Congresso e Planalto: reinará a paz?

Bolsonaro com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Crédito da foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados.

A semana que tem início hoje, segunda-feira, 01 de abril, será mais uma de expectativa no Congresso Nacional, especialmente sobre o comportamento do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (PSL-RJ), com relação ao Planalto.

A semana passada se encerrou com o apaziguamento dos ânimos entre Maia e o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL-RJ), mas há quem alimente dúvidas sobre se haverá mesmo a paz anunciada por ambos.

É bom ficar de olho nas pautas que podem ser levadas a plenário segundo desejam alguns agrupamentos políticos na Casa, com destaque para o chamado Centrão, que continua descontente com relação ao tratamento dispensado pelo governo.

Segundo foi amplamente divulgado, houve entendimento entre Rodrigo Maia e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para que o projeto de reforma da Previdência caminhe no parlamento, como é o desejo do governo.

Também os empresários têm explícito interesse no sucesso da reforma previdenciária, que até já tem relator escolhido para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, na pessoa do deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG).

Nesse domingo, 31, o jornal Estadão divulgou matéria dando conta de que um grupo de empresários havia constituído uma espécie de lobby para trabalhar, junto aos parlamentares, por apoio ao projeto de reforma da Previdência.

No Senado Federal a expectativa é sobre o trâmite da Proposta de Emenda à Constituição, já aprovada na Câmara, que torna obrigatória a execução orçamentária de emendas coletivas apresentadas pelas bancadas estaduais ao projeto orçamentário anual.

É preciso, pois, ficar de olho em tudo isso para que seja possível mensurar se realmente a paz anunciada entre o Planalto e o Congresso é mesmo para valer, e como o quadro vai se refletir na tramitação da reforma da Previdência.

 

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


    Inscreva-se
    Notifique-me de
    guest
    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments