CLT, fundo de pensão, Lava Jato e Clima se destacam na mídia impressa

CLT, fundo de pensão, Lava Jato e Clima são destaques da mídia impressa, nesta segunda-feira, 16  de dezembro de 2019.

🖋 Edição: Sérgio Botêlho

📃 Destaques do dia:

“Nova presidente da Justiça do Trabalho defende mudar CLT. Para ministra Peduzzi, reforma recente das leis não foi suficiente para responder às transformações no mercado.” Manchete de capa da Folha.

“Fundo de pensão muda e diversifica investimento. Tema está sendo analisado por um grupo de trabalho coordenado pelo Banco Central”. Manchete de capa do Valor Econômico.

“Para Toffoli, Lava Jato destruiu empresas e MP é pouco transparente. Presidente do STF elogia ‘áreas de excelência’ no governo Bolsonaro e afirma que arcabouço legal de combate à corrupção surgiu com decisão da Corte sobre mensalão”. Manchete de capa do Estadão.

“Conferência do Clima fracassa em áreas críticas e gera frustração. Financiamento e redução de emissões não avançam; Salles diz que reunião ‘deu em nada’”. Manchete de capa do O Globo.

“Encontro de clima fracassa com bloqueio do Brasil. O Brasil foi o principal bloqueador do consenso”. Destaque de capa da Folha.

“Cúpula do Clima termina sem acordo na Espanha. Representantes de 200 nações concordaram ontem, de modo apagado, a refletir em 2020 sobre aumentar a ambição em suas metas de redução de emissões; objetivo era acertar um compromisso mais incisivo capaz de tirar do papel o Acordo de Paris”. Destaque de capa do Estadão.

“Boicote de Crivella ao GLOBO tem repúdio de 76%. Repúdio do eleitorado à decisão de Crivella de não mais atender equipes do jornal repetiu posicionamento de entidades. Prefeito iniciou retaliação após reportagem sobre citação a ‘QG da propina’ em delação premiada”. Destaque de capa do O Globo.

“Os riscos do acordo entre China e EUA. Diretor-geral da OMC diz ter dúvidas se acordo EUA-China vai atenuar as tensões comerciais”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Fuga de ‘cérebros’ preocupa especialistas. Violência, falta de recursos para pesquisa e clima político explicam saída de profissionais qualificados”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Bahia assume boa parte do risco em PPP. Consórcio chinês liderado pela CCCC vence leilão e ganha contrato de 35 anos”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“Governo busca apoio de Estados para proposta conjunta de reforma tributária. Administrações estaduais buscam recuperar sua participação no bolo tributário, o que deve dificultar negociação”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“A misteriosa queda nas projeções do BC. Revisão, para baixo, na estimativa para preços administrados e mudança na ponderação que o IBGE anunciou para o IPCA podem ajudar a explicar redução”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“BC do Brasil reduz reservas, mas defesa cambial segue robusta. BC reduz reservas ao menor nível desde 2016, mas proteção do país segue robusta”. Destaque de capa do O Globo.

“De olho em EUA e China, novo órgão de comércio exterior tem 1ª reunião. Conselho de Estratégia Comercial será comandado por Jair Bolsonaro”. Destaque de capa do Valor Econômico.

“TJ-SP mudou argumento ao beneficiar Paulo Preto”. Destaque de capa da Folha.

“Moradores vão à Justiça para parar túnel na Paulista”. Destaque de capa da Folha.

“Cai de 64% para 37% a aprovação de Tite na seleção”. Destaque de capa da Folha.

“60% dos cariocas apoiam corte de verba de escolas de samba”. Destaque de capa da Folha.

“Rua de Itaquera vira pista de corrida. Projeto ‘Correndo Para o Futuro’ mantém pintura das raias no asfalto; assim, crianças e adolescentes conseguem praticar o esporte”. Destaque de capa do Estadão.

“Governo estuda pacote para reduzir passagens. Plano é reduzir valor do querosene usado pelos aviões em até 20% para aumentar a concorrência e atrair novas companhias para o setor; Ministério da Economia participa dos estudos e uma das propostas em análise é zerar o PIS/ Cofins para este produto”. Destaque de capa do Estadão.

“Brasil abre escritório em Jerusalém. Em visita a Israel e ao lado do primeiro-ministro Binyamin Netanyahu, Eduardo Bolsonaro volta a defender que governo brasileiro considere o Hezbollah, grupo xiita que faz parte da coalizão que governa o Líbano, como organização terrorista”. Destaque de capa do Estadão.

“Eduardo Bolsonaro inaugura escritório do Brasil em Jerusalém. Netanyahu diz que Bolsonaro prometeu transferir embaixada em 2020”. Destaque de capa do O Globo.

“233 menores de 19 anos são agredidos por dia. Levantamento da Sociedade Brasileira de Pediatria servirá de base para nova orientação aos médicos”. Destaque de capa do Estadão.

“Luxemburgo volta ao Palmeiras pela 5ª vez. Técnico assume o clube pela quinta vez na carreira e afirma que o Alviverde ‘vai entrar em campo para ganhar títulos’”. Destaque de capa do Estadão.

“Principais candidatos no Rio lideram entre grupos específicos. Católicos vão com Paes, evangélicos votam em Crivella, e Freixo lidera entre mais ricos”. Destaque de capa do O Globo.

“Sem repasses, Câmara do Rio e TCM querem dinheiro arrestado. Câmara e TCM vão pedir de volta dinheiro retido para a Saúde que pertenceria a órgãos”. Destaque de capa do O Globo.

“Polêmicas do prefeito dividem cariocas, mostra pesquisa. Maioria reprova destruição na Linha Amarela e recolhimento de gibis, mas apoia corte de repasses para escolas de samba”. Destaque de capa do O Globo.

“Uma prévia do verão. Este ano, Baía de Guanabara já registrou oito casos de derramamento de óleo. Especialistas alertam que atividade petrolífera aumentou circulação de embarcações e que há pouca transparência sobre casos de despejo de poluentes”. Destaque de capa do O Globo.

“‘O país precisa brigar menos e investir mais em educação’. Segundo entrevistado da série, o empresário Jorge Paulo Lemann diz que o país precisa construir consensos e investir mais em educação. Ele destaca três exemplos brasileiros de excelência: o ensino na cidade de Sobral, as seleções de vôlei e a Ambev, sua empresa.”. Destaque de capa do O Globo.

“Argentina anuncia taxa de 30% para compras em dólar”. Destaque de capa do O Globo.

“Moro se opôs a ampliar excludente de ilicitude pedido por MP militar. Documentos obtidos pelo GLOBO mostram que Planalto cogitou incluir proposta do MP Militar no projeto anticrime”. Destaque de capa do O Globo.

📃 Editoriais do dia:

“Um ano de AMLO. Presidente esquerdista do México colhe resultados frágeis diante de promessas”. Editorial da Folha.

“Diplomacia fóssil. Sem credibilidade nem novos recursos, Brasil sai menor de conferência ambiental”. Editorial da Folha.

Ainda em busca do ótimo no marco do saneamento. O novo marco do saneamento é um avanço, mas fica a sensação de que algo bem melhor ainda pode sair das discussões”. Editorial do Valor Econômico.

“Judiciário precisa resolver excesso de presos provisórios. Não é concebível que, de cada dez encarcerados, quatro cumpram pena sem condenação “. Editorial do O Globo.

“Congresso avança na análise da inépcia no desastre com petróleo. Comissões investigam falhas na fiscalização, nos planos de contingência e na recuperação dos danos “. Editorial do O Globo.

“Doações às cegas. A pretexto de reduzir a burocracia, PEC aprovada pelo Congresso amplia margem para os parlamentares utilizarem arbitrariamente recursos federais.” Editorial do Estadão.

“Compartilhamento inteligente. Segundo os reitores, a política de compartilhamento de equipamentos é semelhante ao modo de funcionamento dos aplicativos de táxi.” Editorial do Estadão.

“Inovação a ser mantida. A figura do juiz de garantias é adotada em muitos países europeus e não merece veto. Cabe-lhe o mais cabal apoio.”. Editorial do Estadão.

📊 Mercado:

Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reabre nesta segunda-feira, 16, após o final de semana.

⏳ Destaque histórico:

Em 16 de dezembro de 1865 nasceu Olavo Bilac, o príncipe dos poetas. Mais informações sobre o dia de hoje na história, é só clicar.

 

(Anexo 6 publica diariamente a sinopse da grande mídia impressa, com foco nas manchetes, nos editoriais e nos destaques de capa)

Receba todas as novidades do Anexo6diretamente em seu email


Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notifique-me de
Fechar Menu