Investimentos caem 0,4% no mês de janeiro

Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), do Ipea registrou queda de 0,4% entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021

O Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta segunda-feira (21/3), registrou queda de 0,4% na comparação entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021, na série com ajuste sazonal. Com esse resultado, o trimestre móvel finalizado em janeiro deste ano fechou com alta de 1,4%. Em relação ao mesmo período de 2020, em janeiro, verificou-se queda de 5,5% nos investimentos totais, enquanto o trimestre móvel fechou com queda de 1,8%.

A FBCF é composta por máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. A evolução da FBCF e de seus componentes pode ser visualizada na tabela abaixo:

O consumo aparente de máquinas e equipamentos apresentou recuo de 4,7% em janeiro e encerrou o trimestre com alta de 0,4%. Enquanto a produção nacional de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno caiu 4,9% em janeiro, as importações diminuíram 12,5% no mesmo período. Com isso, as importações cresceram 5,5%% no trimestre móvel, enquanto a produção nacional, por sua vez, encerrou o período com uma queda de 0,5%. No acumulado em 12 meses, o investimento em máquinas e equipamentos teve aumento de 22,4%.

Os investimentos em construção civil avançaram em janeiro na série dessazonalizada, com alta de 2,9%. Com esse resultado, o setor fechou o trimestre móvel com queda de 1,4% e no resultado acumulado em 12 meses o crescimento foi de 12,3%.

Em comparação com o mesmo período de 2020, verificou-se um desempenho heterogêneo em seus componentes. Enquanto o componente máquinas e equipamentos recuou para um patamar 19,1%, inferior a janeiro de 2021, a construção cresceu 3,3%. Na comparação trimestral, os resultados foram similares.

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações do IPEA

You may also like

Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments