna Painel, da Folha.

“Soldados de Caxias. Maduro utiliza, para as ONGs de direitos humanos, a mesma linguagem que Bolsonaro usa para as ONGs ambientalistas”. Na coluna de Demétrio Magnoli, na Folha.

“O Brasil na contramão. Risco de revés no financiamento da política contrasta com avanços regionais”. Artigo de Roberto Simon, na Folha.

“Nem tudo é desesperança na Amazônia. Moratória da soja retirou os produtores da lista de vilões do desmate”. Na coluna de Fernando Reinach, no Estadão.

? *Mercado*: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 30, em alta de 0,61%, a 101.135 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,79 %, a R$ 4,14. O euro fechou o dia em queda de -1,78%, a R$4,53.

⏳ *Destaque histórico*:

No dia 31 de agosto de 1919, há 100 anos, nascia em Alagoa Grande, na Paraíba, Jackson do Pandeiro, o “Rei do Ritmo”, que influenciou marcadamente a Música Popular Brasileira”. No Para Onde Ir (paraondeir.blog).

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments