Licitação de ciclovia na BR-020, no DF, já tem data marcada

Será lançada em maio próximo a licitação para a obra de construção de uma ciclovia na BR-020, no Distrito Federal

Serão mais de 25 km, passando por áreas como Sobradinho, Planaltina e Mestre D’Armas, com investimento previsto de R$ 15 milhões, recursos exclusivamente do GDF. A expectativa é que a ciclovia atenda aos moradores de todas essas regiões que usam a bicicleta como meio de transporte, lazer ou prática esportiva.

A BR-020 ganhará uma terceira faixa e a ciclovia será construída ao lado desta. Toda a estrutura será feita de acordo com o projeto do BRT Norte, previsto para o local e que ligará a cidade de Planaltina ao Terminal da Asa Norte. Os ciclistas gostaram de saber que o projeto da ciclovia – antiga demanda deles – sairá do papel, mas fizeram algumas reivindicações.

“Eles solicitaram que ao longo da via sejam construídos bicicletários e paraciclos, assim como iluminação por todo o trajeto”, destacou Plínio Fragassi, superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF). As solicitações serão analisadas pelo órgão.

“O projeto da ciclovia foi apresentado à Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) e aos ciclistas. Estes últimos estão ansiosos pela obra”, disse Fragassi. A reunião em que o projeto da ciclovia foi apresentado pelo DER-DF aconteceu no dia 10 de março.

O presidente da Associação dos Ciclistas de Planaltina e Região (Asciclo), Eduardo Guimarães, que participou da reunião em que o projeto foi apresentado, disse que a obra é uma antiga reivindicação de todos os ciclistas da região. “Moro em Planaltina. Vou usar essa ciclovia para ir ao trabalho em Sobradinho, por exemplo. Hoje vou pela rodovia, mas é muito perigoso”, explicou.

Fragassi disse que a construção da ciclovia, além de ser uma reivindicação dos usuários da via, é uma determinação da Lei Distrital nº 5.623, que fala da necessidade de construção de ciclovias ao longo de rodovias.

Catarina Lima, da Agência Brasília

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações da Agência Brasília

You may also like

Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments