Governo e economia, política e Câmara, são destaques da mídia

Governo e economia, política e Câmara, são alguns dos destaques nesta segunda-feira, 25 de novembro. Chegamos ao 329º dia de 2019 e, portanto, bem próximos de ver encerrado mais um ano. Isso, porque estamos a apenas 36 dias para o réveillon 2019-2020.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Manchetes do dia:

Governo

“’Apagão’ de mão de obra pode limitar expansão econômica. País deverá ter déficit crescente de trabalhadores para vagas especializadas”. Manchete de capa do Estadão.

“Entrevista. Delfim Netto: ‘Governo tem um lado iluminado e um lado sombrio’”. Destaque de capa do Estadão.

“Acordo acelera reforma da Lei de Informática. Brasil precisa mudar os incentivos até a virada do ano para evitar retaliações comerciais da União Europeia e do Japão”. Manchete de capa do Valor Econômico.

“Oposição ao conservadorismo. Grupos políticos liberais se afastam do bolsonarismo”. Destaque da hora do Estadão.

“Sem administrativa e com reformas em marcha lenta, governo ‘encerra’ 2019”. Destaque da hora do Estadão.

“Governo reage a Lula e a Rodrigo Maia e busca pacote social. Bolsonaro mobiliza equipe de Guedes e busca ajuda para ampliar benefícios”. Destaque da hora do Estadão.

Câmara

“Agenda social aproxima Maia do ‘centro progressista’. Presidente da Câmara encampa pacote elaborado por parlamentares ligados a movimentos”. Destaque do Valor Econômico.

Economia

“Crise da Argentina dificulta retomada da indústria brasileira. Brasil terá, em 2019, primeiro déficit comercial com o país em 16 anos. Vendas para América do Sul recuam”. Manchete de capa do O Globo.

“O longo caminho para a melhora do emprego. Aumento da ocupação em ritmo lento limita a recuperação do consumo”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Na ‘nova’ ou na ‘velha’ economia, inovar é a receita para sobreviver, dizem líderes. Evento debate uso da tecnologia como fator de competitividade nos negócios”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Incentivos fiscais agravam desigualdade regional. Levantamento indica benefício para poucos Estados e municípios”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Estados indicam resistência a proposta do governo para o IVA. Temor é que imposto sobre consumo avance na parcela que hoje cabe aos governos regionais, incluindo os municípios”. Destaque de capa do Valor Econômico.

Flamengo

“24 horas, dois títulos sem jogar, Fla é campeão também do Brasileiro. Mais de um milhão de torcedores vão às ruas no Centro do Rio para celebrar os campeões da América. Autor dos 2 gols na final, atacante assume o microfone e puxa cânticos. Depois, meia pediu à torcida que lembrasse os 10 meninos mortos no Ninho”. Destaque de capa do O Globo.

“Com cofres cheios, Fla ameaça concretizar uma hegemonia no futebol”. Destaque da hora do Estadão.

“Flamengo conquista dois títulos e pode faturar R$ 1 bi. Celebração pela conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro teve confronto entre torcedores e policiais”. Destaque de capa do Valor Econômico.

Doleiro

“Messer negociou ajuda de assessor de presidente. Doleiro tentou negociar proteção oficial”. Destaque de capa do O Globo.

Excludente de ilicitude

“Líderes resistem a excludente de ilicitude a militar. Para parlamentares ouvidos pelo GLOBO, texto enviado por Bolsonaro pode criar ‘licença para matar’ durante operações”. Destaque de capa do O Globo.

Uruguai

“Uruguai tem disputa acirrada para Presidência. Batalha acirrada nas urnas no Uruguai leva Corte Eleitoral a adiar resultado”. Destaque de capa do O Globo.

“Apuração indica vitória da direita no Uruguai, mas corte adia resultado final”. Destaque da hora do Estadão.

Educação

“Campus da UFRJ pode ter prédios de até 20 andares. Gestores da educação temem perder recursos para a saúde com nova PEC”. Destaque de capa do O Globo.

“Prova da Fuvest trata de questões sociais”. Destaque de capa do Estadão.

Saúde

“Falta de repasses afeta atendimento de Santas Casas”. Destaque de capa do Estadão.

“Atividades com pets promovem bem-estar”. Destaque de capa do Estadão.

“Lava Jato já sabia de caso que levou EUA a prender ex-Braskem. Suspeito de Caixa 2, que aparece em acordo de leniência de 2016, provocou denúncia na Justiça Americana, mas não aqui”. Manchete de capa da Folha.

Justiça eleitoral

“TSE julga na terça ação que pede a cassação da chapa de Bolsonaro e Mourão. Suposto abuso eleitoral envolvendo a atuação de hackers no Facebook motiva processo”. Destaque de capa da Folha.

“TSE resiste em aceitar assinaturas digitais para criação de sigla. Decisão afeta legenda criada por Bolsonaro”. Destaque do Valor Econômico.

Laranja

“Para PF, maior laranja do país foi do DEM”. Destaque de capa da Folha.

PT

“Deputada Gleisi Hofmann é reeleita presidente do PT”. Destaque de capa da Folha.

Mercosul

“Argentina pode levar país a sair do Mercosul. Manifestações de Paula Español, conselheira econômica do presidente eleito Alberto Fernández, deixam o chanceler Ernesto Araújo particularmente preocupado”. Destaque de capa do Valor Econômico.

📃 Editoriais do dia:

Economia

“As mudanças causadas pelos juros baixos. Em níveis jamais registrados desde a redemocratização, taxas ajudam consumo e investimento”. Editorial do O Globo.

“Os desafios do agronegócio. Será preciso solucionar deficiências crônicas, como as da infraestrutura, aumentar a produtividade, investir mais em inovação e responder às exigências ambientais.” Editorial do Estadão.

América Latina

“Há interferência indevida de Cuba e Venezuela nas crises sul-americanas. Surgem evidências da participação de agentes dos dois países em protestos no Chile e na Bolívia”. Editorial do O Globo.

Governo

“Macarthismo escolar. Damares e Weintraub ameaçam liberdade de ensino com corte de verbas a redes públicas”. Editorial da Folha.

“Inaptidão para a democracia. Jair Bolsonaro reiteradas vezes ao longo de sua trajetória política demonstrou escassa disposição de aceitar os ritos e costumes próprios da vida democrática.” Editorial do Estadão.

“O papagaio do ministro. Vício patrimonialista de misturar privado e público se manifesta em medida do Ibama”. Editorial da Folha.

A confusão em torno da reforma administrativa. Medidas de controle das despesas de pessoal nas três esferas de governo já foram encaminhadas ao Congresso”. Editorial do Valor Econômico.

São Paulo

“Cidadania na esquina. Um equipamento de lazer não pode ser solução para a moradia de rua, que deve contar com seus próprios programas. O certo é que, por necessidade ou gosto, os paulistanos estão prontos a ocupar sua cidade. A experiência mostra que, uma vez disponíveis as condições mínimas, essa ocupação ocorre naturalmente e instantaneamente.”. Editorial do Estadão.

📊 Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 25, após o final de semana.

⏳ Destaque histórico:

“Em 25 de novembro de 1845, nascia Eça de Queirós, romancista português.” Mais informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu