Domingo de manifestações e confrontos na Paulista, em SP

Domingo de manifestações e confrontos na Paulista. Na seção DESTAQUES DA GRANDE MÍDIA IMPRESSA, do Anexo 6.

🖋 Edição: _Sérgio Botêlho_

Com o intuito de demonstrarem apoio à democracia, torcidas de times rivais se unem em ato público na Paulista. Por outro lado, apoiadores do governo também se manifestam no mesmo local. Então, as duas manifestações entram em confronto, que tem a intervenção da polícia. Enquanto isso, o presidente participa de mais uma manifestação com ataques ao STF, na Praça dos Três Poderes. Porquanto, mídia enxerga o ato como capaz de elevar tensão institucional. Ao mesmo tempo, o decano do STF, ministro Celso de Mello, considera que bolsonaristas têm ódio à democracia. Tudo isso e de tal forma que o vice-presidente Hamilton Mourão concede entrevista afastando hipótese de golpe.  Enfim, são esses os assuntos que estão registrados nas manchetes dos principais jornais do país.

📃 *Manchetes do dia*:

“Novas vozes. Grupos dividem as ruas, e atos terminam em confronto. Torcidas de times rivais se organizam em prol da democracia.” *Manchete de capa do O Globo*.

“Decano do STF vê momento igual ao da ascensão do nazismo. Celso de Mello escreve a interlocutores que bolsonaristas ‘odeiam democracia’; rivais se unem contra Bolsonaro.” *Manchete de capa do Estadão*.

“Manifestos por democracia buscam união das Diretas Já. Movimentos tentam agrupar adversários ideológicos contra um inimigo comum, o autoritarismo.” *Manchete de capa da Folha*.

“Sociedade reage e Mourão afasta hipótese de golpe. Vice-presidente acredita que a escalada das tensões entre os três Poderes não terá consequências concretas; manifestantes vão às ruas para atos em favor da democracia. ” *Manchete de capa do Valor Econômico*.

“Bolsonaro aposta na crise e afronta outra vez o STF. A Democracia, o Legislativo e, principalmente, o Supremo “devido ao inquérito das fake news” foram mais uma vez atacados por apoiadores do governo, em ato que eleva a tensão entre poderes e provoca forte instabilidade política no país. ” *Manchete de capa do Correio Braziliense*.

📃 *Editoriais do dia*:

A princípio, os editoriais do dia abordam os mesmos temas das manchetes. Isto é, as manifestações deste domingo, 01. Ao propósito, fazem apelo à serenidade e à união pela democracia Mas também as manifestações que vêm ocorrendo nos EUA por conta do assassinato de um negro em Minneapolis. Além disso, temas como violência policial no país, antiambientalismo, neutralidade da rede, privilégios ao funcionalismo.

_FOLHA_

“Sem justiça, sem paz. Protesto contra truculência policial nos EUA levanta questões válidas no Brasil.” 

“Polícia letal. Só descontrole e impunidade explicam mais mortes por ação do Estado na pandemia.”

_O GLOBO_

“Os sinais da desconfiança do capital externo. Em abril, a soma de investimentos diretos foi de US$ 234 milhões, o menor valor para o mês em 25 anos.” 

“Radicalismo antiambiental estimula lobby contra o acordo Mercosul-UE. Política de Bolsonaro se torna pretexto para programas protecionistas de cartéis europeus.” 

_ESTADÃO_

“A neutralidade da rede em perigo. O melhor a fazer neste momento é combater as fake news por meio da identificação dos responsáveis por sua propagação.”

“O presidente, o vírus e o balanço. Insegurança gerada pelo presidente assusta investidores e prejudica o País.” 

“A fraqueza de Bolsonaro. Com a MP 971/20, o presidente da República deu aumento a uma elite do funcionalismo.” 

“Incertezas e insegurança disseminadas. São resultados que transparecem a incerteza das famílias em relação ao futuro profissional.” 

_VALOR ECONÔMICO_

É urgente a união pela defesa da democracia. O momento exige prudência e pleno respeito ao Estado democrático de direito.” 

_CORREIO BRAZILIENSE_

“Apelo à serenidade. O Brasil não deve cair na armadilha do confronto que, inevitavelmente, levará a uma imprevisível crise institucional.” Editorial do Correio Braziliense.

📈 Bolsa de Valores

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 01, após o final de semana.

Destaque histórico:

Informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments