Moro depõe; ministros têm de abrigar centrão; país vira epicentro do vírus

Moro depõe; ministros têm de abrigar centrão; país vira epicentro do vírus. Esses são destaques da grande mídia, neste sábado, 02 de maio de 2020, na seção DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA, do Anexo 6.

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

📃 *Manchetes do dia*:

“Moro depõe hoje sobre acusações a Bolsonaro. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Bolsonaro ameaça demitir quem não der cargo a centrão. Demonizado pelo presidente na campanha, grupo agora ganha convite para segundo e terceiros escalões.” *Manchete de capa da Folha*.

“Brasil se torna um dos epicentros da pandemia. Desde terça-feira país registra mais de 400 mortes diárias e, segundo especialistas, deve dividir as atenções com os EUA nas próximas semanas.” *Manchete de capa do O Globo*.

“‘Impeachment é última opção’, afirma Barroso, do Supremo. Ministro diz que ‘é preciso que fatos sejam graves, demonstrados’ e que tribunal não é ator político.” *Manchete de capa do Estadão*.

📃 *Destaques de capa*:

_O GLOBO_

“Artistas cobram ajuda a índios. MANIFESTO COBRA AJUDA A INDÍGENAS”.

“Presidente da Caixa diz que não há como acabar com filas. Pedro Guimarães promete medidas para amenizar transtorno, como distribuição de senhas, contratação de vigilantes e recepcionistas. Ele admitiu em transmissão em rede social que o aplicativo que permite movimentar os R$ 600 tem problemas”.

“EUA liberam uso emergencial de remdesivir para Covid-19. EUA LIBERAM O ANTIVIRAL REMDESIVIR”. 

“Política rasteira na crise. O coronavírus atinge o mundo inteiro, mas só por aqui isso virou política. Por que incendiar o Brasil num momento em que os brasileiros mais precisam de um líder que una o país?”. 

“Vírus já matou 35 profissionais de saúde no Rio. NÚMERO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE MORTOS NO RIO JÁ CHEGA A 35”.

“Ato virtual do Dia do Trabalho reúne FHC, Lula, Dilma e Ciro. Ex-presidentes criticam Bolsonaro sem sinalizar formação de frente ampla por saída ou renúncia”.

“Moro depõe hoje sobre ação de Bolsonaro para interferir na PF. PF E MP VÃO OUVI-LO SOBRE ACUSAÇÕES A BOLSONARO”.

“Joe Biden nega ter abusado sexualmente de ex-assessora. ‘Isso nunca aconteceu’, diz ex-vice-presidente e candidato democrata sobre episódio que teria ocorrido em 1993”. 

“Intérprete do marxismo. Paixão pela música. Filósofo teve um infarto enquanto tocava piano em seu apartamento em Paris, onde morava sozinho. Um dos principais teóricos da esquerda, filósofo, que sofreu infarto ontem aos 85 anos, escreveu o clássico “Marx: lógica e política”.

“Merval Pereira: Direita e esquerda ameaçam causar apagão estatístico. Ter acesso à lista de assinantes das operadoras telefônicas é o mesmo que consultar os antigos catálogos telefônicos que a tecnologia tirou de circulação. Mas em qualquer país civilizado, é possível acessar o catálogo telefônico digital através da internet. Mecanismos não presenciais alternativos estão sendo recomendados pela comunidade estatística internacional”.

“Eurípedes Alcântara: China precisa agir com vigor para evitar Covid-20. Os líderes da China precisam mesmo é agir com vigor de modo a impedir a repetição das mesmas condições que permitiram a um vírus de origem animal infectar pessoas com consequências catastróficas para bilhões de seres humanos.”.

“Ascânio Seleme: O que está por trás dos arroubos matinais do presidente. O que ocorre é que o presidente se vê esvaziado dos ensinamentos do dia quando se deixa contaminar pela ignorância da noite.”

_ESTADÃO_

“POR DENTRO DO HOSPITAL DE CAMPANHA DO ANHEMBI. Galpão em SP foi transformado às pressas para atender pacientes com a covid-19. Vínculos preservados. A equipe de atendimento tem entre os trabalhos a função de intermediar chamadas de vídeo entre pacientes e parentes”. 

“Lojas reabrem em shoppings, mas vendas não cobrem custos. No momento em que mais centros comerciais voltam a operar – até segunda-feira, previsão é que 73 estejam em funcionamento –, setor vê vendas muito abaixo do patamar anterior à pandemia de covid-19; comerciantes partem para negociação de aluguéis”.

“Capital paulista registra apenas 46% de isolamento”.

“Leito privado ocioso poderá ser requisitado em SP. Lei foi publicada ontem; associação nacional de hospitais diz que solução deve ser adotada ‘após o esgotamento’ de outras medidas”.

“Cresce venda de remédio sem eficácia comprovada. Procura por hidroxicloroquina aumentou 67,93% após o início da pandemia”. 

“Moro vai depor hoje e diz que se sente intimidado. Procurador-geral da República reage a crítica e diz que não admite ser ‘manipulado’; ex-titular da Justiça presta depoimento hoje em Curitiba”. 

“FILÓSOFO DEDICADO AO MARXISMO. Radicado na França, professor emérito da USP sofreu enfarte no seu apartamento em Paris enquanto tocava piano, outra de suas paixões”.

“Covid-19 avança, mas Congresso não aprova ajuda financeira a Estados e municípios”.

_FOLHA_

“Construção civil não para, mas já calcula prejuízos”.

“Pandemia põe em xeque estúdios e salas comerciais”.

“Rodrigo Zeidan: Cavalo de pau ou corpos nas ruas. Nossa única salvação é um cavalo de pau, com quarentena séria que permita reabrir a economia”. 

“Aras rebate Moro e diz não aceitar ser manipulado”. 

“Onyx indica seu professor para ganhar R$ 10 mil”.

“Comício virtual do Dia do Trabalho une Lula e FHCf”.

“Pesquisadores avaliam ser cedo para deixar quarentena”.

“Folha bate recorde de audiência pelo segundo mês seguido”. 

“CET bloqueará avenidas para reduzir circulação”. 

“Deputados aprovam corte no próprio salário na Assembleia de SP”.

“Mortes por Covid-19 quadruplicam no Pará em uma semana”.

“Agência norte-coreana relata primeira aparição de Kim em 20 dias”.

“Conheça histórias de vítimas de favelas e comunidades”. 

 _CORREIO BRAZILIENSE_

“Aprovado o primeiro remédio para tratar a Covid-19. A aprovação da droga produzida pelo laboratório Gilead Sciences ocorreu depois de um grande teste clínico evidenciar que o remdesivir reduz o tempo de recuperação em alguns dos pacientes com Covid-19.”.

“Brasil supera os 91 mil casos”.

“Lula e FHC juntos na festa de 1º de Maio”. 

“Caixa vai abrir neste sábado”. 

“O protesto e a ignorância. Profissionais da saúde protestaram na Praça dos Três Poderes, mas foram hostilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.”.

📃 *Editoriais do dia*:

_FOLHA_

“E daí? Epidemia acelera em meio a isolamento em xeque e mais descaso de Bolsonaro.” 

“Transparência na crise. STF fez bem em derrubar MP que restringia acesso a dado público durante pandemia.”

_O GLOBO_

“Dinheiro precisa chegar à rede do SUS nos estados. Se aprovada hoje no Senado, ajuda a governadores e prefeitos ainda irá à Câmara, e a epidemia avança.” 

“China é saída para Embraer, se ala radical do governo não atrapalhar. Perspectivas pós-ruptura com a Boeing são condicionadas pela inépcia na condução da política externa.” 

_ESTADÃO_

“A corte de Bolsonaro. O presidente age como se ainda estivéssemos sob a Constituição de 1824 e como se ele fosse o imperador. “Quem manda sou eu”, disse recentemente.”.

“Weintraub e a sensatez do CNE. Enquanto o ministro se vê às voltas com a Justiça, conselho age com responsabilidade.” 

“O dever de falar. A lealdade de quem ocupa cargo público é, antes de tudo, com o País e com a lei.”. 

_CORREIO BRAZILIENSE_

“Aplausos e proteção. Em meio à pandemia do novo coronavírus, uma vez por outra, segmentos da sociedade marcam dia e hora para aplaudir os profissionais da saúde que estão na linha de frente do atendimento às vítimas do inimigo invisível. A expressão de gratidão eleva o ânimo, mas não protege médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e outros que têm lidado diariamente com o aumento de pessoas infectadas.”. Editorial do Correio Braziliense.

📈 Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não funciona nos finais de semana.

Destaque histórico:

Informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments