IDH-Brasil, pobreza-Rio, Odebrecht-Lula e repasses-estados, na mídia

IDH-Brasil, pobreza do Rio, Odebrecht e Lula, repasses a estados. Estes são os destaques da grande mídia, nesta segunda-feira, 09 de dezembro de 2019.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Destaques do dia:

IDH-Brasil

“Com educação estagnada, país fica em 79º no ranking do IDH. Número de anos esperados de escolaridade não muda desde 2016”. Manchete de capa do O Globo.

“IDH desacelera e Brasil fica na 79ª posição, ao lado da Colômbia. País só avançou 1 milésimo no índice mundial da ONU que avalia saúde, educação e renda, ficando na 79ª posição entre 189 países; coordenador destaca grande avanço desde 1990 e acredita que retomada econômica trará taxa melhor”. Destaque de capa do Estadão.

Rio-Santa Catarina

“Rio empobrece e já perde para Santa Catarina em PIB per capita. Números oficiais do IBGE somente serão divulgado em 2020, mas as projeções do IBRE, da Fundação Getúlio Vargas, indicam que os catarinenses já estão mais ‘ricos’ do que os fluminenses”. Manchete de capa do Valor Econômico.

Lula

“Lula pediu obra em Cuba, afirma Marcelo Odebrecht. Ajuda ao país teve motivação ideológica, diz empresário; petista nega ato ilegal”. Manchete de capa da Folha.

Repasses

“Estados pedem antecipação de verba do pré-sal para pagar 13º. Em carta a Bolsonaro, governadores dizem precisar dos R$ 5,3 bilhões, que seriam repassados só no dia 31”. Manchete de capa do Estadão.

Futebol

“Encerramento com casa cheia no Maracanã. Torcida do Vasco fez sua parte e lotou o Maracanã — foram 67.395 pessoas, um dos maiores públicos do Brasileiro —, mas o time só empatou com a Chapecoense”. Destaque de capa do O Globo.

“Cruzeiro perde, cai e jogo acaba com violência. Brasileirão. Pela primeira vez em seus 98 anos, time disputará a Série B após derrota para o Palmeiras (2 a 0) e confusão da torcida”. Destaque de capa do Estadão.

“Cruzeiro é rebaixado pela primeira vez em meio a crises técnica e financeira. Partida terminou antes do fim do segundo tempo após tumulto da torcida, que quebrou cadeiras e entrou em confronto com a PM”. Destaque de capa da Folha.

“Rebaixamento do Cruzeiro tem confusão. Derrotado em casa pelo Palmeiras, o Cruzeiro caiu para a Série B pela primeira vez em sua história. Tumultos nas arquibancadas, com brigas, bombas e quebraquebra, causaram o encerramento do jogo antes dos 90 minutos.”. Destaque de capa do O Globo.

Redes sociais

“Instituições querem regular uso das redes. Polêmicas em redes sociais têm levado Exército, Ministério Público e Judiciário a discutir regras sobre o que pode ser publicado pelos usuários. Para críticos, a regulação é uma ameaça à liberdade de expressão. Com forte atuação na internet, o governo Bolsonaro não pretende disciplinar a conduta dos servidores.” Destaque de capa do O Globo.

Datafolha

“Datafolha: Reprovação à gestão Bolsonaro estanca. Reprovação da gestão Bolsonaro oscilou para 36%, interrompendo trajetória de alta, segundo o Datafolha.”. Destaque de capa do O Globo.

Índios

“Atentado contra indígenas gera cobranças por proteção. O atentado que causou a morte de dois índios no Maranhão gerou reações dentro e fora do país, elevando cobrança por proteção.”. Destaque de capa do O Globo.

Aposentadoria

“Mudança na aposentadoria põe seguro de vida no radar. Modalidade permite complementar pensão de dependentes e manter renda em caso de invalidez ou desemprego.”. Destaque de capa do O Globo.

Desastre

“Carro com oito jovens bate em muro, e cinco morrem. Oito jovens saíram de festa na Barra em carro e cinco morreram em batida. Sobrevivente diz que grupo estava alcoolizado.”. Destaque de capa do O Globo.

Laranjas

“PF apura 221 casos de desvio e ‘laranjas’ na eleição de 2018. Número de inquéritos abertos para apurar irregularidades na disputa de 2018 ainda pode aumentar, pois MP avalia outras 140 representações em sete Estados”. Destaque de capa do Estadão.

Crescimento

“‘Vamos ser um dos poucos a crescer’. Presidente do Santander diz que ‘o mundo parou’ e em 2020 o Brasil pode ser ‘uma ilha’”. Destaque de capa do Estadão.

TRF-4

“Nunca ouvi: ‘meu cliente é inocente’”. Presidente do TRF-4 afirma que, em cinco anos, jamais ouviu um defensor dizer: ‘Meu cliente é inocente’”. Destaque de capa do  Estadão.

Moro

“Moro se firma como o mais bem avaliado do ministério”. Destaque de capa da Folha.

Paraisópolis

“Em Paraisópolis, baile homenageia os nove mortos”. Destaque de capa da Folha.

“Estudo aponta que stent não é melhor que remédio na prevenção do infarto”. Destaque de capa da Folha.

📃 Editoriais do dia:

Orçamento

“Pedalada eleitoral. Congresso afronta o Orçamento com proposta de destinar R$ 3,8 bi a campanhas”. Editorial da Folha.

Inflação

“Inflação da carne. Alta de preços começa na China, penaliza consumidor e favorece exportação”. Editorial da Folha.

Governo

Falha na articulação adia reformas complementares. Governo teve que assistir o Senado adiar para 2020 a discussão de três Propostas de Emenda Constitucional (PEC) enviadas ao Congresso”. Editorial do Valor Econômico.

Privacidade

“Lei de proteção aos dados pessoais qualifica o país. Governos estaduais e municipais precisam avançar na organização interna e na estrutura de fiscalização”. Editorial do O Globo.

Acordos de leniência

“É preciso acabar com a disputa de poder sobre os acordos de leniência. Competição só tem produzido insegurança jurídica, com repercussões negativas na economiae”. Editorial do O Globo.

Burocracia

“A redução da papelada. Digitalização de centenas de serviços do governo é importante para a política de contenção de gastos e simplifica relação entre cidadãos e Estado”. Editorial do Estadão.

Obscurantismo

“Obscurantismo explícito. Na ‘política cultural’ do governo de Jair Bolsonaro, a ignorância parece ter se tornado a exigência curricular”. Editorial do Estadão.

Educação e demografia

“Mudança demográfica e ensino. Na semana em que o Pisa mostrou que o Brasil continua perdendo a corrida educacional, um estudo detalha a realidade da área em todos os Estados”. Editorial do Estadão.

📊 Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 09, após o final de semana.

Sinopses

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu