Números do Ibope esquentam os últimos dias do segundo turno presidencial

Sérgio Botêlho A quatro dias da eleição presidencial em seu segundo turno, nova pesquisa Ibope, se não muda substancialmente o quadro favorável ao candidato Jair Bolsonaro, ao menos imprime

Sérgio Botêlho

A quatro dias da eleição presidencial em seu segundo turno, nova pesquisa Ibope, se não muda substancialmente o quadro favorável ao candidato Jair Bolsonaro, ao menos imprime um pouco mais de emoção à disputa.

Segundo os números do Ibope, Bolsonaro tem 57% das intenções de votos dos eleitores brasileiros, neste momento, enquanto Haddad aparece com 43%. Os percentuais são com relação aos votos válidos, excluídas abstenções, nulos e brancos.

Comparados os números com a primeira pesquisa Ibope sobre o segundo turno, divulgada no último dia 15, o candidato do PSL caiu 2 pontos percentuais enquanto o candidato do PT cresceu dois pontos. Ao mesmo tempo, caiu a rejeição a Haddad, enquanto subiu a de Bolsonaro.

Contudo, a diferença entre os dois ainda é elevada, na ordem de 14 pontos percentuais, segundo o número do Ibope, o que revela dificuldades para o candidato do PT superar. No entanto, os novos números da corrida presidencial acabaram animando os apoiadores de Haddad.

No rádio e na TV, a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos se encerrará depois de amanhã, sexta-feira, 26, havendo, ainda, para cada um deles, um total de três programas, contando com o desta quarta-feira, 24.

Enquanto isso prossegue ferrenha a disputa para governos estaduais, inclusive em Mato Grosso do Sul, com os últimos dias da campanha a transcorrerem em clima de enfrentamento entre os candidatos, na busca de convencer eleitores indecisos.

Desde a última segunda-feira, 22, que teve início o processo de lacração e carga das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno. Os trabalhos devem ser concluídos ainda nesta quarta-feira, 24.

Para desfazer boatos, em forma de fakes (notícias falsas), nas redes sociais, ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral divulgaram, recentemente, nota garantindo da total lisura das urnas eletrônicas, e tranquilizando os eleitores.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.