Líder do governo volta a falar em “nova e velha política”, amplia crise e Câmara estuda priorizar pauta de votações própria

Plenário da Câmara dos Deputados – Crédito da foto: Sérgio Botêlho

Líder do governo na Câmara, após conversa com o presidente, retoma os conceitos de ‘velha e nova política’, amplia crise entre poderes e governo teme que proposta da Reforma da Previdência seja desidratada. Câmara estuda dar prioridade a pauta própria de debates e votações. General Santos Cruz rebate Olavo de Carvalho, que atacou militares: ‘Com linguajar chulo, palavrões, inconsequente, o desequilíbrio fica evidente’, enfatizou Santos Cruz. Governo vai reduzir papel do BB no crédito agrícola. Ernesto Araújo diz que Brasil não mais focará em vaga no Conselho de Segurança da ONU. Presidente do Clube Militar rejeita negociações sobre projeto de reforma previdenciária para os militares. Mídia veicula análises e observações sobre o quadro político e a reforma. Saiba mais:

📰 Birô de Imprensa – Ano 2 – Número 135

🖋Edição: Sérgio Botêlho

📅 A 281 dias do fim do ano de 2019, hoje é segunda-feira, 25 de março de 2019, 84º dia do ano.

📊 Mercado: Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) volta a funcionar nesta segunda-feira, 25.

🇧🇷 Brasil:

“Constituição, não Haiti, modernizou Exército brasileiro. Entrevista : Vinicius Carvalho. A longa missão no Haiti comanda pelo Brasil foi um marco na modernização do Exército, mas não sua causa, que está na Constituição de 1988, diz Vinicius Mariano de Carvalho, professorno King’s College, de Londres.” Na capa da Folha.

📜 Denúncias:

“Djamila Ribeiro relata ofensas a Dilma em aeroporto na Espanha. Grupo de brasileiros ofendia e fazia ameaças contra a ex-presidente.” No Estadão.

📜 Denúncias:

“Disparam denúncias de tortura em prisões de SP. Osasco tem 66 registros até fevereiro; gestão Doria nega irregularidades. Denúncias de tortura em presídios paulistas dispararam em janeiro e fevereiro. Até o dia 12 de fevereiro, 73 foram registradas, sendo 66 referentes ao Centro de Detenção Provisória 2, em Osasco, na Grande SP.” Manchete de capa da Folha.

💲Economia:

“Ajuda aos governos regionais. Mesmo sem a apresentação da PEC que tira as “amarras” do Orçamento, o Senado vai começar a articular ajuda para os Estados.” Na capa do Estadão.

💲Economia:

“Em suspenso. Bloqueio no Orçamento federal diz bastante sobre o estado geral da economia.” Editorial da Folha.

💲Economia:

“Governo vai reduzir papel do BB no crédito agrícola. Sob orientação do ideário liberal do ministro Paulo Guedes, o governo quer reduzir o papel do Banco do Brasil no crédito agrícola e dar mais espaço para os bancos privados.” Manchete de capa do Valor Econômico.

💲Economia:

“Recálculo de imposto melhora os balanços. Após uma série de julgamentos recentes de ações individuais favoráveis a empresas para a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS, companhias abertas estão fazendo seus cálculos para registrar receitas vultosas com crédito fiscal neste ano.” Na capa do Valor Econômico.

💲Economia:

““Fechado acordo para leilão da Norte-Sul. O Ministério Público Federal e o Ministério da Infraestrutura chegaram a um entendimento sobre discussões que envolviam alguns pontos do edital do leilão para concessão da Ferrovia Norte-Sul”. Na capa do Valor Econômico.

🏛 Governo:

“Decreto do governo cortará apenas 159 cargos. Medida que supostamente extinguida 21 mil cargos da União vai se restringir a eliminar adicionais que servidores recebem por funções exercidas além daquelas para as quais foram aprovados em concurso. Economia será de R$ 195 milhões por ano, valor considerado baixo por especialistas.” Na capa do O Globo.

🏛 Governo:

“União dividirá com cidades e Estados R$ 17 bi do pré-sal. Equipe econômica decide socorrer entes federativos com verbas de fundo.” Manchete de capa do Estadão.

🏛 Governo:

“Programa Minha Casa Minha Vida chega aos 10 anos esvaziado.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Olavo é chulo, diz ministro general ao rebater ofensa. O ministro general Carlos Alberto dos Santos Cruz, da Secretaria de Governo, reagiu a ofensas de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro (PSL). ‘Com linguajar chulo, palavrões, inconsequente, o desequilíbrio fica evidente’, disse. Tratado com deferência pelo presidente, Olavo afirmou, no último dia 16, que os militares do governo têm ‘mentalidade golpista’ e são ‘cagões’.” Na capa da Folha.

🏛 Governo:

“Neurose ambiental. Ministro Ricardo Salles dá seguidas mostras de que pretende acumular conflitos.” Editorial da Folha.

🏛 Governo:

“Araújo quer o país em novas missões de paz. A “nova política externa”, aos poucos sendo implementada pelo gestão do presidente Jair Bolsonaro, não tem como prioridade a busca de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, como foi em governos do PT. “A gente não está muito preocupado com isso”, afirmou o chanceler Ernesto Araújo.” Na capa do Valor Econômico.

🌐Internacional:

“’Frases de Bolsonaro sobre ditadura são infelizes’, afirma Piñera. Após protestos, presidente do Chile se distancia das posições do brasileiro no dia seguinte à visita.” Na Folha.

🌐Internacional:

“Com tropas, aviões militares russos pousam na Venezuela.” Na Folha.

🌐Internacional:

“Maduro acusa Guaidó de complô para assassiná-lo. Ditador acusa o líder da oposição, Juan Guaidó, de comandar ação com ajuda de fundos venezuelanos bloqueados.” Na Folha.

🌐Internacional:

“Secretário de Justiça não vê evidência de conluio de Trump com Rússia.” Na Folha.

🌐Internacional:

“Professor do Quênia que doa 80% do salário ganha ‘Oscar da educação’”. Na Folha.

🌐Internacional:

“Investigações em torno de Trump vão continuar, apesar de relatório de Mueller.” No O Globo.

🌐Internacional:

“Persistência no erro petista. Nos governos do PT, adotou-se, com prejuízo para o País, a diplomacia Sul-Sul.” Editorial do Estadão.

🕵Investigações:

“Lava Jato de SP ‘vira a página’ sobre Paulo Preto e mira metrô e parentes de Lula. Força-tarefa também investiga repasses a Alexandre Padilha (PT) e Gilberto Kassab (PSD)”. Na Folha.

🕵Investigações:

“Com prisão de Temer, Lava Jato do Rio retoma linha de investigação parada. Força-tarefa fluminense vinha se concentrando em investigar Sérgio Cabral (MDB).” Na Folha.

🕵Investigações:

“A Lava Jato vai se deixar usar por Bolsonaro? O sonho bolsonarista é uma sequência de crises que enfraqueçam as instituições.” Na coluna de Celso Rocha de Barros, na Folha.

💼Política:

“Visita de deputados do PSL acaba em confusão em aldeia indígena no Rio. Rodrigo Amorim e Alexandre Knoploch foram expulsos sob gritos de ‘racista’.” Na Folha.

💼Política:

“Governo paga assessores de Lula mesmo com ele preso. Petista disputa na Justiça direito de permanecer com oito funcionários.” Na Folha.

💼Política:

“Bolsonaro e Maia estão em ‘acirrada disputa pelo nada’, diz líder do PSL na Câmara. Para Delegado Waldir, ‘é um grande equívoco continuar fazendo essa diferença entre nova e velha política’”. No Estadão.

💼Política:

“Caminhoneiros e Bolsonaro: vai apoiar agora? Jair Bolsonaro e as alas mais radicalizadas de seus apoiadores, entre eles o assessor Filipe Martins, foram entusiastas do movimento dos caminhoneiros que parou o País no ano passado. Notícias que proliferaram no fim de semana dão conta de que os caminhoneiros ameaçam com nova paralisação em maio.” No Estadão.

💼Política:

“Líder do governo na Câmara defende ‘nova política’ e alfineta Rodrigo Maia. Major Vitor Hugo encaminhou mensagens em grupo de Whatsapp do PSL após encontro com o Bolsonaro: “Eleitos e reeleitos, temos a possibilidade de escolher de que lado estar”. No O Globo.

💼Política:

“Após bate-boca, líder do governo na Câmara piora crise. Líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL GO) disse que Jair Bolsonaro (PSL) está “convicto” após bate-boca com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, sobre a reforma da Previdência. Indicou que o presidente não negociará e criticou a ‘velha política’.” Na capa da Folha.

💼Política:

“Maltratar quem preside a Câmara é caminho para o desastre, diz FHC.” No Valor Econômico.

💼Política:

“Líder do DEM vê governo como carro desgovernado.” No Valor Econômico.

💼Política:

““O presidente precisa descer do palanque”, diz Pereira. Em forte recado ao governo, o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (PRB-SP), diz que Jair Bolsonaro precisa “descer do palanque” e se colocar no papel de presidente da República. À frente do PRB com ascendência sobre a bancada, Pereira reclama da falta de atenção do Palácio do Planalto com os parlamentares, que não estão sendo recebidos nos ministérios. “O novo Brasil tem de começar de onde o Brasil estava dando certo, não do zero”, diz o dirigente partidário.” Na capa do Estadão.

💼 Política:

“Está cada vez mais difícil ter uma luz dos rumos do governo do presidente Jair Bolsonaro.” Na coluna de Cida Damasco, no Estadão.

💼 Política:

“A facção ultradireitista do governo, formada por seguidores de Olavo de Carvalho, nutre-se da ideia da conspiração. No lugar dos judeus, o Bruxo da Virgínia coloca os “liberais globalistas” e os “comunistas”, ligados por um pacto de dominação global que almeja destruir as “nações de sangue”. Se a constrangedora visita presidencial aos EUA nos ensina algo, a lição é que a paranoia conspiratória sedimentou-se como convicção fundamental do próprio presidente.” Na coluna de Demetrio Magnoli, no O Globo.

💼 Política:

“Câmara debate dar prioridade para a sua própria pauta. A crise em torno da tramitação da reforma da previdência acentuou tratativas para instituir, na Câmara dos Deputados, um ‘parlamentarismo à brasileira’.” Na capa do Valor Econômico.

💼 Política:

“Contribuição sindical resiste com liminares. Sindicatos de trabalhadores têm obtido liminares para manter o desconto da contribuição sindical em folha de pagamento. As decisões suspendem os efeitos da MP 873, que estabeleceu que as cobranças só podem ser feitas por boleto bancário e com autorização prévia, expressa e individual do empregado.” Na capa da Folha.

💼 Política:

“Governo aposta em ‘pressão popular’ para avançar projetos. Governo ainda não sabe como fazer para construir uma base no Congresso, segundo avaliação feita até mesmo por parlamentares aliados.” No Valor Econômico.

💼 Política:

“Senado cogita impeachment de Gilmar em vez de CPI. Parte dos senadores que apoiaram a criação da CPI falam em trocá-la pela abertura de um pedido de impeachment de Gilmar, como forma de ‘compensação’.” No Valor Econômico.

💼 👴 Política e Previdência:

“Presidente foge de culpa pelo eventual fracasso da reforma.” Na capa da Folha.

💼 👴 Política e Previdência:

“Após crise, governo teme que reforma seja desidratada. Regra de transição, que garante economia de R$ 200 bilhões, é maior foco de preocupação.” Manchete de capa do O Globo.

💼 👴 Política e Previdência:

“Congressistas abrem mão de aposentadoria especial. Com a tarefa de aprovar mudanças na Previdência, a maioria dos deputados e quase a metade dos senadores escolheram abrir mão da aposentadoria especial que lhes permitiria receber até R$ 33,7 mil (salário parlamentar) a depender do tempo de contribuição, segundo mapeamento do Estado. Ao abrir mão do plano especial, o deputado ou senador fica sujeito às regras do INSS, ou ao regime dos servidores. Mas eles podem voltar a ter as benesses a qualquer momento.” Na capa do Estadão.

👴 Previdência:

“A harmonia entre os Poderes. Para voltar ao trilho do desenvolvimento econômico e social, o País tem claras e imediatas necessidades. É preciso realizar reformas estruturantes, a começar pela reforma da Previdência.” Editorial do Estadão.

👴 Previdência:

“À espera da aprovação de reformas. Êxito do leilão de aeroportos é sinal da vinda de investidores que pode ocorrer se expectativas melhorarem.” Editorial do O Globo.

👴 Previdência:

“Aprovação da reforma da Previdência despenca em redes sociais, diz índice. Notícia de liberação de R$ 1 bi em emendas também aumentou o mau humor em relação ao governo.” Na coluna de Mônica Bergamo, na Folha.

👴 Previdência:

“Nova política patina e Bolsonaro será o culpado se reforma fracassar. Não há mágica que altere um modelo lógico de trabalhar com o Congresso.” Na coluna de Leandro Colon, na Folha.

👴 Previdência:

“General rejeita negociações: ‘projeto é justo’. Apesar do mal-estar criado no Congresso, o projeto que eleva salários nas Forças Armadas e altera as regras de previdência dos militares teve apoio irrestrito do general da reserva Eduardo José Barbosa, presidente do Clube Militar, instituição que tradicionalmente torna públicas as demandas da categoria.” Na capa do Valor Econômico.

👴 Previdência:

“Corte nas Forças Armadas economizará R$ 33,5 bilhões. Sem redução do número de militares, o resultado da reforma da previdência será negativo em R$ 20 bilhões ao longo de uma década.” No Valor Econômico.

👴 Previdência:

“A reforma da Previdência precisa de transparência. É necessário que o governo apresente dados sobre a economia que será obtida com cada item a ser alterado e projeções detalhadas para o futuro.” No Valor Econômico.

🚓Prisão de Temer:

“Tribunal manda soltar segundo preso em operação que mirou Michel Temer.” Na Folha.

🚓Prisão de Temer:

“Temer abre mão de banho de sol nos 2 primeiros dias de prisão.” Na Folha.

🚑 Saúde:

“Droga vence antes de chegar a doentes.” Na capa do Estadão.

🚑 Saúde:

“O retrocesso no combate ao sarampo. Com circulação de vírus, Brasil perde certificado de erradicação da doença dado pela Opas em 2016.” Editorial do O Globo.

😱 Tragédia:

“Risco de ruptura em barragem põe cidade sob vigília. Com risco de ruptura iminente do reservatório Sul Superior da Vale, que está em nível 3 de segurança desde sexta-feira, 6 mil moradores de Barão de Cocais estão sob ameaça de ter de abandonar suas casas.” Na capa do Estadão.

Destaque histórico:

“Em 25 de março de 1968, começa a revolta estudantil na Universidade de Nanterre. na França, contra a reforma educacional do Plano Fouchet. Foi uma faísca para a classe operária romper o isolamento das manifestações localizadas e retomar as greves e as ocupações de fábricas, resultando no Maio Francês.” No Portal Terra.

👍Positivo:

“Tailândia volta às urnas 5 anos após golpe militar.” Na Isto É online.

👎Negativo:

“Vereador de Japeri é assassinado na Região Metropolitana do RJ.” No Estadão.

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu