Fuga de cérebros para o exterior; TCU investiga servidor que produziu relatório usado por Bolsonaro

Fuga de cérebros para o exterior salta 40% sob Bolsonaro (Folha). TCU investiga servidor por relatório usado por Bolsonaro (O Globo). Nubank recebe aporte e acirra disputa com bancos tradicionais (Estadão). Nubank atrai investimento de Buffett e já supera valor da XP (Valor). TCU afasta auditor suspeito de fraudar dados sobre covid (Correio). Essas são as manchetes dos jornais da grande mídia, de hoje. 

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

*BIRÔ DE IMPRENSA*, Ano IV, Nº 940 de 09.06.2021

*Manchetes do dia*:

“Fuga de cérebros para o exterior salta 40% sob Bolsonaro. Em dois anos, aumentou procura por vistos de trabalho nos EUA entre profissionais mais qualificados, mostram dados.” *Manchete de capa da Folha*.

“TCU investiga servidor por relatório usado por Bolsonaro. Alegação de supernotificação de mortes por Covide é ‘análise pessoal’”. *Manchete de capa do O Globo*.

“‘Nubank recebe aporte e acirra disputa com bancos tradicionais. Investimento de Warren Buffet em fintech estimula competição no setor bancário” *Manchete de capa do Estadão*.

“TCU afasta auditor suspeito de fraudar dados sobre covid. O Tribunal de Contas da União abriu processo disciplinar para investigar o auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, autor de “estudo paralelo” no qual sustenta que cerca de 50% das mortes creditadas à covid-19 no Brasil não ocorreram por causa da doença.” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

“Nubank atrai investimento de Buffett e já supera valor da XP. Banco digital também recebeu aporte de US$ 250 milhões, liderado pela americana Sands Capital com outros investidores, incluindo as brasileiras Verde Asset e Absoluto Partners” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

 *Editoriais do dia*:

_*FOLHA*_

°Planos sociais. Novo cenário do emprego demanda melhores políticas, nos limites do Orçamento” 

°”Feminicídio pandêmico. Crime cresceu em 2020, enquanto crise reduziu autonomia econômica de mulheres.”

_*O GLOBO*_. 

“Até quando Queiroga se equilibrará entre a ciência e o negacionismo? O segundo depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ontem na CPI da Covid, deixou claro que, ao contrário do que ele alega, falta-lhe autonomia. Diferentemente da primeira sabatina, quando deu aos senadores respostas evasivas, desta vez Queiroga foi firme. Mas deixou transparecer os limites a sua atuação na formulação da política sanitária e na comunicação dos protocolos à população”. 

“Todos deveriam entrar na reforma administrativa. …poupadas na proposta de reforma enviada pelo Executivo ao Congresso justamente as categorias mais privilegiadas: militares e integrantes de Judiciário, Legislativo e Ministério Público, identificados pela alcunha “membros de Poder”. Incluí-los já seria justificável de um ponto de vista tão somente moral.’”

_*ESTADÃO*_

°”Rede de ódio desvendada. Retirada do sigilo do inquérito sobre manifestações golpistas dá direito de indagar quais seriam os motivos que levaram a PGR a requerer o arquivamento””

°”Décadas perdidas, ou nem tanto. Até a inflação em alta ajuda quem quer apostar num ano de retomada.” 

°”Fuga de cérebros. Jovens qualificados estão deixando o Brasil no momento em que são mais necessários.” 

°”Para tornar as viagens mais seguras. Ideia é fazer do que hoje é uma colcha de retalhos de exigências e procedimentos um sistema aplicável por todos os países.” 

_*VALOR ECONÔMICO*_

°“É preciso expurgar ‘jabutis’ e aprovar MP da Eletrobras. Raramente uma MP conseguiu tamanha unanimidade de críticas.

Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou a terça-feira, 08, em queda de -0,76%, a 129.787 pontos. O dólar terminou o dia em baixa de -0,04%, a R$ 5,03.

Destaques:

Leia: Destaques da Grande Mídia Impressa.

Notícias sobre Economia do Turismo

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments