Manchetes da grande mídia impressa abordam economia, manifestações e relações governo-Congresso

Manchetes da grande mídia impressa abordam economia, manifestações e relações governo-Congresso

Manchetes:

“País perde R$ 151 bi ao ano com jovens fora da escola. Dos 3,2 milhões de brasileiros que completam 18 anos, 35% ainda não concluíram o ensino médio. Indicador reduz produtividade da economia e renda dos trabalhadores”, é a manchete de capa do O Globo.” “Atos por todo o País viram teste de apoio popular ao governo. Pelo menos 312 cidades programaram manifestações de apoio a Jair Bolsonaro”, diz a manchete de capa do Estadão. “Congresso limita ação de Bolsonoaro e cria agenda própria. Deputados e senadores assumem reformas econômicas e priorizam medidas que restringem atuação do presidente”, aponta a manchete da Folha.

Editoriais:

“Reformas têm a ver com distribuição de renda e pobreza. Previdência cria privilégios, e gastos sociais como um todo não chegam às crianças pobres”. Editorial do O Globo.

“Vox Populi. Pesquisa sugere que, com cinco meses de mandato, a paciência dos que ainda esperam alguma coisa positiva do governo Bolsonaro está acabando rapidamente”. Editorial do Estadão.

“O futuro do trabalho. Estudo mostra que o mercado de trabalho está perigosamente estagnado em relação às transformações da chamada 4ª revolução industrial”. Editorial do Estadão.

“Bom sinal do lado dos preços. Depois de salto no começo do ano, a inflação, um dos maiores pesadelos para as famílias, começa a perder impulso”. Editorial do Estadão.

“Algazarra autoritária. Instituições impediram Bolsonaro de engrossar o coro de manifestações anômalas”. Editorial da Folha.

“Torneira seca. MP que regula o saneamento pode perder a validade, mas poucos demonstram empenho”. Editorial da Folha.

26 de maio de 2019 | 03h00

📰 *Birô de Imprensa* – Ano 2 – Número 197

🖋*Edição*: Sérgio Botêlho

📅 A 219 dias do fim do ano de 2019, *hoje é domingo, 26 de maio de 2019*, 146º dia do ano.

📊 _*Mercado*_: Bolsa de Valores não abre nos finais de semana.

🐕 _*Animais*_:

“Futuro sem sacrifício. Entidades e governo se juntam para evitar ações como a eutanásia nos animais quando eles se machucam em provas”. Na capa do Estadão.

🔫 _*Armas*_:

“Mercado em ponto de bala. dispara interesse por armas”. Na capa do O Globo.

🎨 _*Arte e cultura*_:

“‘Bacurau’ leva Prêmio do Júri em Cannes. Foi a primeira vez que o cinema brasileiro, já premiado na mostra Um Certo Olhar, teve duas vitórias no festival”. Na capa do O Globo. “Brasileiro leva pela primeira vez prêmio do júri em Cannes”. Na capa da Folha.

🎨 _*Arte e cultura*_:

“Prêmios em Cannes mostram Brasil perto de um novo ciclo de reconhecimento. Troféus servem à conquista da internacionalização das produções e, com isso, à independência do Estado”. Na Folha.

🏙️ _*Cidades*_:

“Avenida de obras sem fim. Antes de operar, BRT da avenida já perdeu 4 estações”. Na capa do O Globo.

🏙️ _*Cidades*_:

“Todos querem virar ‘baixo’. Vida na cidade. No passado não distante, esses lugares eram considerados abandonados e degradados; com atuação discreta ou inexistente do poder público, tinham pouco a oferecer; hoje são lugares onde as pessoas se reconhecem e têm vivência cotidiana”. Na capa do Estadão.

🏙️ _*Cidades*_:

“Na questão da regulação das patinetes, as discussões são permeadas por achismos porque ninguém conhece o assunto.” Na coluna de Celso Ming, no Estadão.

🔬 _*Ciência*_:

“Há cem anos a cidade de Sobral ajudou a comprovar teoria de Einstein”. Na capa da Folha.

👨‍🏫 Debate:

“De Shakespeare a Machado, Cabral revê cobiça e maldade. Em resenhas de obras literárias lidas na prisão, ex-governador privilegiou temas como a injustiça e a maldade humana”. Na capa do O Globo.

💲*_Economia*_:

“Emílio Odebrecht não descarta pedir recuperação judicial”. Na coluna de Lauro Jardim, no O Globo.

💲*_Economia*_:

“Tecnologia e juros baixos dão nova cara aos investimentos. Fundos de investimentos cresceram 75% no País na última década, impulsionados por executivos que viram na combinação de tecnologia com juros baixos a oportunidade de empreender. Os donos dessas novas plataformas tentam contornar dificuldades como a falta de educação financeira dos consumidores e o número restrito de fundos no mercado.” Na capa do Estadão.

🏆 _*Esporte*_:

“Ex-jogador é preso no estádio acusado de fraudar renda de jogos no DF. Além da partida entre Botafogo e Palmeiras, o estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi palco de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal, que resultou na prisão do empresário e ex-jogador Roni, responsável por levar o jogo para Brasília. O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos, também foi detido.” Na capa do O Globo.

🏆 _*Esporte*_:

“Com pênalti marcado pelo VAR, Botafogo perde do Palmeiras. Botafogo perde com pênalti polêmico”. Na capa do O Globo.

🏛 _*Governo*_:

“O inimigo adulador. Do momentâneo delírio aracnídeo governamental parece afastado apenas o setor militar, não por acaso atacado com violência pelas seitas que dominam o palácio. Saibamos discernir, rápido, o joio do trigo, pois as nossas lágrimas serão de tormento, ao contrário das vertidas pelo chanceler.” Artigo de Roberto Romano, professor da Unicamp e autor de “Razões de Estado e outros estados da razão”, no Estadão.

🏛 _*Governo*_:

“Passeata é inútil quando o problema é o despreparo. Vai mal um presidente quando precisa de grupos na rua em manifestações de apoio. Collor precisou. Pode ir mal um país quando seu presidente recomenda aos apoiadores evitar ataques ao Congresso e ao Judiciário.” Na coluna de Rolf Kuntz, no Estadão.

🏛 _*Governo*_:

“Jair Bolsonaro é o segundo presidente a entrar num ciclo de contestação e reafirmação de mandato em tempo real.” Na coluna de Vera Magalhães, no Estadão.

🏛 _*Governo*_:

“Presidente veio do ‘não’ ao invés do ‘sim’. Artigo de Fernando Henrique Cardoso, na Folha.

🏛 _*Governo*_:

“Recuos e reviravoltas: O custo que o improviso de Bolsonaro provoca no governo”. No O Globo.

🏛 _*Governo*_:

“Governo muda atribuições para destravar obras de infraestrutura”. Na capa da Folha.

🏛 _*Governo*_:

“Cortes na educação geram queda real no orçamento do MEC”. Na capa da Folha.

🏛 _*Governo*_:

“Nascido como anti-STF, ato pró-governo se vira contra centrão e racha bolsonaristas”. Na Folha.

🏛 _*Governo*_:

“Caminhões do Exército são usados em convocação de ato pró-Bolsonaro no PR”. Na Folha.

🏛 _*Governo*_:

“Doria diz considerar manifestação pró-Bolsonaro inútil e inadequada”. Na Folha.

🏛 _*Governo*_:

“Amoêdo critica ‘polêmicas desnecessárias’ de Bolsonaro e morosidade do Congresso”. Na Folha.

🌐*_Internacional*_:

“Populistas devem ficar com 1/3 do Parlamento europeu”. Na capa do Estadão.

🕵*_Investigações_*:

“Família Batista pagou R$ 1 a Bertin por fatia do grupo JBS”. Na capa da Folha.

⚖️*_Justiça_*:

“A movimentação de Raquel Dodge para permanecer no comando da PGR ampliou sobremaneira a rejeição de parte da categoria ao nome dela e a determinação do Congresso de, caso seja mesmo indicada, questionar minúcias dos compromissos que firmou com Jair Bolsonaro. Senadores avisam que, se for reconduzida pelo presidente, Dodge terá que dizer em sabatina que tipo de encaminhamento daria à investigação de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), hoje a cargo do Ministério Público do Rio.” Na Folha.

🌪 Meio Ambiente:

“Desmatamento cresce e impulsiona negacionismo do governo. Bolsonaro atacou o IBGE após a alta do índice de desemprego. Agora seus ministros criticam o Inpe, que aponta uma escalada no desmatamento da Amazônia”. Na coluna de Bernardo Mello Franco, no O Globo.

💼*_Política_*:

“‘Recall’ do presidente. Parlamentares discutem e podem votar pautas que atingem Bolsonaro caso se tornem alvo das manifestações de rua marcadas para hoje”. Na capa do Estadão.

🚑 _*Saúde*_:

“Conheça as novas regras para mudança de plano de saúde. A partir de 3 de junho, beneficiários de contratos empresariais também poderão levar a carência cumprida ao migrar para outra operadora. Nova regra permite ainda a mudança para coberturas mais amplas que a original”. Na capa do O Globo.

🚑 _*Saúde*_:

“Transferência fecal mostra êxito contra doenças digestivas”. Na capa da Folha.

👮 _*Segurança Pública*_:

“Política de drogas. Para ministro, internação forçada pode ser solução para cracolândia. Autor de projeto de lei aprovado no Senado, Osmar Terra diz que medida combate “epidemia”. Especialistas criticam.” Na capa do O Globo.

👮 _*Segurança Pública*_:

“Encarcerar bandido contumaz reduz crime; prender ladrão de galinha eleva”. Na Folha.

👥 _*Social*_:

“Eduardo Bolsonaro se casa no Rio sob protestos e forte esquema de segurança”. Na Folha.

⏳*_Destaque histórico_*:

“Em 26 de maio de 1824, os Estados Unidos reconhecem o novo governo do Brasil, país que há pouco havia se tornando independente.” No portal Terra.

👍*_Positivo_*:

“Nicolás Maduro e Juan Guaidó aceitam convite para nova rodada de conversas na Noruega”. No G1.

👎*_Negativo_*:

“O vergonhoso passado do reformatório nos Estados Unidos onde foram encontrados dezenas de corpos de meninos”. Na BBC News.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu