Demissão por desempenho, setor aéreo, petróleo e emprego se destacam

Demissão por desempenho, setor aéreo, petróleo e emprego. Estes são os destaques da grande mídia, nesta quinta-feira, 02 de janeiro de 2020, na sinopse diária do Anexo 6.

? Edição: Sérgio Botêlho

? Destaques do dia:

“Desde 2003 governo não demite por desempenho. Prevista na Constituição, punição por insuficiência não é regulamentada; corrupção motiva 65% das expulsões.” Manchete de capa da Folha.

“Ação contra sites deve inibir judicialização no setor aéreo. Sites que “compram o direito” de passageiros em processos ou movem as ações em troca de um percentual do valor a receber proliferaram nos últimos anos e viraram alvo da Seção da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro.”. Manchete de capa do Valor Econômico.

“Recuperação da Bacia de Campos vai gerar R$ 9 bi em royalties. Petrobras investirá US$ 20 bi até 2024 para evitar queda na produção. Rio será beneficiado”. Manchete de capa do O Globo.

“Indústria tem maior nível de emprego em quatro anos. No 3º trimestre de 2019, setor tinha 10,7 milhões de empregados, número 1,3% maior do que no ano anterior”. Manchete de capa do Estadão.

“Ministros postam em rede social a cada 40 minutos. Ministros apostam na rede para mobilizar militância e garantir apoio para pautas”. Destaque de capa do O Globo.

“Papa pede desculpa por falta de paciência com fiel insistente. Na primeira missa do ano, pontífice denunciou a violência contra as mulheres: ‘É uma profanação de Deus. Entendemos nosso nível de humanidade pelo modo como tratamos o corpo delas’”. Destaque de capa do O Globo.

“Porta dos Fundos: foragido faz vídeo com ataques. Eduardo Fauzi é procurado pela Polícia Civil do Rio por suposta participação em atentado contra a sede da produtora de vídeos. Nas imagens que gravou, ele não comenta o episódio, mas faz série de críticas ao grupo”. Destaque de capa do O Globo.

“Impasse trava renovação do Fundeb. Impasse no governo trava renovação de fundo para a educação básica.”. Destaque de capa do O Globo.

“Fuga de Ghosn do Japão ainda cercada de mistérios. Segundo agência de notícias, encontro com Michel Aoun ocorreu após fuga do Japão. Governo libanês não confirma.” Destaque de capa do O Globo.

“Kim põe fim a moratória de testes nucleares e de mísseis. Ditador norte-coreano alega que EUA não cumpriram prazo de um ano para novos avanços; Trump diz confiar nele”. Destaque de capa do O Globo.

“A terrível solidão a dois. Willem Dafoe e Robert Pattinson vivem personagens atormentados pelo confinamento no filme “O farol”. Destaque de capa do O Globo.

“No meio do caminho dos turistas tinha a Pedra do Arpoador. Cidade recebe nota 8,7 de visitantes; maioria é de SP”. Destaque de capa do O Globo.

“Merval Pereira: Politicamente, Lula preso valia mais”. Destaque de capa do O Globo.

“Míriam Leitão: Previsão é que país cresça, mas menos que o mundo”. Destaque de capa do O Globo.

“Guga Chacra: Não existe bonzinho no Oriente Médio”. Destaque de capa do O Globo.

“Técnicos: Jesus é o melhor do ano e movimenta mercado brasileiro”. Destaque de capa do O Globo.

“‘‘Bolsonaro está dando sequência ao que eu fiz’. O ex-presidente Michel Temer diz em entrevista ao ‘Estado’ que votou em Bolsonaro, mas discorda de bandeiras do sucessor”. Destaque de capa do Estadão.

“Em SP, só 7% têm saúde cardiovascular ideal. Melhor situação, para reduzir risco de enfarte e AVC, considera controle de hipertensão, diabete, colesterol alto, índice de massa corpórea (IMC), dieta, atividade física e tabagismo. Achado integra o Elsa, maior pesquisa epidemiológica feita no País”. Destaque de capa do Estadão.

“Kim Jong-Un planeja retomar testes nucleares. Estratégia. Líder norte-coreano fala em uma ‘nova arma estratégica’, ao mesmo tempo em que abre brecha para novas negociações com os EUA; para analistas, cautela tem relação com processo de impeachment contra Trump e incerteza sobre reeleição de americano”. Destaque de capa do Estadão.

“‘Para impulsionar economia, China corta compulsório. Com o ritmo de crescimento mais fraco em três décadas, país cortou pela 8ª vez em um ano quantia que bancos devem ter como reserva”. Destaque de capa do Estadão.

“Presidente do Líbano recebe Carlos Ghosn. Ex-presidente da Renault-Nissan se encontrou com Michel Aoun em reunião fora da agenda, segundo fontes próximas ao executivo; fuga da prisão domiciliar em Tóquio teria sido planejada por três meses, com auxílio de empresa privada de segurança”. Destaque de capa do Estadão.

“Sem Flamengo, Copa São Paulo começa hoje. Principal torneio de base não terá a presença do Flamengo e contará com 127 times em busca do título”. Destaque de capa do Estadão.

“‘Japão testa o palco da Olimpíada. Estádio que receberá as cerimônias de abertura e de encerramento, além de futebol e atletismo, tem evento-teste”. Destaque de capa do Estadão.

“William Waack: Será turbulento. Apertem os cintos e um bom voo para todos nós em 2020. Turbulência não costuma derrubar avião.” Destaque de capa do Estadão.

“Celso Ming: Há certo otimismo no ar, mas nem tanto quanto nas viradas anteriores. Talvez pela cautela, 2020 possa surpreender.” Destaque de capa do Estadão.

“‘Zeina Latif: O mercado financeiro vive euforia, que não é a mesma no setor produtivo. Que em 2020 consigamos diminuir a dicotomia.” Destaque de capa do Estadão.

“Grupos de renovação colidem com partidos e são copiados. Organizações como RenovaBR, Acredito e Livres sofrem ataques e questionamentos de partidos, em um movimento que classificam como reação do status quo a um corpo estranho.” Destaque de capa da Folha.

“Ex-aliado critica Moro por expor Lava Jato ao ataque”. Destaque de capa da Folha.

“Proteína virava pipoca em escolas do estado de SP. Carne substituída por ovo, proteína por pipoca – prática de quadrilhas que desviavam dinheiro de merenda escolar em São Paulo”. Destaque de capa da Folha.

“Termina após 2 dias ataque à embaixada dos EUA no Iraque”. Destaque de capa da Folha.

“Maria H. Tavares: Usar a  lei contra a ameaça terrorista. Ignorar o atentado à produtora de Porta dos Fundos seria um erro”. Destaque de capa da Folha.

“Às vésperas de privatização, litoral de São Paulo ganha mais 7 balsas”. Destaque de capa da Folha.

“Petrobras vai encolher e assumir risco. Empresa se prepara para ser mais enxuta e reposicionamento estratégico traz boas perspectivas de rentabilidade para seus acionistas”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Educadores veem um ano perdido. Projetos importantes, como o avanço das escolas em tempo integral e a reforma do ensino médio, tiveram pouca atenção do Ministério da Educação”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Otimismo cauteloso e previsão de PIB de 2%. Economistas apontam o risco de que as reformas percam o senso de urgência como motivo para cautela”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Fuga de Ghosn soa como um thriller policial. Ao entrar no Líbano pós deixar prisão domiciliar em Tóquio, ex-executivo da Nissan alegou ter sofrido “injustiça e perseguição política””. Destaque de capa do Valor Econômico.

“O ano em que os juros foram jogados ao chão. Quem acompanhou a economia brasileira ao longo das últimas duas décadas sabe avaliar a dimensão do fenômeno presenciado em 2019”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Guinada no Itamaraty deixa fila de ‘mortos-vivos’ internacionais. Chanceler reconhece “laços históricos” do Brasil com a África, mas entende que aproximação com outros países não se justifica”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Brasil perdeu credibilidade no exterior, diz Amorim. Para ex-chanceler, nem na ditadura militar houve algo “tão desastroso””. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Crescimento cíclico volta à cena nos próximos 2 anos. Redução dos juros dá tração à demanda doméstica, mas é fundamental que governo prossiga na agenda de reformas, dizem economistasd”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Desempenho fraco frustrou otimismo inicial de 2019. Ano terminou com crescimento e saldo comercial abaixo do esperado, inflação e déficit em transações correntes maiores, mas queda da Selic foi surpresa favorável”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Fim de deduções de IR pode reduzir desigualdade, diz Ipea. Proposta do instituto considera que modelo favorece 1% mais rico da população”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Com reforma, adesão de Estados a planos de previdência deve crescer. SP Prevcom e PrevNordeste já administram, juntas, previdência complementar de seis Estados”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Covas entra em 2020 com cenário favorável à reeleição. Caixa recheado para o último ano de gestão e problemas de saúde alavancaram intenção de votos”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Processo contra Eduardo Bolsonaro colocará Conselho de Ética em foco. Em 2019, órgãos colegiados correcionais ficaram em estado de dormência no Congresso”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Que centro é este? Eleitorado se deslocou à direita, mas parte se assustou com o radicalismo bolsonarista: abre-se espaço para um centro”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Otimista, Krause diz que país muda por saturação. Para ex-ministro e ex-governador, Bolsonaro pratica “presidencialismo de colisão””. Destaque de capa do Valor Econômico.

“América Latina deve crescer menos de 2%. Apesar das estimativas mais otimistas, a América Latina deve crescer menos de 2%, evidenciando um problema estrutural de baixo crescimento e baixa produtividade”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Fim da era de domínio dos EUA no Oriente Médio. A Presidência de Donald Trump acelerou o declínio na capacidade e disposição de os EUA influenciarem os eventos no Oriente Médio – deixando um vácuo que está sendo ocupado por Rússia, Irã e Turquia”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Manifestantes deixam embaixada dos EUA em Bagdá”. Destaque de capa do Valor Econômico.

? Editoriais do dia:

“Caminho seguro. No combate à violência, não há oposição entre gasto social e reforço policial.” Editorial da Folha.

“Fratura indiana. Ao discriminar muçulmanos, plano promove retrocesso na maior democracia global.” Editorial da Folha.

“Educação tem de ser protegida da ‘guerra cultural’. É no mínimo falta de inteligência e de civismo envolver a área em batalhas vazias de cunho ideológico”. Editorial do O Globo.

“Multa ao Facebook é parte de caso mundial de manipulação de eleitores. Ministério da Justiça fixou penalidade devido ao acesso a dados pessoais de brasileiros”. Editorial do O Globo.

“Desprovidas de controle. Um quarto das capitais brasileiras não dispõe de uma estrutura completa de controle interno, que serve tanto para identificar ilícitos como para preveni-los.” Editorial do Estadão.

“Menos nascimentos no Estado. O número de nascidos vivos registrados no Estado de São Paulo vem caindo há anos..” Editorial do Estadão.

“A ressaca latino-americana. Um espírito reformista é o único meio para a América Latina emergir em paz da ressaca em que se afundou.” Editorial do Estadão.

“Prevalece otimismo para 2020, apesar da economia.” Editorial do Valor Econômico.

? Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta quinta-feira, 02, após o feriadão de fim de ano.

 

 

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments