Dados sigilosos no STF, Chile, Bolívia, economia são destaques da mídia

Dados sigilosos no STF, Chile, Bolívia, economia são destaques da mídia impressa, neste sábado, 16 de novembro. Chegamos ao 320º dia de 2019 e, portanto, bem próximos de ver encerrado mais um ano. Isso, porque estamos a apenas 45 dias para o réveillon 2019-2020.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Manchetes do dia:

Dados sigilosos no STF

“Toffoli nega pedido de Aras e mantém acesso a dados. Aras reage, mas Toffoli fica com senha. PGR tenta impedir acesso a relatórios financeiros, e ministro nega pedido”. Destaque de capa do O Globo.

“Toffoli nega pedido de Aras e solicita mais dados do Coaf. Presidente do STF rejeita pedido de procurador-geral e mantém decisão sobre relatórios do antigo Coaf; ministro quer saber agora quem acessou informações sigilosas”. Destaque de capa do Estadão.

“Aras pede que STF suspenda acesso a dados; Toffoli nega. Em resposta, presidente da Corte ainda solicita mais informações a antigo Coaf”. Manchete de capa da Folha.

Chile

“Chile convoca plebiscito sobre nova Constituição. Partidos chegam a acordo e dão início ao processo para elaboração de Carta Magna que substitua a de 1980”. Manchete de capa do O Globo.

“Chile fará plebiscito em abril sobre Constituição. Na consulta popular de abril, chilenos decidirão que tipo de órgão redigirá a Carta Magna que substituirá a da época da ditadura”. Destaque de capa do Estadão.

“Chile fará plebiscito sobre nova Constituição”. Destaque de capa da Folha.

Economia

“Produtividade cai, apesar da retomada da economia no País. Número recorde de trabalhadores informais contribui para fenômeno atípico”. Manchete de capa do Estadão.

“Banco Interamericano de Desenvolvimento prevê contração do comércio no Mercosul. Segundo BID, tendências evidenciam a necessidade de a América Latina acionar novos motores para o crescimento das exportações”. Manchete da hora do Valor Econômico online.

Benefícios via Justiça

“BPC: 20% dos novos benefícios são via Justiça. Decisões judiciais respondem por 20% das concessões, e União quer conter processos”. Destaque de capa do O Globo.

Feminismo

“Em pleno AI-5, a liberação da mulher brasileira. Há 50 anos, as palavras de Leila Diniz na célebre entrevista ao “Pasquim’’, em pleno AI-5 da ditadura militar, foram o “independência ou morte’’ do feminismo nacional. Por elas, Leila foi tachada de subversiva, perseguida e imortalizada.”. Destaque de capa do O Globo.

“Revolucionária no poder de falar o que pensava. Entrevistada por seis homens brancos que fazem mais de 20 perguntas sobre sua vida amorosa, Leila não se intimida, se afirma com coragem e liberdade. Segue revolucionária, mas nos lembra do privilégio que é poder falar o que se pensa.”. Destaque de capa do O Globo.

Habitação popular

“União desiste de construir moradias no Rio. Decisão federal adia planos de habitação popular no Rio”. Destaque de capa do O Globo.

Educação

“‘O mundo todo está em dívida com a educação’. Ex-ministra da Cultura no governo Hollande, francesa de origem marroquina defende o acesso à educação como antídoto contra o extremismo e a intolerância”. Destaque de capa do O Globo.

Bolívia

“Em dia violento, Bolívia registra confronto com cinco mortos. Indígenas da região do Chapare, reduto de Evo, queriam entrar na cidade de Cochabamba para manifestar apoio ao ex-presidente e teriam, segundo as autoridades, forçado bloqueio montado em ponte; vítimas foram mortas a tiros, dizem testemunhas”. Destaque de capa do Estadão.

Servidores

“Servidores são maioria em 56% dos municípios”. Destaque de capa da Folha.

Caso Marielle

“Réu visitou só PM em condomínio de Bolsonaro”. Destaque de capa da Folha.

📃 Editoriais do dia:

Economia

“A conta do ajuste. Decisão de cobrar contribuição de desempregados suscita debate sobre encargos”. Editorial da Folha.

“Novo impulso nos negócios. As famílias podem estar menos contidas, mas o alto desemprego continuará, provavelmente, afetando o ânimo dos consumidores. Mas há sinais de melhora, embora modestos.” Editorial do Estadão.

Espanha

“Impasse espanhol. Mais uma eleição no país termina sem a formação de maioria; ultradireita avança”. Editorial da Folha.

Segunda instância

“O STF vetou a antecipação da prisão, mas o Congresso pode fixar a norma via projeto de lei”. Editorial do O Globo.

Violência

“As inadmissíveis áreas de exclusão que a violência impõe ao Rio. Cerca de 80% dos bairros da cidade têm alguma rua com restrição para entregas”. Editorial do O Globo.

Novo partido

“Mixórdia partidária. Ao indicar a criação da Aliança pelo Brasil, o presidente Jair Bolsonaro se revela o mais novo candidato a cacique no País.” Editorial do Estadão.

Logística

“A deterioração das rodovias. Levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte mostrou que mais da metade dos 108.863 quilômetros de rodovias pavimentadas possuem problemas”. Editorial do Estadão.

📊 Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechada em feriados e finais de semana.

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu