Relações governo-parlamento, sucateamento da Cedae-SP e condenação da Universal são os destaques da mídia

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 211

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 205 dias do fim do ano de 2019, hoje é domingo, 09 de junho de 2019, 158º dia do ano.

📃 Manchetes do dia:

“Em 1 a cada 3 votações na Câmara, governo evita tomar posição. O número foi compilado pelo Basômetro, ferramenta do ‘Estado’ relançada hoje”. Manchete de capa do Estadão.

“Apesar de lucro recorde, Cedae tem serviços e estações sucateados. Número de queixas não solucionadas de clientes salta de 7 mil para 30 mil”. Manchete de capa do O Globo.

“Justiça condena Universal por esterilização de pastores. Acusadores se dizem pressionados a não ter filhos; igreja nega e vê revés em tribunais como exceção”. Manchete de capa da Folha.

📃 Outros destaques de capa:

“Caso Queiroz faz 6 meses e ameaça família Bolsonaro. Quebra de sigilo de funcionários do senador Flávio Bolsonaro inclui período em que sete deles trabalharam para outros membros da família”. Na capa do Estadão.

“Procura por graduação no exterior é recorde. Educação. Dos 365 mil que em 2018 foram estudar no exterior, 50,4 mil buscaram essa modalidade de estudo. Para setor, cursos mais em conta para a classe média, bolsas, possibilidade de imigração e até o cenário político-econômico brasileiro influenciaram”. Na capa do Estadão.

“Grandes empresas fazem ‘vestibular’ para startups. Em busca de inovação, gigantes apostam em programas específicos e desafios abertos; concorrência chega a cem candidatos para cada vaga”. Na capa do Estadão.

“Empresários formam grupo para influenciar pauta do Congresso. Grupo de empresários cria frente parlamentar e dribla lobby tradicional do setor”. Na capa do O Globo.”

“Mercado deixa de lado trabalhador com mais de 50. Setores que mais empregam oferecem menos vagas para os mais velhos”. Na capa do O Globo.

“Vão livre do MASP vira casa para mais de cem crianças e adolescentes. Prefeitura de São Paulo abordou 103 crianças e adolescentes no ponto mais famoso da Avenida Paulista neste ano – em 2018, foram contabilizados 344 menores em toda via”. Na capa da Folha.

“Envelhecida, seleção tenta título inédito; estreia não terá Marta”. Na capa da Folha.

📃 Editoriais do dia:

“Expansão dos Verdes na Europa é alerta ao Brasil. Com o crescimento do grupo nas eleições da UE, não é inteligente ir contra políticas preservacionistas”. Editorial do O Globo.

“Ações confusas minam a confiança do Congresso no governo Bolsonaro. Episódio da volta do Coaf para o Ministério da Economia é mais um caso de descoordenação política”. Editorial do O Globo.

“Reação oportuna. O Senado deu pronta resposta à necessidade de uma nova legislação para o saneamento básico. Cabe à Câmara ser igualmente diligente. Água tratada e esgoto coletado são fundamentais”. Editorial do Estadão.

“Sistema político flexível acomoda presidentes sem apetite para costura parlamentar. Editorial da Folha.

“Sem concursos. Urge revisar a estrutura de carreiras do funcionalismo”. Editorial da Folha.

“Incentivos desastrosos. Estudo do governo confirma os efeitos danosos das políticas de incentivos que vigoraram de 2003 a 2015.” Editorial do Estadão.

“Projeto irresponsável. A “indústria da multa” deve ser combatida com fiscalização e punição aos maus administradores, e não com leniência em relação aos maus motoristas.” Editorial do Estadão.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) não funciona nos finais de semana.

🎨 Arte e cultura:

“Personalidades dão suas ideias para o Canecão. Nomes como Nelson Motta, Claudia Raia, Bia Lessa e Sol Miranda sugerem soluções para a casa de shows mais tradicional do Rio, que teve seu tombamento anulado e, depois de nove anos de abandono, pode voltar a receber obras, rumo à reabertura.” Na capa do O Globo.

🎨 Arte e cultura:

“A nova voz de Lázaro Ramos. Aos 40 anos, o ator, diretor e escritor lança seu primeiro disco infantil, “Viagens da caixa mágica”, e fala sobre a relação com os filhos.” Na capa do O Globo.

💲Economia:

“A soma de erros que quebrou a Odebrecht. A Odebrecht não é vítima da operação Lava-Jato, a empreiteira verga ao peso dos seus erros de conduta e de gestão.” Na coluna de Miriam Leitão, no O Globo.

💲Economia:

“Venda em domicílio emprega 190 mil idosos no país.” Na coluna de Ancelmo Gois, no O Globo.

🏛 Governo:

“O ministro Moro está na frigideira. Entrou nela porque Bolsonaro acredita que ele é candidato a presidente”. Na coluna de Elio Gaspari. Na Folha.

🏛 Governo:

“Neste primeiro dos invernos do governo Bolsonaro, o Brasil não tem alternativa senão continuar a tentar. É difícil de imaginar que possamos seguir com o grau de surpresas e incertezas visto até aqui.” Na coluna de Pedro Malan, no Estadão               .

🏛 Governo:

“É preciso que alguém convença o presidente de que não se governa um país na base do achismo, sem base concreta.” Na coluna de Vera Magalhães, no Estadão.

🏛 Governo:

“Uma galeria dos ministros mais esquisitos. Para não dizer que apenas Bolsonaro é capaz de chamar ministros esquisitos para o governo, vale lembrar algumas figuras que fizeram História no Brasil e que poderiam muito bem compor a equipe atual”. Na coluna de Ascânio Seleme, no O Globo.

🌐Internacional:

“EUA: identificação facial contra violência escolar. Violência americana. Medo de atiradores faz escolas buscarem sistemas de vigilância que incluem monitoramento de postagens, identificação do uso de palavras-chave associadas a massacres e adoção de tecnologia de ponta para reconhecer pessoas em tempo real”. Na capa do Estadão.

🕵Investigações:

“Depoimento inicial de acusadora de Neymar não citava camisinha”. Na capa da Folha.

⚖️Justiça:

“Onipotência da toga leva à vitimização de Lula. A onipotência da toga está construindo o pedestal da vitimização do ex-presidente. Deixando-se de lado questões como a propriedade do apartamento do Guarujá e do sítio de Atibaia, a cegueira da Justiça varreu para baixo do tapete pelo menos quatro casos em que os juízes, como Maradona, recorreram à “mão de Deus” para ajeitar a bola.”. Na coluna de Elio Gaspari, no O Globo.

⚖️Justiça:

“O papel do advogado na democracia. Para Rui Barbosa, é fundamental “não antepor os poderosos aos desvalidos, nem recusar patrocínios a estes contra aqueles”. Na coluna de Merval Pereira, no O Globo.

🌪 Meio Ambiente:

“O Brasil na contramão na questão ambiental. Convém não estragar notícias alvissareiras de outros países com o indigesto noticiário ambiental brasileiro.” Na coluna de Dorrit Harrazim, no O Globo.

Obituário:

“Morre aos 47 Andre Matos, ex-vocalista e fundador do Angra”. Na capa da Folha.

💼Política:

“Disputas regionais no PSL têm rixas públicas e até socos. Partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL) vive racha nos diretórios de ao menos seis estados. No Rio Grande do Sul, uma reunião terminou com insultos e socos.” Na capa da Folha.

💼Política:

“Gasto com diárias de viagens de senadores dispara. Os gastos do Senado com pagamento de diárias às suas excelências explodiram desde que Davi Alcolumbre se sentou na cadeira de presidente.”. Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.

👮 Segurança Pública:

“Mensagens mostram ajuda de PM da Zona Oeste a milicianos. Interceptações feitas em telefone de miliciano indicam que PMs do quartel de Jacarepaguá recebiam propina, vendiam armas e eram avisados sobre invasões a favelas. Na época, unidade era comandada pelo atual secretário de Polícia Militar”. Na capa do O Globo.

👥 Social:

“Dias melhores. Projeto ensina liderança para meninas na periferia de São Paulo”. Na capa da Folha.

👥 Social:

“Espelho da alma o direito de ser menina reconhecido na justiça. Três anos após afirmar à família que não era menino, Bruna tem, aos 8, nova certidão de nascimento. Seus pais relatam a saga jurídica e emocional para lidar com a incongruência de gênero na infância.” Na capa do O Globo.

😱 Tragédia:

Explosão em barco fere pelo menos 15 no Acre. Acidente ocorreu quando embarcação fazia abastecimento de galões de combustível”. Na capa do Estadão.

Destaque histórico:

“Em 09 de junho de 1921, a Organização Internacional do Trabalho adota a língua espanhola como o terceiro idioma oficial.” No portal Terra.

👍Positivo:

“MEC libera R$ 70 mil, e Alemanha dá R$ 640 mil para obras do Museu Nacional.” No UOL.

👎Negativo:

“Arma em casa: pai que estuprava filha de 13 anos ameaçava a menor com um revólver.” Na coluna de Mônica Bergamo.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu