Na pandemia, óbitos disparam no país; economia para

Na pandemia, óbitos disparam no país; economia para. Esses são destaques da grande mídia, neste sábado, 09 de maio de 2020, na seção DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA, do Anexo 6.

*DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA*

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

📃 *Manchetes do dia*:

“Pandemia se alastra. Brasil registra 751 mortes em 24 horas, e sete estados deveriam adotar ‘lockdown’. Na véspera do churrasco prometido por Bolsonaro, óbitos disparam no país.” *Manchete de capa do O Globo*.

“Economia brasileira parou, mostram indicadores de abril. No 1º mês completo sob os efeitos da pandemia, indústria e comércio acumularam estoques e houve deflação.” *Manchete de capa do Estadão*.

“Com pior mês de montadoras e deflação, crise se aprofunda. Produção cai 99%, a uma média inferior à da estreia do país em 1957; IPCA tem maior recuo desde 1998.” *Manchete de capa da Folha*.

“DF, que já foi o 1º em isolamento social, cai para 13º lugar. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

_O GLOBO_

“Governo entrega ao STF vídeo de reunião ministerial. Governo entrega vídeo da reunião que pode provar interferência na PF”.

“Estudo mostra que cloroquina não traz benefício. Maior estudo já feito sobre medicamento diz que droga não evitou que pacientes fossem para o respirador nem reduziu mortalidade”.

“Bolsonaro recorre, mas Moraes mantém veto a Ramagem na PF. Governo pediu que ministro reconsiderasse veto à nomeação para a PF; ação foi pivô de crise entre Bolsonaro e o Supremo”. 

“Equipe econômica discute desonerar folha e recriar CPMF. Equipe econômica estuda como desonerar folha para criar emprego no pós-crise”. 

“Produção de veículos é a menor desde início da indústria no país. Com queda de 99% em abril, o volume de produção foi o mais baixo desde o início da indústria de automóveis no país”.

“Enfrentamento da Covid-19 faz crescer aprovação de líderes. DE 12 DIRIGENTES, OITO VIRAM SUA POPULARIDADE CRESCER NESTE ANO”.

“Ascânio Seleme: Entrevista mostrou o lado mais obscuro de Regina Duarte”.

“Eurípedes Alcântara: Plano Marshall do país é arrumar finanças e diminuir burocracia”. 

“STF libera doação de sangue por homens homossexuais. Julgamento interrompido em 2017 foi retomado no plenário virtual; maioria dos ministros da Corte considera que regras tratam homossexuais de forma preconceituosa, por focar na orientação sexual”. 

“Dez universidades públicas do Rio pedem adiamento do exame”.

_FOLHA_

“País bate recorde com 751 mortes e Bolsonaro fala em fazer churrasco”. 

“Doria estende quarentena até dia 31 e não descarta ‘lockdawn’”.

“Desemprego nos EUA é o maior desde 1930”.

“Entrevista. André Kalil. Remdesevir é droga mais promissora contra a Covid-19”.

“Weintraub xinga STF em gravação entregue à corte”. 

“Oscar Vilhena Vieira: Supremo não se omite sob ataques”.

“Para tentar salvar Dia das Mães, lojas fazem força-tarefa”.

“PF mira deputado que mediou acordo com Bolsonaro”. 

“Rodrigo A. Brandão e Irineu T. Velasco: O momento nos exige sacrifício. A pandemia é o maior desafio de uma geração de profissionais de saúde ”. 

“Governo faz propaganda em sites de fake-news”.

“Brasil perde luta contra vírus, segundo estudo”.

“Rio passa SP em mortes registradas em 24 horas”.

“Em SC, festas privadas de Jurerê geram revolta”. 

_ESTADÃO_

“País registra recorde de 751 mortes por covid em 24hs”.

“Doria cita ‘cenário desolador’ e leva até dia 31 a quarentena. Governador vê cenário ‘desolador’ e diz que não descarta adotar medida mais restritiva”.

“Presidente do STJ isenta Bolsonaro de mostrar exames. Ministro João Otávio Noronha acata recurso da AGU contra pedido do ‘Estadão’ para divulgação de testes do presidente para covid-19”. 

“Bateção de cabeça no socorro às micros. Técnicos da equipe econômica apontam que a sobreposição de pelo menos três programas pode afetar a eficácia das linhas de crédito”. 

“Nos EUA, 20,5 milhões perdem emprego em abril. Índice de desemprego de abril é o maior desde o recorde de 10,8% em 1982, no período pós-Segunda Guerra”.

“Procuradores de MT inventam ‘bônus-covid’. Aras quer barrar ‘bônus covid’ de R$ 1 mil no Ministério Público de MT; no Pará, juízes terão licença-prêmio; País tem casos de privilégios”.

“Desmate aumenta 64% na Amazônia. Dados são de sistema de alertas do Inpe; em abril foram derrubados 405,61 km2 de floresta”.

 _CORREIO BRAZILIENSE_

“Brasil tem 751 mortes por Covid em 24 horas”.

“Vídeo citado por Moro é entregue ao Supremo”.

“Nova investida por Ramagem na PF fracassa”. 

“Terapia com três drogas se mostra eficaz”. 

📃 *Editoriais do dia*:

_FOLHA_

“Desafio constante. Incapaz de aceitar limites, Bolsonaro constrange STF com encenação patética.” 

“Ação entre amigos. Ajuda a estados e municípios abre brecha para reajustes salariais irresponsáveis.”

_O GLOBO_

“Planalto deveria seguir lição de Toffoli. Há planos de saída ordenada do isolamento, em sentido contrário ao que defende o presidente.” 

“Com aumento da letalidade no Rio, lockdown não pode ser mais adiado. Número de mortes triplicou nos últimos dias na capital, e sistema de saúde no estado já vive colapso.” 

_ESTADÃO_

“O princípio da força maior. O uso indiscriminado desse princípio pode agravar um quadro que já é dramático.”.

“O IPCA e o coronavírus. Sem demanda por causa da paralisia da economia, preços tendem a cair.” 

“A marcha dos camisas pardas. Um grupo de brucutus apoiadores de Jair Bolsonaro armou acampamento para organizar invasão ao Congresso e ao STF.”. 

_CORREIO BRAZILIENSE_

O recado de Toffoli. A atribuição de funções longe está de significar limitação de diálogo. Ao projetar a Praça dos Três Poderes, Lúcio Costa situou os prédios do Legislativo, Executivo e Judiciário com a mesma distância um do outro. Quis deixar clara a igualdade dos três pilares da democracia. Independentes e harmônicos, cada um desempenha o papel definido na Constituição. Foi o recado de Toffoli”. Editorial do Correio Braziliense.

📈 Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, em alta de 2,75%, a 80.263 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -1,73%, a R$ 5,74.

Destaque histórico:

Informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments