Índia e vacina de Oxford são destaques do noticiário

Crise sanitária amplia base jurídica para impeachment. Pressão por novo auxílio gera temor de crise fiscal. Índia envia ao País 2 milhões de doses da vacina de Oxford. Fisco já pode pedir falência de empresa em dificuldade. Brasil aguarda para hoje lote de vacina da Índia. 

Esses são destaques da grande mídia impressa, nesta sexta-feira, 22 de janeiro de 2021.

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*BIRÔ DE IMPRENSA*, Ano IV, Nº 804, de 22.01.2021

📃 *Manchetes do dia*:

“Crise sanitária amplia base jurídica para impeachment. Especialistas veem colapso em Manaus e falhas na vacinação como possíveis crimes de responsabilidade” *Manchete de capa da Folha*.

“Pressão por novo auxílio gera temor de crise fiscal. Candidatos a liderar o Congresso defendem volta da ajuda emergancial. *Manchete de capa do O Globo*.

“Índia envia ao País 2 milhões de doses da vacina de Oxford. Liberação era aguardada para a semana passada; Ministério da Saúde não divulgou plano de distribuição” *Manchete de capa do Estadão*.

“Fisco já pode pedir falência de empresa em dificuldade. Lei nº 14.112 abre a possibilidade de procuradores da Fazenda pedirem a falência de companhias se atrasarem o pagamento de parcelamentos de impostos ou não cumprirem acordos”” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Brasil aguarda para hoje lote de vacina da Índia. O governo da Índia enviou, ontem, para o Brasil, dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A remessa deve chegar a São Paulo no fim da tarde de hoje..” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

 *Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

°”Investigue-se. Procuradoria-Geral e Congresso devem examinar conduta de Bolsonaro na pandemia.” 

°”Aplicativo da desfaçatez. Agora desativado, serviço da Saúde fazia prescrição de remédios ineficazes.”

_*O GLOBO*_. 

“Aras contraria função constitucional do MP durante a pandemia. Procurador-geral lava as mãos diante da leniência de autoridades e ainda faz alerta antidemocrático.” 

°”Governo prometeu demais e fracassou na hora de entregar as vacinas. Falta de doses resulta de erros no planejamento, incompetência da diplomacia e hesitação de institutos na hora de investir.” 

_*ESTADÃO*_

°”Pedidos de impeachment. Existem 56 pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro. O País não pode ficar refém de alguém que despreza a vida da população.”

°”O alarme estridente do BC. Juros continuam em 2%, mas Copom alerta para risco importante de alta da inflação.” 

°”Ainda longe da vacinação em massa. Há um risco nada desprezível de que uma campanha massiva só ocorra ao longo de 2022.” 

°”O impulso do comércio mundial na pandemia. Apesar do aumento de casos de covid, a recuperação do comércio de mercadorias ganhou vigor em novembro e dezembro” 

_*VALOR ECONÔMICO*_

°“Incertezas não aconselham um aumento de juros logo. O cenário externo benigno permite ao BC ganhar tempo até que a realidade afaste incertezas.” 

_*CORREIO BRAZILIENSE*_

°“Pompa e circunstância. … as relações entre as duas nações {Brasil e EUA} pedirá mais do que palavras de agora em diante. E vozes da iniciativa privada e do mundo político já reivindicam uma mudança na diplomacia do Brasil.” 

📈 *Bolsa de Valores*

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a quinta-feira, 21, em queda de -1,10%, a 118.329 pontos. O dólar terminou o dia em alta de 1,04%, a R$ 5,37.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments