Câmara instala comissões temáticas da Casa nestas quarta, 13, e quinta, 14

Plenário da Câmara dos Deputados. Crédito da foto: Sérgio Botêlho

Em meio a um ambiente político conflagrado entre governistas e oposicionistas, a Câmara dos Deputados marcou para hoje à noite, e amanhã pela manhã, instalar as comissões temáticas da Casa, o que permitirá o trabalho pleno parlamentar do ano de 2019.

A partir das 19 horas, serão instaladas, com escolha das respectivas Mesas Diretoras, 13 dessas comissões, incluindo as duas principais, que são a de Constituição e Justiça e de Cidadania, a CCJ, e a de Finanças e Tributação.

Amanhã, quinta-feira, 14, serão instaladas mais 11 comissões, completando a tarefa. Ontem, foram distribuídas, com blocos e partidos, as vagas em cada um desses órgãos colegiados, sendo a CCJ a que temo maior número de membros: 66.

Na composição política da Câmara estão formados três grandes blocos: o do PSL tem 11 partidos e 301 membros; a do PDT, tem 10 partidos e 105 deputados; e a do PT, com quatro partidos e 97 deputados.

O PSL, maior partido da Casa, ficará com o comando das comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ); de Fiscalização Financeira e Controle; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

A segunda bancada, o PT, vai comandar as comissões de Cultura; de Direitos Humanos e Minorias; e de Legislação Participativa. Em ambos os casos, os nomes ainda vão ser definidos pelas respectivas bancadas.

A partir da instalação da CCJ, começa a contar prazo de tramitação a Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência, apresentada pelo governo Bolsonaro, segundo determinou o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Na última terça-feira, 11, no entanto, em reunião de líderes partidários, os parlamentares decidiram que o debate da PEC da Reforma somente terá início com a apresentação, pelo governo, da parte referente aos militares.

 

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu