Leilões estaduais; polícias estaduais; jornalismo e fake-news; multas da Receita; vacina russa

Estados vão leiloar este ano de aeroportos a abatedouros. Projetos limitam poder de governadores sobre polícias civil e militar. Acesso a jornalismo profissional reduz efeito de fake-news. Receita ignora portarias e aplica multas na pandemia. Produção da vacina russa começa esta semana no DF. 

Esses são destaques da grande mídia impressa, nesta segunda-feira, 11 de janeiro de 2021.

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*BIRÔ DE IMPRENSA*, Ano IV, Nº 793, de 11.01.2021

📃 *Manchetes do dia*:

“Estados vão leiloar este ano de aeroportos a abatedouros. Governos buscam gestão mais eficiente na iniciativa privada e melhor uso de recursos” *Manchete de capa do O Globo*.

“Projetos limitam poder de governadores sobre polícias civil e militar. Modelo defendido por aliados de Bolsonaro propõe criação de patentes e de Conselho de Polícia Civil ligado à União, além de mandatos para comandantes” *Manchete de capa do Estadão*.

“Acesso a jornalismo profissional reduz efeito de fake-news. Experimento inédito feito em São Paulo mediu o impacto das campanhas de conscientização sobre conteúdos falsos” *Manchete de capa da Folha*.

“Receita ignora portarias e aplica multas na pandemia. Para advogados e professores da área tributária, esse seria apenas mais um episódio dentre os vários problemas de interpretação e mesmo de “abusos” praticados pelo Fisco ao longo dos anos” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Produção da vacina russa começa esta semana no DF. Imunizante que já está sendo aplicado por países como Rússia e Argentina, o Sputnik V terá sua fabricação no Brasil iniciada na próxima sexta-feira, pela farmacêutica União Química, em Santa Maria, no Distrito Federal.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

 *Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

°”A grita contra o ICMS. Corte de benefícios em SP não ocorre no melhor momento, mas vai no rumo correto.” 

°”Sufoco a Hong Kong. Ditadura chinesa mostra que quer eliminar qualquer vestígio de oposição na ilha.”

_*O GLOBO*_. 

“Relação comercial crescente com a China exige estratégia mais sólida. Chineses respondem por um terço das exportações do Brasil, e caem vendas a Europa e América Latina e EUA.” 

°”Iniciativa de autorregulação da OAB é bem-vinda. Definir regras de transparência contribuirá para afastar os advogados de crimes financeiros.” 

_*ESTADÃO*_

°”Ano novo com mais pobres. Sem o auxílio emergencial e com desemprego ainda muito alto, as famílias pobres – e muito pobres – poderão ter um ano muito penoso.”

°”A erradicação do trabalho infantil em risco. Esvaziamento de comissão está em linha com aversão à democracia participativa..” 

°”2021, o ano da prova. A pandemia é um fenômeno que só pode ser superado globalmente..” 

_*VALOR ECONÔMICO*_

°“A invasão do Capitólio nos EUA deve servir de alerta. A solidez das instituições americanas está milhas à frente do que observamos por aqui.” 

_*CORREIO BRAZILIENSE*_

°“Perigo nuclear. As tensões no Golfo Pérsico, região vital para o abastecimento de petróleo ao Ocidente, aumentaram com a decisão do Irã de elevar para 20% o grau de enriquecimento de urânio em suas centrais nucleares.” 

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments