MP dos reitores é devolvida; Brasil é 2º do mundo em mortes por Covid-19

MP dos reitores é devolvida e revogada; Brasil passa a 2º do mundo em mortes por Covid-19. Esses são destaques da grande mídia, neste sábado, 13 de junho de 2020, na seção DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA.

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

📃 *Manchetes do dia*:

“Conflito de poderes. Alcolumbre devolve MP que permitia ao MEC nomear reitores. Presidente do Senado considerou inconstitucional medida que, horas depois, foi revogada por Bolsonaro.” *Manchete de capa do O Globo*.

“Congresso devolve e Bolsonaro revoga MP sobre reitores. Em ato raro no País, Davi Alcolumbre rejeita medida, sobre universidades federais, por considerá-la inconstitucional.” *Manchete de capa do Estadão*.

“São Paulo vai testar 44 mil para tentar calibrar reabertura. Prefeitura inicia projeto por amostragem nos 96 distritos para manter atividade econômica, mas reconhece limitação.” *Manchete de capa da Folha*.

“A tragédia anunciada de Trump e Bolsonaro. Brasil só fica atrás dos EUA em mortes por coronavírus. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

📃 *Editoriais do dia*:

_FOLHA_

“Gradual e inseguro. SP afrouxa restrições com número elevado de mortes, filas e queda de secretário.” 

“Manobra canhestra. Corretamente devolvida, MP que mudava nomeação de reitores soava a intervenção.”

_O GLOBO_

“Congresso precisa decidir logo sobre prisão em segunda instância. Omissão ou inércia pode redundar em mensagem incompatível com princípios democráticos e republicanos.” 

“Centrão aumenta perigo fiscal das pautas-bomba. Pelo menos 110 projetos de lei, parte redigida pela nova base de Bolsonaro, atentam contra a recuperação.” 

_ESTADÃO_

“Falsa simetria. Fala do procurador-geral Augusto Aras no julgamento da ação que questiona inquérito do STF revela confusão entre fake news e jornalismo profissional.”

“Rojões no mercado. Há sinais de otimismo na bolsa e no câmbio, mas projeções do PIB continuam piorando.” 

“O governo e as universidades federais. MP devolvida é mais um capítulo da guerra do governo contra o ensino superior público.” 

“Setor de veículos reage, mas em ritmo lento. Segmento automobilístico, um dos mais importantes para o comportamento da indústria no País, é um dos mais atingidos pela crise sanitária.” 

_CORREIO BRAZILIENSE_

“O Fundeb tem pressa. Deputados e senadores darão o aval para o mecanismo que contribui para atenuar as desigualdades regionais, melhorar a qualificação do magistério e reduzir o número de estudantes por turma. Não é pouco.” Editorial do Correio Braziliense.

📈 Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a sexta-feira, 12, em baixa de -2,00%, a 92.795 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 2,19%, a R$ 5,04.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments