China cria estação meteorológica automatizada em mais elevada altitude do mundo

Incluindo a nova estação, oito estações meteorológicas em alta altitude foram estabelecidas no Monte Qomolangma
Pesquisadores científicos chineses estabeleceram na última quarta-feira, 04, uma estação de monitoramento meteorológico automatizado a uma altitude de mais de 8.800 metros, a mais elevada do mundo, no Monte Qomolangma, na fronteira China-Nepal.

Ela substituiu a estação a uma altitude de 8.430 metros no lado sul da montanha, estabelecida por cientistas britânicos e norte-americanos em 2019, para se tornar a mais elevada do mundo, de acordo com o Instituto de Pesquisa do Planalto Tibetano (ITP, em inglês), da Academia Chinesa de Ciências.

Incluindo a nova estação, oito estações meteorológicas em alta altitude foram estabelecidas no Monte Qomolangma, uma das principais tarefas da nova expedição científica integral da China no pico mais alto do mundo.

Zhao Huabiao, pesquisador do ITP, disse que os dados meteorológicos monitorados apoiarão pesquisas científicas e atividades de montanhismo.

A nova expedição científica integral no Monte Qomolangma faz parte da segunda pesquisa científica da China sobre o Planalto Qinghai-Tibet.

Edição do Anexo 6: Sérgio Botêlho, com informações do portal Xinhua

You may also like

Inscreva-se
Notifique-me de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments